Após a morte de Moisés, Josué foi escolhido por Deus para dar seguimento à conquista inacabada do território prometido ao povo de Israel. Josué teve que se tornar um líder de uma grande nação e, ainda que já tivesse tido a experiência de assessorar Moisés nos anos anteriores, agora a responsabilidade caía nos seus ombros, e todas as decisões e estratégias sairiam das suas ordens.
No capítulo 1 e versículos 1 a 9 do livro de Josué, Deus enumera algumas características de um conquistador, as quais são atribuídas pelo próprio Deus e que faz de Josué um grande conquistador!
Atenta para estas características:
1. Um conquistador não tem nada que lhe possa resistir, ou seja, Deus nunca permitirá que alguma coisa te impeça de conquistar.
"Tu nunca serás derrotado..." (v.5)
2. Um conquistador nunca é abandonado. Deus nunca abandona os seus guerreiros"
"Nunca te abandonarei..." (v.5)
3. Um conquistador é forte e corajoso. Ser forte e corajoso não é somente uma constituição física, mas sim ter e desenvolver estratégias para vencer.
"Sê forte e corajoso..." (v.6)
4. Um conquistador é obediente. Quem obedece a Deus agrada o Seu Coração.
"Toma cuidado e vive de acordo com toda a lei..." (v.7)
5. Um conquistador não tem medo nem desanima, pois sabe que quem luta as suas lutas é o Senhor.
"Não fiques desanimado nem tenhas medo..." (v.9)
Deus faz um relato de confiança e motivação a Josué, mostrando-lhe as características que já residiam nele. Todos os Seus filhos têm em si estas mesmas características, pois estas têm origem em Deus e Ele as confia a nós, Seus filhos!
Para viveres o tempo da conquista, precisas tornar-te um conquistador, e tal como Josué ouviu de Deus, assim também tu estás a ouvir Deus a levantar-te e a dizer-te:
- Be a conqueror!
Sem comentários:
Enviar um comentário