quinta-feira, 16 de agosto de 2018

OVELHA, EU?!


Isaías 53:6 - “Todos nós, tal qual ovelhas, nos desviamos, cada um de nós se voltou para o seu próprio caminho; e o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de todos nós.”

A ovelha é um animal sem inteligência e sem qualquer esperteza no âmbito de reflexos animais condicionados. Por assim dizer, é um animal “estúpido”!

A ovelha tende em cair constantemente em perigos para a sua própria vida. Tende, por exemplo, a desviar-se do caminho para riachos por causa da água, levando a que a sua lã fique molhada, muito pesada e acabando por morrer afogada. Ela não tem sentido de direção e precisa, continuamente, de um pastor que a guie em direção a águas tranquilas e sem perigo (1).

A Bíblia faz uma direta analogia entre nós (seres humanos) e as ovelhas. Não porque não temos qualquer entendimento ou sejamos uns seres criados sem qualquer sentido, mas porque, tal qual a ovelha, tendemos a ser levados por águas que deveríamos evitar. Não temos defesa contra o animal feroz e mau que ruge imitando um leão ao nosso redor, procurando alguém para devorar (2).

Como ovelhas desprotegidas e descuradas, precisamos de um pastor que nos cuide e nos guie. E Jesus é o Bom Pastor! O Pastor que dá a vida pelas suas ovelhas (3). Jesus é o Pastor que protege, alimenta e possui as suas ovelhas.

O Salmista diz: “O Senhor é o meu pastor!” - E esta imagem repete-se no Novo Testamento onde Jesus se chama de o bom pastor das ovelhas!

Jesus disse: “Eu sou o bom pastor; eu conheço minhas ovelhas e minhas ovelhas me conhecem – assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai – e eu dou minha vida pelas ovelhas.” João 10:14-15

Eu quero ser uma ovelha amada do meu Pai e Protetor.

Sê, pois, uma ovelha!

Com amor, 
Pr. José Carlos Ribeiro

(1) Salmo 23:2; (2) I Pedro 5:8; (3) João 10:11.

Sem comentários:

Enviar um comentário