“Uma geração louvará as tuas obras à outra geração, e anunciarão as tuas proezas.” Salmo 145:4
Já pensaste para contigo mesmo, qual o legado que estás construir?
Este é um princípio factual, ou seja, comprovado ao longo da história humana: todo o ser humano deixa um legado, seja ele positivo ou negativo.
Mas aquilo que verdadeiramente é memorável e que fica registado para sempre, é o anunciar as Suas (de Deus) proezas. Que proezas? As proezas realizadas na minha e na tua vida.
Mas aquilo que verdadeiramente é memorável e que fica registado para sempre, é o anunciar as Suas (de Deus) proezas. Que proezas? As proezas realizadas na minha e na tua vida.
Alfred Bernard Nobel, nascido em 1833 na Suécia, foi um hábil e árduo trabalhador, junto da sua família, no desenvolvimento de explosivos na tecnologia de minas, afim de abrir estradas, buracos de minas, etc. Na sua contínua busca de melhores processos de controle de explosões, acabou por criar outros explosivos que seriam, futuramente, utilizados na indústria bélica. Inclusivamente, Nobel fundou algumas indústrias de produção de armas.
Sete anos antes da sua morte, um dos seus irmãos morreu.
Nessa época, a família era multi-milionária. Os jornais da França quando receberam a notícia da morte do irmão do Nobel, confundiram, pensando que quem havia morrido era o próprio Nobel. Os jornais diziam: “O mercador da morte morreu!”
Com esta notícia Nobel percebeu que a sua reputação e a herança que iria deixar para o futuro era de um homem que “comercializava a morte”. Antes de morrer, Nobel deixou um envelope selado. Nesse envelope havia uma carta que dizia que ele iria deixar toda a sua fortuna para que se estabelecesse um prémio na Suécia que honrasse aqueles que produzissem coisas boas e bonitas para a humanidade. Até hoje, o mais famoso prémio que se dá àqueles que se destacam na medicina, na economia, na física, na química, na literatura e na paz, é o prémio Nobel.
Quem ganha este prémio é honrado com um dos mais famosos e dignos prémios que a humanidade pode dar a um ser humano. Nobel não queria ser lembrado como sendo “O mercador da morte”.
Nobel alterou radicalmente o LEGADO que iria deixar para a humanidade.
Pensemos qual o legado que estamos e deixar, e busquemos em Deus o Seu Legado manifesto na nossa vida.
Com amor,
Pr. José Carlos Ribeiro.
Sem comentários:
Enviar um comentário