Fp. 3:14 e 16 (NTLH) - "Corro direto para a linha de chegada a fim de conseguir o prémio da vitória. Esse prémio é a nova vida para a qual Deus me chamou por meio de Cristo Jesus... Portanto, vamos em frente, na mesma direção que temos seguido até agora."
Nas competições de atletismo existe um programa olímpico denominado de corrida de obstáculos. Estas provas consistem em corridas que têm no percurso barreiras que os atletas têm que saltar ao longo das distâncias de 2000 ou 3000 metros. São provas de elevada dificuldade técnica e de muita resiliência deliberada dos participantes em prova.
O Apóstolo Paulo refere regularmente a analogia das corridas olímpicas com a vivência espiritual do ser humano e, nestes dias que vivemos terminando um ano cheio de obstáculos, os quais foram ultrapassados com a mesma resiliência destes atletas olímpicos, não podemos ficar a contemplar os obstáculos vencidos, olhando para trás e perdendo o foco dos obstáculos seguintes que temos que vencer e ultrapassar.
Ao iniciar mais um ano, temos duas maneiras de encarar a nova corrida de obstáculos: podemos encará-la simplesmente olhando para trás e contemplando as vitórias alcançadas como um tempo que já passou, ou encará-la como mais uma grande oportunidade de vencer, acreditar, superar e conquistar.
O Apóstolo Paulo deixa a 'dica' - "... Vamos em frente!" (Vrs. 16), e assim vamos proceder avançando na mesma direção e vitórias que o Espírito Santo nos tem levado a conquistar, e que nos revela que há tantas e muitas mais vitórias e conquistas por alcançar!
Vamos em frente!
Com amor,
Pr. José Carlos Ribeiro