quarta-feira, 28 de outubro de 2020

ALÉM DO LIMITE!

"E eu lhe digo que você é Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não poderão vencê-la." - Mateus 16:18

Lendo os evangelhos, percebemos que Jesus vivia a romper todos os limites. Ele foi além daquilo que dele se esperava, superando as tradições religiosas e a lei mosaica. Vejamos:

- Jesus rompeu os limites quando, aos 12 anos, discutiu com os doutores da lei (Lc. 2:46). 
- Contrariou as expectativas de todos quando, ao invés de continuar no ofício de José, se tornou pregador e Mestre (Mc. 6:3).
- Foi mais além ao anunciar uma mensagem audaciosa totalmente diferente dos rabinos da sua época.
- Escandalizou os discípulos indo à cruz.
- Venceu o limite da morte quando ressuscitou e subiu ao céu.
- Ele fez tudo isso sem pecar e sem ultrapassar a vontade do Pai.
- ... e muito mais...

Quando falamos a respeito das realizações de Jesus, algumas pessoas argumentam que ele fez tudo isto porque era Deus e nós, como meros humanos, não podemos imitá-lo. Entretanto, Cristo, além de romper limites, viveu ensinando os discípulos a fazerem o mesmo. Eles não morreriam na cruz para salvar o mundo, mas fariam obras semelhantes às que Jesus fez e outras maiores (Jo. 14:12). Não estamos a falar de ultrapassar os limites éticos que regem as nossas vidas, nem o limite do cheque bancário ou do cartão de crédito, nem o limite de velocidade máxima na estrada, mas de romper limitações desnecessárias, verdadeiras barreiras que impedem o nosso crescimento.

Quando Pedro perguntou se deveria perdoar o seu irmão sete vezes, talvez pensando que seria uma grande virtude, Jesus disse que o perdão deveria ser concedido setenta vezes sete (Mt. 18:21-22). A matemática de Jesus é diferente da nossa. O resultado que ele propõe é muito maior. Pedro propôs um número apenas. O Mestre acrescentou mais um para multiplicá-lo. Não sei se Pedro conseguiu fazer as contas, mas deve ter ficado surpreso com a resposta.

O homem sem Jesus vai, talvez, até ao número sete. Com Jesus podemos ir, se quisermos, aos 490, 4900, 49000, etc.

- Fazemos pouco e achamos que é suficiente.
- Queremos ir até determinado ponto, mas Jesus quer levar-nos além.
- Estamos satisfeitos com o que já realizamos, mas o Senhor deseja que façamos muito mais. 

Todos nós podemos fazer um pouco mais (ou muito mais). Não devemos parar onde estamos, pois corremos o risco do retrocesso. Precisamos ir além dos limites que nós mesmos criamos, ou criaram para nós, e que agora servem para restringir a nossa experiência pessoal, vivencial e espiritual.

Em suas últimas palavras aos discípulos, Jesus estimulou-os novamente ao rompimento dos limites ao dizer:

“Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra”. (At. 1:8).

O projeto de Cristo é ambicioso (no bom sentido). Se somos Seus discípulos, precisamos acompanhá-lo, rompendo fronteiras e barreiras para prosseguirmos na expansão do Seu Reino de Luz!

Eu vou além do limite! Vem também.

Com amor,
Pr. José Carlos Ribeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário