sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

RI-TE MACAMBÚZIO... RI-TE TROMBUDA... RI-TE MORCÃO!

“Ele mudou o meu choro em riso...” – Salmo 30:11a

Este título é extraído de uma das frases presentes numa publicidade que passou na TV portuguesa há mais de 10 anos, da marca Frize, que era muito divertida e, claramente, um estímulo ao combate à seriedade e tristeza das habituais expressões faciais dos portugueses - espreita » aqui!

Tenho reparado, principalmente desde que deixei a minha profissão e passei a pastorear uma igreja evangélica, que aqueles que se dizem “crentes em Jesus, vulgos cristãos”, têm cada vez mais expressões de santidade religiosa, de uma seriedade constrangedora e de uma forma de estar que parece que todos lhes devem alguma coisa! Penso também que tantas e tantas vezes o mesmo já se deve ter notado em mim mesmo!

Pois é... A religião faz-nos sérios, demasiado sérios! A religião mata o riso, muda a nossa expressão para tristeza, para a obrigatoriedade, para o legalismo...

Então tenho mesmo que me analisar:
Sigo uma religião ou sigo a Deus de forma única e pessoal? Vivo em tristeza e agonia ou vivo em abundante alegria e riso? Vivo de bem com os demais sejam eles quem forem, ou faço acepção de pessoas bitoladas pela minha conduta de choro contínuo? Afinal, a Bíblia diz que Ele, Deus, mudou o meu choro em riso e leva-me a ter uma conduta expressiva com dança alegre (outras versões deste versículo).

Se és “macambúzio, trombudo ou morcão”... desarma-te! Sê a pessoa que Deus fez de ti e vive abundantemente, diverte-te com a vida e goza dos teus direitos de Filho de Deus!

RI-TE PÁ!

Com amor.
Pr. José Carlos Ribeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário