quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

NOVAS BENÇÃOS | Meditação

“E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas” - II Cor 5:17

Isto acontece com cada um dos filhos de Deus. O ano de 2016 está a chegar ao fim, e surge um Novo Ano, com coisas novas: bênçãos do Senhor, aflições novas... pressões novas, entre outros. Mas nós temos a promessa do Senhor que nunca nos abandona! E esta é uma realidade que perdura em nós, nos dá experiência e nos torna mais fortes no Senhor. Cada ano traz mudanças, algumas agradáveis, outras menos agradáveis. “Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor de todas o livra” - Sl 34:19

Passamos agora para a leitura da Palavra de Deus em Isaías 54:10 - “Porque os montes se retirarão, e os outeiros serão removidos; mas a minha misericórdia não se apartará de ti, e a aliança da minha paz não será removida, diz o Senhor, que se compadece de ti”.

Uma das qualidades mais deleitosas do amor do Senhor é o seu carácter constante. Os montes da terra podem ser removidos do seu lugar, porém,  a bondade e o pacto do nosso misericordioso Senhor não se apartarão do Seu povo. Como está contente a minha alma na firme confiança desta declaração!

O ano de  2016 chegou ao fim. Os anos da nossa vida diminuem, apesar disso,  o tempo não muda para Deus. Vemos muitas coisas a mudar constantemente, mas O Senhor não muda. A força do homem pode afetar a própria natureza, todavia, nenhum poder pode afetar o Deus eterno.

Deus sempre cumpre os Seus planos estabelecidos.
Mesmo antes da fundação do mundo, um dos Seus planos era a Sua Glória envolver os homens numa perfeita unidade com Ele. Mas para que tal acontecesse houve primeiro a necessidade de restauro a fundo no homem, que Ele criou com amor e em perfeição.

Chegando a plenitude do tempo de Sua Graça, Ele irá terminar o processo da dita unidade do homem com Ele. Estejamos bem alerta. VIGIANDO E ORANDO, ADORANDO-O E DETERMINAR UMA CONSTANTE  VONTADE EM LHE AGRADAR DURANTE  TODO O ANO 2017

O ANO VELHO JÁ PASSOU, VIVAMOS NO PRESENTE ANO COM OS OLHOS POSTOS NO SENHOR, PORQUE É O ANO DAS MARAVILHAS DE DEUS SOBERANO.

Desejamos em oração muita graça do Senhor para si e sua família.

Pr.Álvaro Ribeiro

quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

ALEGRIA DA SALVAÇÃO | Meditação

“Restitui-me a alegria da tua salvação” -Sl 51:12a

O rei David ora ao Senhor,  pedindo-lhe  a restituição da alegria da salvação. Este pedido sugere, sem dúvida, que David estava a experimentar muita tristeza em seu coração. Esta situação aconteceu na vida do rei David, porque caiu no pecado quando se corrompeu com a mulher de Urias, o oficial de alta patente no seu exército, tal como podemos ver este facto no livro de II Samuel 11.
Ora, o rei David era um homem ungido de Deus e tinha um coração de louvor ao Senhor, mas o pecado de adultério deitou-o abaixo, e agora a tristeza invadia a sua alma, e a alegria que havia outrora em seu coração, dava lugar à tristeza.

Será que quando os filhos de Deus vivem em constante tristeza, isso não se deve ao pecado? Poderá não ser adultério, mas tudo que não é da vontade de Deus é pecado, pois o Espírito que habita em nosso espírito fica triste, e não pode operar na nossa vida. - "E não entristeçais o Espirito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção" Ef.4:30
Perder a fundamentada alegria no nosso íntimo, que é a alegria de estarmos salvos da perdição eterna, causa uma profunda tristeza. A alegria da salvação não tem nenhuma comparação com a alegria que o mundo nos pode proporcionar, por melhor que seja a oferta: aquisição de valores materiais, viagens mundos das maravilhas, relacionamentos de alto gabarito, enfim... Nada é rico e maravilhoso como receber a garantia de estarmos preparados com o perdão de todas as ofensas ao Senhor e, portanto, reconciliados, justificados e garantidos na esperança de um viver eterno na glória de Deus.

Será que estamos verdadeiramente conscientes da fortuna que Jesus Cristo conquistou, dando-se à morte mais atroz existente? Será que há algum pecado que nunca confessamos ao Senhor, ainda que tenha sido cometido no passado, e que é como uma sombra que nos persegue?

O Senhor afirma em I João 1:9 - “Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda a injustiça”.

Estimado amigo, tome atenção do seguinte:
Se já entregou a sua vida ao Senhor Jesus, recebendo a salvação como oferta de Sua graça, e confia no Senhor, na experiência da presença do Seu Espírito no seu espírito, o seu coração deve estar a saltar de alegria e as suas entranhas a moverem-se com tal regozijo, haja o que houver, “pois nada nos pode separar do Seu amor”.

A época que estamos a atravessar, comemorando o nascimento do Messias, Jesus nosso querido Salvador e Senhor, é um tempo especial de sairmos da tristeza do mundo, e deixarmos que a Luz do Alto nos leve a regozijarmos com alegria do Senhor.
Se tem coragem, diga: LOUVADO SEJA O SENHOR! ALELUIA, GLÓRIA A DEUS.
Pr.Álvaro Ribeiro

quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

A GRANDE SALVAÇÃO | Continuação


“Como escaparemos nós, se negligenciarmos tão grande salvação” - Heb 2:3

Pensamos agora sobre Expiação. A palavra “expiar” significa “remir” a culpa e re-armonizar-se com alguém. A expiação retrata o acordo e a paz resultantes da correção das transgressões. O pecado é uma transgressão contra Deus. Portanto, o pecado separa-nos de Deus.

Precisamos de ser reconciliados ou reintegrados na comunhão com Deus. A única maneira dessa reconciliação, e os resultados dos pecados poderem ser totalmente perdoados é só com a perfeita justificação que Deus oferece em Cristo Jesus. “Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com  Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo” - Romanos 5:1

O pecado só pode ser cancelado ou posto de lado se a penalidade pelo pecado tiver sido paga. Só assim, a justiça é válida para o maior pecador.  Porque só Jesus, como sendo Deus e, ao mesmo tempo, sendo Homem, foi capaz de realizar a nossa justificação perante Deus, Supremo Juíz.

Depois de sermos verdadeiramente justificados na presença de Deus, somos agora pecadores perdoados, como se nunca tivessemos pecado, porque Deus olha para nós através do Seu Filho. 
Cabe-nos uma tremenda responsabilidade em não voltarmos para trás, mas prosseguindo debaixo da orientação do Espírito Santo, vivendo e crescendo numa constante santificação, porque o pecado já não tem poder sobre nós, os filhos de Deus.

“PORQUE O PECADO NÃO TEM DOMÍNIO SOBRE VÓS; POIS NÃO ESTAIS  DEBAIXO DA LEI, E SIM DA GRAÇA.” - Romanos 6:14

RETIDÃO é também um princípio ou característica do carácter de Deus, e é gerado pelo Espírito de Deus no carácter dos Seus filhos. A retidão dos homens separados de Deus é dito pela própria Palavra de Deus como sendo lixo, esterco.

“MAS TODOS NÓS SOMOS COMO O IMUNDO, E TODAS AS NOSSAS JUSTIÇAS, COMO TRAPO DA IMUNDÍCIA; TODOS NÓS MURCHAMOS COMO A FOLHA, E AS NOSSAS INIQUIDADES, COMO UM VENTO NOS ARREBATAM." - Jeremias 64:6

Pr.Álvaro Ribeiro

quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

A GRANDE SALVAÇÃO

“Como escaparemos nós, se negligenciarmos tão grande salvação? A qual  tendo sido anunciada inicialmente pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram” - Hebreus 2:3

Todo o cuidado, o zelo, a diligência, a dedicação com que devemos abraçar tão grande salvação, descreve a apreciação que temos pelo Senhor e pela Sua obra de redenção!
As sagradas Escrituras têm conceitos importantes sobre a salvação.

Vamos debruçar-nos um pouco sobre este aspecto referente à salvação:
O fundamento da Igreja assenta-se firmemente sobre o nosso grande Salvador, Jesus. Há vários outros termos referentes à salvação, devido à sua importância, e seria bom citar alguns agora.

Primeiro | Salvação refere-se à obra da Graça de Deus em Cristo pela qual somos:
a)  salvos da penalidade, poder e futura presença do pecado.
b) Salvos “para” propósito de Deus e estabelecidos na Sua família, onde expressamos a semelhança do Seu Filho.
c) Ao morrer na Cruz pelos pecados, Cristo tornou-Se o nosso Salvador. Ele morreu em nosso lugar e pagou o preço (penalidade) pelo nosso pecado.
d) Quando recebemos o Senhor Jesus pela fé, como nosso Salvador, recebemos também o poder da Sua vida ressurreta.
e) À medida em que esta nova vida flui para o nosso interior, ela traz consigo uma integridade (cura) para o nosso espírito, alma e corpo..
f) Ser salvo significa ser perdoado, curado, liberto, completado e restaurado.  Ficamos sãos, salvos e libertos. Ficamos livres para nos tornarmos tudo quanto Deus nos chamou para sermos.

Segundo | Regeneração. O termo gerar significa criar ou produzir vida.
Estamos mortos em nossos pecados. Assim sendo, precisamos receber uma “nova injeção” de vida espiritual (nascer de novo) para sermos reintegrados na família de Deus.
“ASSIM JÁ NÃO SOIS ESTRANGEIROS E PEREGRINOS, MAS CONCIDADÃOS  DOS SANTOS, E SOIS DA FAMÍLIA DE DEUS."

Pr.Álvaro Ribeiro

quarta-feira, 30 de novembro de 2016

NOSSA UNIÃO COM CRISTO | Meditação

Que verdade impressionante! Deus fez tudo o que era necessário! Pela Sua Omnisciência (capacidade de saber tudo) Ele olhou através dos séculos passados e futuros, e descobriu todos os que creriam Nele. Ele os reuniu a todos e os colocou em Cristo enquanto Ele morria na Cruz.  Em Cristo somos reconciliados com Deus. Louvado seja Deus!

Ficamos exaustos tentando crucificar o nosso “velho homem” quando ele já está morto. Tão certo quanto estávamos em Adão, quando ele morreu pelo pecado de desobediência, assim também Cristo Jesus deu a Sua vida em obediência ao Pai, morrendo pelos pecados de todos os homens. Como Cristo ressuscitou da morte e do inferno para uma nova vida, e com uma nova natureza, assim numa total identificação, por Sua vontade, traduzida por graça, somos como Cristo, que vive em vitória junto à direita do Pai.
Porque é que a Palavra afirma que os filhos de Deus são mais do que vencedores? (Romanos 8:37) Porque nascemos na vitória quando entregamos a nossa vida ao Senhor.

A nossa união com Cristo é uma obra misericordiosa do Espírito Santo, que opera em nós através das condições  da nova natureza. Quem só tem a velha natureza, e ainda não nasceu no Espírito, não tem união com Deus.

“QUEM SE UNE AO SENHOR É UM MESMO ESPÍRITO” - I Cor 6:17

Estamos mortos para a nossa antiga natureza pecaminosa, e ela não tem poder sobre as nossas vidas.
A única hora em que a nossa antiga natureza pode levantar-se do seu “caixão mortuário” é quando estamos em incredulidade ou desobediência. Quando estamos em obediência à Palavra de Deus, e motivados pelo Espírito Santo à plena comunhão com a Trindade Celeste, a velha natureza fica sem poder!

O diabo não quer que creiamos nesta verdade, pois ela tem poder de nos libertar. Se não estivermos convictos da obra perfeita de Deus, realizada por Jesus na Cruz por nós, que envolve todas as áreas da nossa vida, não podemos viver em vitória.

JESUS TEM TUDO O QUE PRECISAMOS. ELE É A NOSSA PROVISÃO PARA TODAS AS COISAS. CONFIEMOS ABSOLUTAMENTE, SOMENTE NELE, E ELE TUDO FARÁ!
 
Pr. Álvaro Ribeiro

quinta-feira, 24 de novembro de 2016

DEUS QUER A NOSSA SANIDADE | Meditação

A cura total do homem é um processo. Ela começa através do nosso encontro com Jesus como nosso Salvador e nosso baptizador no Espírito Santo, e é isso que nos proporciona um novo coração e um espírito livre.

Deus sempre começa no centro do nosso ser, isto é, no nosso espírito. Primeiramente ele toca o nosso espírito com o Espírito Santo. Depois que o nosso espírito (às vezes chamado de "homem interior") tem livre unidade com o Espírito Santo, começa o trabalho de limpeza na nossa alma, que só pode ser limpa através do Espírito de Deus.

Consideremos agora as duas formas de orientação na vida de um ser humano:

Primeiro: Devemos prestar atenção à nossa situação de vida orientada pela velha pessoa. Digamos doutra maneira: viver sem a presença do Espírito de Deus.
Podemos entender isso quando lemos em Romanos 8:9 “Vós porém, não estais na carne, mas no Espírito, se de facto o Espírito de Deus habita em vós. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é Dele”.
A mesma afirmação de que a pessoa que não tem o Espírito de Deus não é guiada por Deus, mas pela velha natureza, encontramos em Efésios 2:1-2
“Ele nos deu vida, estando nós mortos em nossos delitos e pecados, nos quais andamos outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência”.

O nosso corpo tem a tendência de seguir a direção tomada pela nossa alma e, por sua vez, a nossa alma segue a direção tomada pelo nosso espírito.

Segundo facto evidente:
Se temos o Espírito do Senhor em união com o nosso espírito ("Mas aquele que se une ao Senhor é um espírito com Ele" - I cor 6:17) então deixemos que o Espírito Santo lidere as nossas ações, pensamentos, decisões. O todo da nossa vida deve estar debaixo do Seu controle. A sanidade da tripla área do Homem pode ser uma realidade quando se põe em prática os princípios de Deus.

Uma advertência em primeiro lugar para eu aplicar na minha vida:
SEJAMOS CUMPRIDORES DA PALAVRA E NÃO SOMENTE OUVINTES.

Pr.Álvaro Ribeiro

quarta-feira, 16 de novembro de 2016

O TEMOR DO SENHOR | Meditação

“O temor do Senhor é fonte de vida para evitar os laços da morte” - Prov 14:27

Aqueles que temem a Deus são aqueles que mantêm, perante si, o Senhor da glória numa posição exaltada e de honra.
Quando falamos de temor do Senhor, não significa ter medo, no sentido negativo - como viver assustado, complexado, receoso... Nada disso! Viver no temor do Senhor significa ser revestido de ousadia, sempre para fazer o que é bom e  agradável ao Senhor.
“No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é  aperfeiçoado no amor“ - I João 4:18
 

A sabedoria de Deus é evidenciada no homem que O busca. A sabedoria longe de Deus, é morte. O homem que não tem sabedoria do alto, é como o animal que perece.
A sabedoria de Deus traz prosperidade! Esta prosperidade não desvanece porque é uma prosperidade de valores eternos.
“Ao Senhor dos Exércitos, a Ele santificai; seja Ele o vosso temor, seja Ele o vosso espanto” - Isaías 8:13
Quando tememos ao Senhor, isto é, quando  O reverenciamos, quando há em nós uma  verdadeira dependência, não como uma alternativa, mas como a única fonte de capacidade, de provisão, de ajuda em todos os níveis, então podemos perder todo o tipo de complexidade, de medo e de ansiedade, que desfalca muito o nosso viver da graça do Senhor. Porque isso nos inibe de sermos o que somos em Cristo Jesus, que diz “sermos mais do que vencedores.”

Nós precisamos muito da sabedoria de Deus! Então, a maneira de a possuir, é viver no temor do Senhor. Como está declarado em Provérbios 1:7 “O temor do Senhor é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria de Deus."
Deus quer que os Seus filhos sejam sábios, vivendo na Sua dependência. Sem medo dos homens, das guerras, das crises económicas ou de outro teor. Enfim, vivamos segundo os Seus Princípios.


E O TEMOR IRÁ EMBORA DAS NOSSAS VIDAS!

Pr.Álvaro Ribeiro

quarta-feira, 9 de novembro de 2016

MANTENHA A LIBERDADE | Meditação

“E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. Se pois o Filho vos libertar verdadeiramente sereis livres” João 8:32-36
Somente no Senhor Jesus encontramos a verdadeira libertação de todas as amarras que o inimigo operou na nossa vida ao longo de anos. Amarras essas que precisam de ser destruídas e que, só o Senhor Jesus, tem poder para o fazer.

Vemos muitos irmãos em Jesus que mantêm correntes do inimigo que muito as prejudicam, trazendo agonia, tristeza e enfraquecendo-as cada vez mais em todas as áreas de sua vida. É necessário que não vivamos com amarras que, um dia, foi permitindo a satanás que as lançasse sobre nós.

Para uma verdadeira libertação é necessário que apreciemos a graça de Deus na nossa vida. Aceitando, com firmeza, que Jesus nos dá absoluta libertação. O Senhor Jesus, que está sempre em nosso favor, ministrará com O Seu amor, aos filhos de Deus, a libertação que é prometida na Sua Palavra

O meu irmão, ou irmã, não tem alegria de estar salva, livre da condenação eterna?
Notemos que o Senhor diz que, se o Filho (Jesus) nos libertar, ficamos totalmente libertos. Porque é que tantos filhos de Deus dão testemunho de derrotados? Porque é que nunca se vê um sorriso nesses crentes? Algo está mal! O Espírito Santo é tremendamente bem disposto, pleno de alegria, paz, harmonia - ”Porque o Reino de Deus não é comida, nem bebida, mas justiça, e paz e alegria no Espírito Santo” - Romanos 14:17

Oremos ao Senhor para que nos dê discernimento e firmeza na obtenção de todos os benefícios que estão ao nosso dispor, levando-nos a um quebrantamento, sinal de antecipação de uma verdadeira libertação.

“Ora, o Senhor é  Espírito; e onde está o Espírito do Senhor, aí há libertação” - II Coríntios 3:17
Quais são os sintomas de uma verdadeira libertação? Certamente a paz, alegria, e amor exercitado a todo o momento, com quem quer que seja. Porque Deus é amor e quer que nós também mostremos essa qualidade de amor.

Tudo isso é possível? Sim. Se não houver em nós algum impedimento, ou seja, algum pecado por confessar, alguma corrente do passado ou mais atual que produz amargura, tristeza e não nos abandona. Há que manter a chama da fé bem viva!! Para que isso aconteça voltemo-nos para a leitura bíblica, oração, adoração, frequência onde nos congregamos, testemunho ao nosso próximo, vizinhos, etc.

Vamos para a frente, e vivamos a vida abundante que Jesus afirmou que que nos dá (João 1:10b).

Pr.Álvaro Ribeiro

quarta-feira, 2 de novembro de 2016

PRIORIDADES | Meditação

Todos sabemos o significado desta palavra, mas hoje vamos pensar melhor na sua aplicação.

É muito importante vivermos com muita atenção às prioridades que temos na nossa vida, de forma a não as trocarmos.
O critério que usamos no nosso leque de prioridades é relativo à forma como vivemos, e também ao valor de tais prioridades na nossa vida (se se trata de valores relativos ou absolutos, e qual a prioridade que lhe atribuímos).

Qual é o conselho do Senhor referente a prioridades?
“Buscai, pois, em primeiro lugar, o Seu reino e a Sua justiça, e todas as coisas vos serão acrescentadas”- Mat 6:33.

Se decidimos pôr em prática esta base credível e segura na nossa vida, não pode ser só uma vez, quando pela  fé  recebemos o Senhor Jesus, como nosso Salvador e Senhor, mas tem de ser todas as vezes que temos que fazer decisões. Ou seja, a nossa filosofia de vida doravante é submissa à vontade de Deus. 
É assim que procede no quotidiano? Ou só coloca Deus no centro da sua azáfama às vezes? Muitas dessas vezes inclui Domingos, nos cultos de adoração e pregação do Evangelho

Lamentamos quando os membros de uma congregação do Senhor fazem o nível de prioridades por igual. Misturam as prioridades sobrenaturais com as naturais.

Deus nos capacita, nos treina, nos prepara para sermos bons mordomos, bons gestores, bons administradores do nosso tempo, do  nosso dinheiro, da nossa família.

Lamentamos que muitos filhos de Deus ainda caminhem às escuras, sem luz para gerir as finanças, a família e outras áreas importantes para a sua felicidade, como testemunho que glorifique ao Senhor, bem estar da família e frutos de nova vida.

Qual é a sua situação com respeito às prioridades da família? Mulher, marido, Filhos? Há diálogo? Há amor, há choro, há riso?

Quais as suas prioridades referentes às finanças? Na sua folha de pagamentos mensal coloca Deus em primeiro lugar? Esta é uma área que requer fé viva... não morta.

“ORA, A FÉ  É A  CERTEZA DE COISAS QUE SE ESPERAM, A CONVICÇÃO DE FACTOS QUE SE NÃO VÊEM”. -
Hebreus 11:1
“O JUSTO  VIVERÁ POR FÉ”. Romanos 1:17b

Com amor,
Álvaro

quarta-feira, 26 de outubro de 2016

O FOGO QUE PURIFICA | Meditação

O SENHOR ESTÁ A LEVANTAR A GERAÇÃO QUE O VAI GLORIFICAR.

Já desponta a geração que vai exaltar o Senhor Jesus. Muitos músicos e pregadores estão surgindo em todo mundo. Muitos desses músicos e cantores já estão na fase de capacitação e santificação. No entanto, existem músicos e cantores que ainda servem ao inimigo. Está a chegar o tempo de muitos deles se renderem a Jesus para consagrarem as suas vidas somente na adoração ao  EU SOU.
 
Esta palavra optimista é de esfera profética. Podemos vislumbrar, com a orientação do Espírito de Deus, que a Igreja do Senhor Jesus, num breve futuro, será sacudida e afinada com o fogo do Espírito Santo, de maneira a ser desinibida para pregar a mensagem da glória de Deus, preparando condições, quer  em  conversões e em santificação, de forma a receber o Senhor glorificado. Quando o número dos que se vão salvar estiver completo, então Deus concretizará todo o processo referente à eternidade.

É necessário que a Igreja de Jesus Cristo se revista da autoridade que o Senhor lhe outorgou, tendo domínio sobre toda a potestade das trevas. Esta autoridade, sobre o diabo e as suas ações, requer que cada membro do corpo de Cristo viva segundo os padrões de Deus, que não consiste em legalismos religiosos mas dependentes da ação do Espírito Santo.
Enquanto a Igreja de Jesus não deitar mão da autoridade que Jesus conquistou para ela, fica amordaçada e o seu desenvolvimento é muito lento.

Esta é a hora da chamada da Igreja! De cada um de nós! Para enfrentar com ousadia, amor, sabedoria, humildade e poder, todas as aflições, tribulações e contrariedades que tendem a surgir cada vez mais, à medida que nos vamos aproximando do fim dos tempos da graça de Deus cá na terra.

A Igreja sofrerá um grande avivamento, no sentido de conversões, milagres, curas e maravilhas de toda a espécie, à semelhança dos Atos dos Apóstolos, e será com mais unção porque a Igreja precisa de muito poder de Deus, pois o sistema humano corrompido assim o exige. Não se esqueça, meu irmão, que nós somos cooperadores de Deus.

"Ora, numa grande casa não há somente utensílios de ouro e de prata; há também de madeira e de barro. Alguns para honra, outros, porém, para desonra. Assim, pois, se alguém a si mesmo se purificar destes erros, será utensílio para honra, santificado e útil ao seu possuidor, estando preparado para toda a boa obra" - II Timóteo 2:20-21
Assim a Igreja. Mas Igreja de Cristo que são somente os salvos por Sua graça. “... NÃO POR OBRAS PARA QUE NINGUEM SE GLORIE”

Chegamos ao fim desta meditação, estaremos cá na próxima semana, querendo Deus.
 
Pr.Álvaro Ribeiro

quinta-feira, 20 de outubro de 2016

PROSSIGAMOS PARA O ALVO | Meditação

"Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço; esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prémio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus" - Filipenses 3:13-14

Precisamos de ter em mente que ainda não chegamos à meta de Deus! Causa muito prejuízo à nossa vida quando pensamos que basta, que já chega o que sabemos, e já não damos ouvidos aos ricos ensinos de Deus. Ou, digamos, quando colocamos um stop na aprendizagem do Senhor, pensando que já sabemos o suficiente!

A Palavra de Deus é a riqueza para a nossa prosperidade. Este aspecto deve criar em nós fome e sede de Deus.
Observemos o Salmo 42:1-2 "Como suspira a corsa pelas águas, assim, por Ti, ó Deus, suspira a minha alma. A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo."

Lamentamos que muitos sequiosos de Deus, não correspondam à oferta da Sua Graça. "Ah! Todos vós os que tendes sede, vinde às águas; e vós, os que não tendes dinheiro, vinde, comprai e comei; sim, vinde e comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite (símbolos de fortificantes)".

Temos um convite mais actualizado, no contexto das nossas necessidades
"No último dia da festa, levantou-se Jesus e exclamou: Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva. Isto Jesus disse com respeito ao Espírito Santo, que haviam de receber os que Nele cressem; pois até aquele momento não fora dado, porque Jesus ainda não tinha sido glorificado" João 7:37-39

Estamos a viver um tempo especial, pois é o tempo do Espírito Santo. Ele anseia por nos possuir, não somente nós O possuirmos a Ele, mas deixar que Ele tenha total liberdade em conduzir a nossa vida.

Meu amigo, já convidou o Senhor com todo o seu coração, para dirigir a sua vida?
Tem de o fazer se quer ser uma pessoa bem sucedida, liberta para amar a Deus, adorando-O e, consequentemente, ter uma vida cheia de amor e perdão por todas as pessoas à sua volta, prosseguindo nesta caminhada e exalando o aroma agradável do Senhor, por onde passar, dando assim honra ao Soberano Senhor, que nos salvou e nos fez cidadãos celestiais. Colossenses 3:20

Um abraço,
Álvaro Ribeiro.

quarta-feira, 12 de outubro de 2016

SEMPRE EM VITÓRIA | Meditação

“Não havendo profecia, o povo se corrompe [..]” - Prov 29:18

Visão profética é ver sob a ótica de Deus; É discernir determinado acontecimento como parte do programa  de Deus para a nossa vida.
Visão profética é ver de antemão o que ainda não se manifestou no mundo natural, percebido, no entanto, pelos olhos espirituais.

Devemos ficar atentos para o propósito de Deus, e não demasiado preocupados com as resistências que enfrentamos e que tentam, a todo o momento, impedir que sigamos em frente para o alvo que nos está proposto.
Lamentamos que existam tantas pessoas que desistem da caminhada para Deus! Quando surgem algumas pedras que testam os objectivos, precisamos de ter uma visão correta, se quisermos alcançar a Meta.

Muitos crentes crêem que, por serem agora filhos de Deus, acabaram-se as dificuldades. Mas a realidade não condiz com este pensamento. O próprio Senhor Jesus deu-nos a famosa frase que se encontra no Evangelho de João: “No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, Eu venci o mundo."
Está claro que só venceremos o mundo se permanecermos em Jesus. De outra maneira, resultará em fracasso.

Qual o propósito final de Deus com a Sua Igreja, como um todo, e também connosco, membros de Seu corpo?
Em Efésios 1:11, Paulo afirma que fomos “predestinados segundo o propósito daquele que faz todas as coisas conforme o conselho da Sua vontade”.
Algumas pessoas fazem confusão com a palavra predestinação, mas não é difícil entender o seu sentido. Basta apenas separar o prefixo “Pré”, que quer dizer “antes do começo”, antecedência, antecipação. A palavra predestinação significa que Deus tem o destino da Sua Igreja.
Em Romanos 8:28 e 29 está escrito: “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o Seu propósito. Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogénito entre muitos irmãos.”

Uma pergunta que precisa ser respondida: Que propósito Deus tinha em mente quando nos predestinou para sermos conformes à imagem de Seu Filho?
É simples: Deus nos ama e quer que participemos ativamente da comunhão com Ele, ou, como diz a Escritura, “para mostrar, nos séculos vindouros, a suprema riqueza da Sua graça, em bondade para connosco, em Cristo Jesus” - Efésios 2:7

Pr.Álvaro Ribeiro

quinta-feira, 6 de outubro de 2016

VIA ÚNICA | Meditação

O que é uma via única? A resposta à letra desta pergunta só pode ser a seguinte: é o conjunto de várias linhas que convergem para o mesmo alvo. Estas são apetrechos materiais das quais necessitamos para a nossa vida terrena.
Assim, também necessitamos de nos equiparmos com uma via única para chegarmos ao Supremo Senhor.

As variadíssimas religiões elaboradas pelos homens incautos, oferecem várias formas substituindo a VIA ÚNICA.

Notemos a declaração credível: “Há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo, Homem.”  - I Timóteo 2:5

“Eu Sou o Caminho, a Verdade e a vida, ninguém vem ao Pai, senão por mim “ - João 14:6

A mais acreditada religião no mundo, como sabemos, é a predominante Romana. Ora, esta que tem uma lista de regras, não apresenta uma via única, mas coloca uma mulher como coadjutora do Salvador Jesus Cristo, o Único, que deu a Sua Vida em oferta de aroma com cheiro fragrante, por todos os seres humanos. Não nos deixa dúvidas, esclarecidos pela Santa Palavra de Deus

A via única que temos, pela graça de Deus, oferece-nos garantias de segurança, provisão, tranquilidade, formação de personalidade, carácter, crescimento de fé, unção ou poder de Deus, que se chama também Espírito Santo.

Enfim, com esta via única, que é Jesus, nós vamos longe. Podemos subir montanhas, descer aos vales, andar em lugares perigosos porque o Senhor diz: “Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte não temerei mal algum, porque tu estás comigo, o teu cajado e a tua vara me consolam, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda.” - Salmos 23

Jesus é a via única que leva a nossa oração com qualquer sentimento, ao trono da graça, afim de sermos ajudados em tempo oportuno.
Jesus é a única via que nos garante vida eterna - “Estas coisas vos escrevi, a fim de saberdes que tendes a vida eterna  a vós outros que credes em nome do Filho de Deus"  - I João 5: 13

Jesus é a única via para vivermos em paz com Deus e, consequentemente, com o nosso próximo, pois fomos justificados por Ele, e quem é justificado não tem que viver amargurado com o peso dos seus pecados. “Justificados, pois, mediante a fé, temos paz  com Deus por meio  de nosso Senhor Jesus Cristo” - Romanos 5:1

Pr.Álvaro Ribeiro

quinta-feira, 29 de setembro de 2016

CURA DIVINA | Meditação

Hoje vamos terminar a meditação acerca de cura divina, com a qual o filho de Deus não tem muita afinidade, esquecendo-se com facilidade do ambiente sobrenatural de Deus em que nos movemos e vivemos.

A cura sobrenatural deve ser encarada como a prioridade para solução de todo o homem que usufrui da  vida de Jesus Cristo, portanto, cura de  todo o tipo de enfermidade! Jesus já realizou essa cura, por muito incrível que nos pareça, olhando para nós próprios, que ainda não tomamos posse dessa vitória, por factores que ainda desconhecemos, mas Deus não é O culpado. Há algo que nos impede de obter essa dita cura. 

Vamos então pensar um bocadinho acerca do que nos impedirá.
Para que O Senhor opere a cura no nosso ser, pensemos especificamente no corpo. Há três aspectos fundamentais: .

Primeiro
Deus é soberano para saber quem deve ser curado. Quem O glorifica. Qual o beneficio inerente à vida na terra e, depois, na eternidade. O Senhor tem propósito em tudo o que faz.

Segundo
A unção ou poder ou Espírito Santo deve ser o motor de encorajamento. A Palavra de Deus dever ser o centro de toda a acção que devemos empreender. 
A fé, a confiança, a convicção de que O Senhor pode e quer, são factores importantes na realização da cura divina.

Pensemos naquela mulher que vivia amarguradamente, rejeitada pela sociedade, gastando tudo o que tinha para se ver livre do fluxo de sangue que  jorrava do seu corpo, que lhe trazia um desconforto constante, certamente exalando um cheiro desagradável.
Marcos 5:27-27-33-34 “Tendo ouvido a fama de Jesus, vindo atrás dele, por entre a multidão, tocou-Lhe na veste; Porque dizia: Se eu tão somente tocar nas  Suas vestes ficarei curada. E logo se lhe estancou o sangue. Quem me tocou? Então a mulher, atemorizada e tremendo, cônscia do que nela se operara, veio, prostrou-se diante Dele e declarou-Lhe toda a verdade. Jesus lhe disse: Filha, a tua fé te salvou, vai em paz e fica livre do teu mal”.

“Sem fé é impossível agradar a Deus” - Quando pensamos em ajudar alguém nas escadas da cura, o primeiro degrau é ter fé. Quem deve ter fé? O doente deve ter fé para ser curado.

É necessário que quem ministra a ordem de cura tenha a unção necessária. Uma vez que já foi batizado com ou no Espírito Santo, não deve impor as mãos não sentindo o poder de Deus, para que O Senhor seja glorificado e a cura venha sobre o doente.

CONCLUSÃO:
- IDENTIFICAÇÃO PLENA DE JESUS NA VIDA DO MINISTRANTE (UNGIDO)
- FÉ NA PESSOA INTERESSADA NA CURA
- BASE NA PALAVRA DE DEUS
- JESUS DEVE SER O MOTIVO DE CURA.

Até breve, com amor,
Pr. Álvaro Ribeiro

quinta-feira, 22 de setembro de 2016

CURA DIVINA | Meditação

Iniciamos esta meditação espiritual com a Palavra Profética referente a Jesus no Seu ministério terreno, de curas e maravilhas.
Assim, vamos transcrever Isaías 61:1-2  “O Espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque O Senhor me ungiu para pregar as boas-novas aos quebrantados, enviou-me  a curar os quebrantados de coração, a proclamar libertação aos cativos e a pôr em liberdade os algemados, apregoar o ano aceitável do Senhor Deus; a consolar todos os que choram.”

Quando o Senhor Jesus, pela primeira vez, foi à sinagoga e fez a leitura desta profecia referindo-se a ELE, os fariseus, doutores da lei, sacerdotes, etc, investiram contra Ele pois não aceitaram que fosse o autor e a concretização daquela profecia.
Sabemos que O Senhor Jesus teve o Ministério básico nas curas de enfermidades diversas, expulsão de demónios, perdão para a entrada do homem no Seu Reino, etc.

A pergunta que lhe quero fazer é a seguinte: Jesus precisou de ser batizado nas águas, e batizado no Espírito, ungido, ser cheio de poder de Deus, para realizar milagres? A resposta é sim.
Com certeza absoluta que Jesus necessitou de ser ungido. Porquê? Porque Jesus, sendo igual ao Pai, ficou totalmente dependente de Deus, deixando o Seu poder Onipotente e Onisciente, para ser igual aos homens. Menos no pecado.

Jesus não fazia curas, maravilhas diversas, milagres de toda a espécie como sendo Deus, mas sim como homem.
Quando compreendermos que Jesus teve necessidade de ser ungido (Ele próprio que dá o poder sobrenatural) para o Seu Ministério terreno, nós entendemos então que precisamos de ser ungidos, cheios do Espírito Santo, para que passemos  a experimentar  grandes maravilhas nos dias de hoje.
E, como pensamos na semana passada, grandes multidões virão adorar aos pés de Jesus, rendendo-se.

Precisamos levar a sério o que o Senhor Jesus nos diz em Marcos 16:17-18 “Estes sinais hão de acompanhar aqueles que crêem; em meu nome, expulsarão demónios, falarão novas línguas, pegarão em  serpentes, e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará mal algum, se impuserem as mãos sobre os enfermos, eles ficarão curados”.

A Palavra de Deus nunca se contradiz, assim, podemos ter a humildade de crer e obedecer às ordens do Senhor Jesus: “Em verdade, em verdade  vos digo que aquele que crê em mim fará as obras que Eu faço e outras maiores fará, porque eu vou para junto do Pai” João 14:12
De que lado está o meu amado leitor? É dos que crêem que Jesus fez milagres porque era Deus? Ou crê que Jesus fez milagres como homem que necessitou de ser ungido?

Da mesma forma, se queremos ser instrumentos nas mãos de Deus para cura de enfermos, libertação da opressão satânica, cura de toda a espécie de doenças no corpo e na alma e no espírito da humanidade, precisamos primordialmente da unção, do poder do Senhor, que é ser cheio ou batizado com o Espírito do Senhor.

[Continua p/ a semana...]


Com um abraço,
Pr.Álvaro Ribeiro.

quinta-feira, 15 de setembro de 2016

DEUS É O SENHOR DA CURA | Parte II

“Muitos, vendo os sinais que  fazia, creram no Seu nome” - João 2:22
"E grande multidão O seguia; porque via os sinais que operava sobre os enfermos” - João 6:2
.

Isto acontecia no ministério de Jesus. Acontecia  também no ministério dos primeiros Apóstolos. O milagre realizado na porta do templo chamada Formosa (Atos 3:1-16) fez com  que 5.000  pessoas se convertessem ao Senhor Jesus (Atos 4:4)!

"E muitos sinais e prodígios eram feitos entre o povo, pelas mãos dos apóstolos. E a multidão dos que criam no Senhor, tanto homens como mulheres, crescia cada vez mais" - Atos 5:12

“E até das cidades vizinhas concorria muita gente a Jerusalém, conduzindo enfermos  e atormentados  de espíritos imundos; os quais eram todos curados” - Atos 5:16.


Jesus predisse que sinais sobrenaturais acompanhavam a pregação do verdadeiro Evangelho: “E estes sinais seguirão aos que crerem”.
“E as multidões prestavam atenção ao que  Filipe dizia, porque ouviam e viam os sinais que ele fazia” - Atos 8:6


A conclusão é clara: As pessoas ficaram impressionadas pela autoridade de Filipe quando viram os milagres que acompanhavam o seu ministério e, consequentemente, prestavam muita atenção ao que ele tinha a dizer. A receptividade foi tão grande que a cidade ficou cheia de alegria (Atos 8:8)!

Havia sempre uma multidão ao redor dos apóstolos, pois muitos enfermos queriam ser curados. Vinham por causa das curas. Muitos, porém, voltavam para suas casa havendo recebido o Reino. Salvação, Curas e Milagres sempre atraem grandes multidões. Isto é tão verdadeiro hoje quanto era nos tempos bíblicos.

É geralmente difícil para as pessoas admitirem que são pecadoras e carecem do Salvador, mas não é tão difícil convencer um doente que precisa de cura.
Assim, concluímos que as necessidades de toda a pessoa humana precisa de cura em todo o seu ser (Corpo, Alma e Espírito).
Sabemos que pelas Santas Escrituras Deus quer curar qualquer tipo de doença. Muitas vezes isso não acontece, mas não por Deus não querer, mas porque há algo que está a impedir. Pode ser o nosso pecado, falta de fé, falta de perdão, orgulho, super espiritualidade, etc. Quero citar uma porção da Palavra de Deus onde afirma que de Deus não vem mal algum.

“TODA A BOA DÁDIVA E TODO O DOM PERFEITO SÃO LÁ DO ALTO, DESCENDO DO PAI DAS LUZES, EM QUEM NÃO HÁ SOMBRA DE MUDANÇA. POIS, SEGUNDO O SEU QUERER, ELE NOS GEROU PELA PALAVRA DA VERDADE, PARA QUE FÔSSEMOS
COMO PRIMÍCIAS DAS SUAS CRIATURAS”
- TIAGO 1:17-18

Pr.Álvaro Ribeiro

quinta-feira, 8 de setembro de 2016

DEUS É O SENHOR DA CURA | Meditação

Temos o fundamento, nas Escrituras Divinas, em dizer, sem qualquer medo de nos equivocarmos, que Deus é o Senhor das curas.
A origem desta afirmação está num dos Seus vários nomes que caracterizam o Seu carácter. Então o Seu nome original no hebraico é: Jeová-Rapha.

Deus é O Deus que cura - “Eu Sou o Senhor que te sara” Êx 15:26
Cristo é Um. O Cristo que cura - “Pelas suas feridas fostes sarados” I Pedro 2:24
A Palavra é uma Palavra que cura - “Enviou a Sua Palavra e os sarou” Sl 107:20A Igreja do Novo testamento era uma comunidade que curava - “E muitos sinais e prodígios eram feitos entre o povo pelas mãos dos apóstolos” Atos 5:12

O Senhor é imutável, por isso, Ele quer que a Sua Igreja, hoje, seja um instrumento de curas.
A evangelização no Novo Testamento incluía as curas milagrosas.
Quando estamos a falar da evangelização do Novo Testamento, referimo-nos áquele tipo de evangelização que é inspirado, ungido e fortalecido pelo Espírito Santo, e que é confirmado pelos mesmos sinais, maravilhas e milagres, que seguiam ao ministério da Igreja Primitiva.
Infelizmente, muitos ministros hoje em dia contam com talento, treinamento, personalidade, capacidade organizacional, publicidade, etc, e  dependem muito pouco do Espírito Santo. Por isso, há escassez de sinais miraculosos, acompanhando os ministérios da Palavra!

A Igreja Primitiva tinha muito pouco das coisas nas quais muitos hoje colocam a sua fé. Sinais e maravilhas, milagres e curas eram um factor essencial no crescimento da Igreja!!
Os Atos dos Apóstolos está repleto de grandes milagres que Cristo fez através daqueles primeiros crentes. 
Nunca foi  intenção de Deus que os milagres desaparecessem com a morte dos apóstolos. Os milagres não eram somente para a Era Apostólica, são também para os nossos dias! E ainda estamos a viver os Atos dos Apóstolos.
O livro dos Atos ainda continua a ser escrito. Graças ao Senhor pelas curas que Ele tem realizado no nosso meio.

Irmão e irmã na fé, no Senhor Jesus, estejamos bem atentos neste importante tema sobre curas, e unamo-nos no Amor do Senhor, para que O Senhor encontre  ambiente para manifestar de Seu Poder a Amor.

Na próxima semana continuamos este tema.

A Paz do Senhor,
Pr Álvaro Ribeiro

quinta-feira, 1 de setembro de 2016

MANTER COMUNHÃO COM DEUS | Meditação

A genuína comunhão com Deus parte do princípio de compreendermos que a comunhão ou intimidade com O Senhor deve ser levada a sério, como a maior prioridade dos nossos afazeres terrenos. Convictos disso, lemos em Colossenses 3:1-4 “Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra; porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus. Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então, vós também sereis manifestados com Ele, em glória”.

O crente no Senhor tem uma constante inclinação para ficar fora da intimidade com Deus, e fica satisfeito em ter comunhão de vez em quando (no culto, nas reuniões, etc..). Assim, há uma pobre vida no meio dos crentes! Em geral, não há o zelo de buscarmos ao Senhor a sós. Nem zelo nem fome, e cada vez mais o buraco se torna maior.
O Senhor Jesus, na intimidade que tinha com o Pai, enquanto estava na terra, é bem claro nas Escrituras Sagradas que Ele não fazia nada sem consultar o Pai e vivia numa dependência total. No entanto, Ele e o Pai eram UM.

Sabemos que temos um inimigo que espreita a todo o momento para ver se há alguma brecha por onde entrar, e consegue! Porquê? 
Esquecemo-nos que, para o vencermos, necessitamos manter uma plena comunhão com Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. A Trindade Divina quer manter comunhão com as criaturas que  Deus Pai criou. Com Deus Filho que os redimiu. E com o Espírito Santo que os santifica .
Demos-Lhes honra e glória com a nossa forma de viver.
O Senhor merece. Ele é Digno, tem o direito, a Soberania  e toda a Autoridade sobre nós.
Ele nos criou, estando nós destruídos pelo pecado e pecados, e nos reconciliou Consigo.

Não temos o direito de nos irritarmos, nem por pouco nem por muito! A irritação ou ira, não é do Espírito, mas do diabo.
Se queremos vencer a ira que tanto desonra ao Senhor, e que causa grandes estragos na nossa comunhão com Deus e com o próximo (família, etc), devemos deixar que o  Espírito de Deus tenha todo o domínio. Ele está desejoso de nos liderar, mas nós temos que Lhe dizer que O autorizamos a controlar a nossa vida.

“DIGO, PORÉM: ANDAI NO ESPÍRITO  E JAMAIS SATISFAREIS À CONCUPISCÊNCIA DA CARNE” - Gálatas 5:16

Pr. Álvaro Ribeiro               

sábado, 27 de agosto de 2016

A IGREJA É O SAL E A LUZ DO MUNDO | Meditação

O sal é um conservante que faz com que a podridão não se alastre. A luz trava o avanço das trevas. Onde existe luz, a escuridão deixa de dominar. 
Assim como nos alimentos, os germes que os deterioram já estão presentes, mas não se podem alastrar enquanto houver a presença do sal. Assim como a escuridão existe, mas não pode aumentar enquanto houver a presença de luz, também o ministério da iniquidade (por meio de Satanás, os seus demónios e do pecado) sempre esteve operante neste mundo, só não podendo revelar-se e desenvolver-se plenamente enquanto a Igreja de Jesus estiver sobre a terra.
O anticristo (ou homem da iniquidade), só pode revelar-se quando a Igreja de Jesus, que é o sal da terra e a luz do mundo, não estiver aqui.
 
No Pentecostes, o Espírito Santo entrou na Igreja. Desde então, Ele habita continuamente Nela (em si e em mim, em nós) - I Corintios 3:16 ; João 14:16-17. É Ele que trava o mal! Que impede que a maldade se alastre ainda mais!
Este é o nosso maravilhoso Espírito Santo, que viria (JÁ VEIO!) para convencer o mundo do pecado, da justiça e do juízo. Igualmente em I João 4:4, Ele é caracterizado como Aquele que habita em nós e é Maior do que aquele que está no mundo.
Quando, porém, o Espírito Santo tiver sido tirado deste mundo, o ministério da iniquidade se revelará.
 
Também devemos notar que Aquele que detém o homem iníquo, o anticristo, é uma pessoa. Deus-Espírito Santo.
Ora, quando é que o Espírito Santo se vai retirar, ou sair da terra?
Precisamente quando a Igreja de Jesus for arrebatada ao encontro do Senhor nos ares! Rumo ao céu onde está o trono de Deus.
Ali vai haver uma grande festa, chamada de "as bodas do Cordeiro". Não sabemos quanto tempo tem de duração essa Festa. Mas sabemos que vai acontecer. Tanto mais que está escrito, que quando Jesus Cristo vier na Sua excelsa glória, os santos virão com Ele.
 
Colossenses 3:4 -  "QUANDO CRISTO, QUE É A NOSSA VIDA, SE MANIFESTAR, ENTÃO, VÓS TAMBÉM SEREIS MANIFESTADOS COM ELE EM GLÓRIA".
 
Pr.Álvaro Ribeiro 

quinta-feira, 18 de agosto de 2016

DOMÍNIO DO ESPÍRITO | Meditação

“Pelos seus frutos os conhecereis. Colhem-se porventura, uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos?
Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, porém, a árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa produzir frutos maus, nem a árvore má produzir frutos bons. Toda árvore  que não produz bom fruto é cortada e lançada ao fogo. Assim, pois, pelos seus frutos os conhecereis” - Mateus 7:16-20


O Senhor Jesus fala muito claramente acerca do testemunho que os Seus discípulos, Seus seguidores, os salvos pela Sua graça, devem dar.

Notamos aqui dois aspectos relevantes que testemunham do tipo de pessoa que afirma o seu carácter pelos seus frutos.
Assim, vemos a árvore má que nunca pode dar frutos bons, porque a sua natureza é má, é brava. Está ainda na velha natureza! Ainda não foi enxertada para receber a nova natureza.
Vamos ver a referência à enxertia que Deus operou em nós; que não somos de origem judaica, mas gentios.
No contexto, o apóstolo refere-se ao povo de Israel que se vai voltar novamente para O Senhor. Entretanto, fica bem claro que Deus operou em nós uma árvore boa para dar bons frutos (porque uma árvore má não pode dar bons frutos, assim como uma árvore boa, não pode dar frutos maus).

O nascido de novo em Cristo, que sou eu e é você, é árvore boa ou má?
Certamente somos árvores boas, porque fomos enxertados com uma bolha ou garfo de uma árvore boa e, assim, os nossos frutos são bons e saudáveis. Têm o carácter ou personalidade da Árvore original que é Cristo! Pelo enxerto da dita boa árvore que tinha sido contaminada pelo veneno da serpente.

“Pois todos pecaram e carecem da glória de Deus,  sendo justificados gratuitamente, por Sua  graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus” - Rom 3:23-24

Salvação ao dispor de todos, graças ao Senhor.

Como está a sua vida, irmão? Pode testemunhar que há transformação na sua vida? Os outros podem testemunhar isso? É um facto real que, pelos frutos do domínio do Espírito Santo na sua vida, se vê mudança?

SEJAMOS HONESTOS DIANTE DE DEUS:
ESTÁ A MINHA VIDA A SER DOMINADA PELO ESPÍRITO SANTO?

    
Com um abraço fraternal,
Álvaro Ribeiro.

sexta-feira, 12 de agosto de 2016

CONTE AS BÊNÇÃOS | Meditação


CONTE AS BÊNÇÃOS


Amados, a vida nem sempre é fácil e está cheia de dificuldades e de tentações! Quando o caminho é facilitado em todas as áreas, há algo que não vai bem. Isso não quer dizer que sempre estamos à espera de dificuldades, mas elas vêm com medida que O Senhor permite. Ele sabe porquê! Embora ás vezes nós gostássemos de saber o porquê de tantas tribulações. Uma coisa nós sabemos: É que Ele cumpre todas as Suas promessas - “Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor de todas o livra” (Sl 34:19).

Nas tribulações, devemos perseverar no nosso caminhar diário, porque O Senhor tem algum propósito! Nada nos acontece que Ele não saiba. Deus tem um plano especial para a nossa vida que foi iniciado há muito tempo quando nos criou. Ele nos modelou amorosa e cuidadosamente, obedecendo a específicas características próprias da Sua Divindade como refere em Hebreus 2:6,7 “Que é o homem, que dele te lembres? Ou o filho do homem, que o visites? Fizeste-O, por um pouco, menor que os anjos, de glória e de honra o coroaste.”

Devido à nossa posição em Cristo, onde agora nos encontramos, no mais alto privilégio e honra, que não foi tomada de assalto como satanás desejou alcançar, mas conquistada por Jesus, com a Sua própria vida dada em sacrifício total.

Muitos ministros do Evangelho dos nossos dias dizem que não nos devemos atrever a desejar ser abençoados nesta vida, mas apenas sofrer! Isso contraria o que O Espírito diz em Efésios 1:3 “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo”

Estimado irmão, sinceramente, você está a ser abençoado? O Senhor deseja que Seus filhos sejam abençoados, para também abençoarem a outros.

COMO O SENHOR PODE FAZER DE NÓS INSTRUMENTOS DE BÊNÇÃO, SE NÓS PRÓPRIOS NÃO SOMOS ABENÇOADOS?

A MALDIÇÃO DO SENHOR HABITA NA CASA DO PERVERSO, PORÉM A MORADA DOS JUSTOS ELE ABENÇOA” (PROVÉRBIOS 3:33)


Com amor, Pr. Álvaro Ribeiro

quinta-feira, 4 de agosto de 2016

ALIANÇA ETERNA | Meditação


As promessas do Senhor são irrevogáveis porque são segundo o carácter do próprio Deus e, portanto, a Sua imutabilidade é absoluta! Deus nunca muda!
Normalmente, os homens impedem que os planos de Deus em relação à vida traçada por Ele se desviem... Mas, no tempo certo, O Senhor intervem, e leva os Seus planos à íntegra. Às vezes faz doer, mas cumpre-se.

Veja-se o que Deus diz na Sua Palavra em II Coríntios 1:20 - “Porque quantas são as promessas de Deus, tantas têm nele o sim; porquanto também por Ele é o amém para glória de Deus, por nosso intermédio”.

Agora convém que pensemos na base de toda a Sua misericórdia, contida na Aliança eterna, estabelecida com todo o ser humano que se volta para Jesus e o convida a ser seu Salvador e Senhor da sua vida.
A Aliança, ou promessa, ou concerto, ou compromisso, começou com o patriarca Abraão que é um protótipo, ou figura de Jesus Cristo.
Leiamos em Génesis 17:7 - “E estabelecerei o Meu concerto entre Mim e ti e a tua semente depois de ti nas suas gerações, por concerto perpétuo, para te ser a ti por Deus, e à tua semente depois de ti”.

Ora a semente de Abraão, são todas as pessoas que verdadeiramente se voltam e vivem em Jesus. Esta compreensão vem da Palavra em Gálatas 3:29 “E, se sois de Cristo, também sois descendentes de Abraão e herdeiros segundo a promessa”

Quando estávamos sem Cristo e vivíamos na escuridão espiritual, estávamos debaixo da maldição de Deus, ou debaixo da ira de Deus, e, portanto, fora da graça de Deus.
“Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, todavia, se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus” João 3:36

Damos muitas graças ao Senhor porque nos libertou da maldição, fazendo-se maldição em nosso lugar, para que nós e a nossa família sejamos abençoados e abençoadores.

“Cristo nos resgatou  da maldição da lei, fazendo-se Ele próprio maldição em nosso lugar (porque está escrito); Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro, para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios, em Jesus Cristo, a fim de que recebêssemos, pela fé, o Espírito prometido” - Gálatas 3:13-14.

PERMANECER SOB A BÊNÇÃO DE DEUS REQUER, DA NOSSA PARTE, FIDELIDADE NOS NOSSOS COMPROMISSOS COM O SENHOR. ELE NUNCA FALHA, E TAMBÉM NOS CAPACITA PARA NÃO FALHARMOS

No amor do Senhor,
Pr.Álvaro Ribeiro

quinta-feira, 28 de julho de 2016

GRATIDÃO | Meditação

Gratidão ao Senhor deve ser vivida em ação permanente.
Tal como a respiração física tem a sua  ação constante, assim nós, como pessoas bem-aventuradas, pessoas a quem o Senhor se revelou, oferecendo-nos a salvação, perdão dos nossos pecados, a Sua contínua assitência pessoal, na Pessoa do Espirito Santo, provisão de tudo o que Ele sabe que nós precisamos, deveríamos ser as pessoas mais felizes à face da terra.
A nossa gratidão perante O Senhor é, obrigatoriamente, o exalar de todo o fôlego de vida que em nós está! Quando não louvamos ao Senhor por todas as coisas, caímos na armadilha do inimigo, que consiste na desobediência!

“Não andeis ansiosos por coisa alguma; em tudo dai graças (que é o mesmo que viver em total gratidão) porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições pela oração, e súplicas com acções de graças” - Filip 4:6

“À meia noite me levanto para dar graças, por causa dos teus retos juízos” - Sl 119: 62

“Como de banha e de gordura farta-se a minha alma; e, com júbilo nos meus lábios, a minha boca te louva” - Sl 63:5

“Bom é render graças ao Senhor e cantar louvores ao teu nome, ó Altíssimo, anunciar de manhã  a tua misericórdia e, durante as noites, a tua fidelidade” - Sl 92:1-2

Louvar ao Senhor  não é necessariamente repetir os louvores de outros filhos de Deus. A nossa gratidão ao Senhor, que é exteriorizada, deve vir com a genuinidade do nosso amor em agradar ao nosso Deus.

“HABITE, RICAMENTE, EM VÓS A PALAVRA DE CRISTO; INSTRUINDO-VOS E ACONSELHANDO-VOS  MUTUAMENTE EM TODA A SABEDORIA, LOUVANDO A DEUS, COM SALMOS, E HINOS, E CÂNTICOS ESPIRITUAIS, COM GRATIDÃO EM VOSSO CORAÇÃO” - COLOSS 3:16.

Até à próxima semana, se O Senhor não vier antes, ou partamos para a Mansão Celeste - “Pois a nossa Pátria está nos céus, de onde também aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo".

Pr.Álvaro Ribeiro

GRATIDÃO | Meditação

Gratidão ao Senhor deve ser vivida em ação permanente.
Tal como a respiração física tem a sua  ação constante, assim nós, como pessoas bem-aventuradas, pessoas a quem o Senhor se revelou, oferecendo-nos a salvação, perdão dos nossos pecados, a Sua contínua assitência pessoal, na Pessoa do Espirito Santo, provisão de tudo o que Ele sabe que nós precisamos, deveríamos ser as pessoas mais felizes à face da terra.
A nossa gratidão perante O Senhor é, obrigatoriamente, o exalar de todo o fôlego de vida que em nós está! Quando não louvamos ao Senhor por todas as coisas, caímos na armadilha do inimigo, que consiste na desobediência!

“Não andeis ansiosos por coisa alguma; em tudo dai graças (que é o mesmo que viver em total gratidão) porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições pela oração, e súplicas com acções de graças” - Filip 4:6

“À meia noite me levanto para dar graças, por causa dos teus retos juízos” - Sl 119: 62

“Como de banha e de gordura farta-se a minha alma; e, com júbilo nos meus lábios, a minha boca te louva” - Sl 63:5

“Bom é render graças ao Senhor e cantar louvores ao teu nome, ó Altíssimo, anunciar de manhã  a tua misericórdia e, durante as noites, a tua fidelidade” - Sl 92:1-2

Louvar ao Senhor  não é necessariamente repetir os louvores de outros filhos de Deus. A nossa gratidão ao Senhor, que é exteriorizada, deve vir com a genuinidade do nosso amor em agradar ao nosso Deus.

“HABITE, RICAMENTE, EM VÓS A PALAVRA DE CRISTO; INSTRUINDO-VOS E ACONSELHANDO-VOS  MUTUAMENTE EM TODA A SABEDORIA, LOUVANDO A DEUS, COM SALMOS, E HINOS, E CÂNTICOS ESPIRITUAIS, COM GRATIDÃO EM VOSSO CORAÇÃO” - COLOSS 3:16.

Até à próxima semana, se O Senhor não vier antes, ou partamos para a Mansão Celeste - “Pois a nossa Pátria está nos céus, de onde também aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo".

Pr.Álvaro Ribeiro