quinta-feira, 26 de maio de 2022

QUEM, EU?

"Então disse Adão: A mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e comi." - Gn. 3:12

Certa vez a mãe vira-se para a sua filha e diz-lhe:
- Minha filha, tu assim não te vais casar!
Ao que a filha responde, com a boca muito aberta e a falar em voz muito alta:
- PORQUÊ MINHA MÃE?
Diz a mãe:
- Porque tens a boca muito grande.
- Quem, eu?
Responde a filha de boca bem fechada e bem baixinho!

Esta é uma anedota que, frequentemente, o meu pai contava, e sempre dava motivo de riso. Realmente, esta anedota faz-me refletir sobre algo de extrema importância na nossa conduta de homens e mulheres de referência ao mundo que nos rodeia. Vejamos:

Esta filha queria um resultado diferente daquele que a sua mãe lhe previa. A verdade é que esta filha falava sempre da mesma forma: de boca muito aberta e muito alto. Mas, confrontada com a situação e previsão maldita, nada como contrariar a mesma com uma mentira, ou seja, como um modo de falar que não era o seu.

Nós, seres humanos, assim fazemos desde o início da nossa existência. Queremos usufruir de algo que não é nosso, em virtude de uma mentira que montamos para o alcançar. Assumimos que, fazendo algo que não deveríamos, pode sempre ser alterado em seus resultados, mas esquecemos que a nossa postura, seja ela em que situação for, tem uma autoridade (responsabilidade) adquirida. O que fazemos com essa autoridade (responsabilidade)? Fugimos dela, deixamos para trás, ou queremos mesmo alterar resultados alterando os métodos?

Esta é a questão que hoje te deixo. Resultados diferentes na tua vida? Sim, é possível. Terás que mudar os processos (métodos) para que não fujas à realidade fazendo sempre a mesma pergunta: Quem, eu?

Com amor,
Pr. José Carlos Ribeiro

quinta-feira, 19 de maio de 2022

AI O TRABALHO... AI, AI!

"No suor do teu rosto, comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado, porquanto és pó e em pó te tornarás." - Gn. 3:19

Prolifera a ideia de que é mau trabalhar, muito por conta de o ser humano ter que trabalhar para subsistir com vida e ter provisão para a sobrevivência. E isto, resultado do seu pecado original: o afastamento da vontade de Deus! E se o trabalho é considerado como algo mau, então a vontade será sempre o de fugir ao trabalho. Temos uma tendência natural de encostar ao canto esperando que as coisas funcionem, de preferência, sem mexer muito e sem esforço.

Mas, se por um lado esta postura tem algum cabimento por esta consequência do pecado, por outro, resgatados por Jesus à posição de salvos e retornados à posição do Éden, então teremos que encarar que "bem-aventurado é aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos, pois comerás do trabalho das tuas mãos, feliz serás, e te irá bem" - Salmo 128:1-2.

Nestas duas posturas, em qual tens permanecido? Na da maldição do trabalho ou na bênção do trabalho? Foges ao trabalho ou te alegras no trabalho? Ficas encostado no comodismo e passividade da "provisão advinda de Deus" ou és parte ativa da profecia de felicidade e vida provisional de Deus?

Como testemunho pessoal, tenho observado que todos quantos ficaram de braços cruzados durante o tempo de dificuldades e restrições da pandemia, hoje sofrem de falta de resultados e até de provisão e felicidade. Pelo contrário, e na minha vida, este deverá ter sido o período em que mais trabalhei, me esforcei e dediquei tudo o que sou, tenho e faço para que a bênção de Deus me alcance mais e mais. É claro... Mais uma vez a Palavra de Deus se confirma!

Pensa nisso de maneira séria! Busca ser eficiente, pró-ativo e envolvido numa vida de serviço, trabalho e dedicação. A Palavra de Deus sempre se cumpre!

Vamos ao trabalho!

Com amor,
Pr. José Carlos Ribeiro.

quinta-feira, 12 de maio de 2022

TO BE OR NOT TO BE

“Eu te conheci antes de te formar no ventre da tua mãe; antes de nasceres, eu te separei e te nomeei para seres meu profeta às nações”. - Jeremias 1:5 (NVT)

"To be or not to be" (ser ou não ser) é uma declaração que vem da peça "A tragédia de Hamlet", de William Shakespeare. Esta declaração é frequentemente usada como um fundo filosófico e é uma das mais famosas frases da literatura mundial.

Tomei esta frase para base dos diversos devocionais que, ao longo das últimas 9 semanas, partilhamos nas redes sociais da Igreja da Renovação. E, independentemente de qualquer ligação ou inspiração à referida peça de Shakespeare, leva-me a compreender que a Bíblia encerra tudo o que Deus diz tu seres, o que Ele tem planeado para ti e tudo quanto te leva a vencer enquanto ser vivente de relevância e influência na terra. Assim, o "SER" em Deus e por Deus, prevalece acima do "NÃO SER" em qualquer outra coisa.

Há um futuro brilhante para ti. Um futuro que pode começar hoje mesmo. Uma vida plena de sentido e propósito, de capacidade e competência em todos os domínios da tua esfera de ação, e isso está descrito na Palavra de Deus.

Posiciona a tua vida e conduta nestes princípios, consulta-os aqui (clicando em cada um)...

Tu és: 

Não desistas de ti e avança mais naquilo que Deus diz de ti!

Com amor,
Pr. José Carlos Ribeiro

quinta-feira, 5 de maio de 2022

BE A CONQUEROR!

"Tu nunca serás derrotado. Eu estarei contigo como estive com Moisés. Nunca te abandonarei." Josué 1:5 (NTLH)

Após a morte de Moisés, Josué foi escolhido por Deus para dar seguimento à conquista inacabada do território prometido ao povo de Israel. Josué teve que se tornar um líder de uma grande nação e, ainda que já tivesse tido a experiência de assessorar Moisés nos anos anteriores, agora a responsabilidade caía nos seus ombros, e todas as decisões e estratégias sairiam das suas ordens.

No capítulo 1 e versículos 1 a 9 do livro de Josué, Deus enumera algumas características de um conquistador, as quais são atribuídas pelo próprio Deus e que faz de Josué um grande conquistador!

Atenta para estas características:

1. Um conquistador não tem nada que lhe possa resistir, ou seja, Deus nunca permitirá que alguma coisa te impeça de conquistar.

"Tu nunca serás derrotado..." (v.5)

2. Um conquistador nunca é abandonado. Deus nunca abandona os seus guerreiros"

"Nunca te abandonarei..." (v.5)

3. Um conquistador é forte e corajoso. Ser forte e corajoso não é somente uma constituição física, mas sim ter e desenvolver estratégias para vencer.

"Sê forte e corajoso..." (v.6)

4. Um conquistador é obediente. Quem obedece a Deus agrada o Seu Coração.

"Toma cuidado e vive de acordo com toda a lei..." (v.7)

5. Um conquistador não tem medo nem desanima, pois sabe que quem luta as suas lutas é o Senhor.

"Não fiques desanimado nem tenhas medo..." (v.9)

Deus faz um relato de confiança e motivação a Josué, mostrando-lhe as características que já residiam nele. Todos os Seus filhos têm em si estas mesmas características, pois estas têm origem em Deus e Ele as confia a nós, Seus filhos!

Para viveres o tempo da conquista, precisas tornar-te um conquistador, e tal como Josué ouviu de Deus, assim também tu estás a ouvir Deus a levantar-te e a dizer-te:

- Be a conqueror!

Com amor,
Pr. José Carlos Ribeiro