quinta-feira, 8 de outubro de 2020

AS PERGUNTAS

“E chamou o senhor Deus ao homem e lhe perguntou: onde estás?” - Genesis 3:9

Perguntas são feitas para esclarecer um facto, uma dúvida ou para testar o interlocutor. Através delas chega-se a muitos conhecimentos e esclarecimentos de muitas dúvidas que existem em nossas vidas. Há perguntas verdadeiramente constrangedoras: “O senhor é corrupto?” de um repórter para um político eminente. Ou então, “A senhora não acha que está muito gorda?” kkk...

O filósofo Sócrates, século V a.c., descobriu que o homem tem uma grande capacidade de conhecimento armazenada na sua mente e que, através de perguntas e questionamentos, se chega a muitos esclarecimentos. A sua filosofia era conhecida como ‘Maiêutica’, que significa 'tirar de dentro o que está escondido'. Esta ideia veio através da observação do trabalho da sua mãe que era parteira.

Trago aqui três das perguntas mais importantes que já foram feitas na Bíblia, que fala muito da nossa postura espiritual hoje.

1) “Onde estás?” Gn. 3:9 - Pergunta de Deus para Adão que se escondia atrás das folhas por causa do pecado.
Muitas são as pessoas que têm buscado refúgio e esconderijo nas folhas do pecado, prostituições, bebedeiras, orgias, drogas e violências. Muitos têm-se escondido atrás da fama, do dinheiro ou do prazer. Outros escondem-se atrás de pessoas famosas, de parentes e de líderes proeminentes, políticos e religiosos. Até nas religiões nos escondemos de Deus. Muitas destas pessoas, de tanto pecar, estão envergonhadas e vão-se afundando mais e mais, talvez apostando que Deus não está a ver ou que não irá punir os pecados cometidos.
Na fuga do pecado, a pior coisa que pode acontecer é o não reconhecimento da culpabilidade e não pedir ajuda e perdão, ou usar de subterfúgios e colocar a culpa em outros: "Foi a mulher que me deste! Olha, eu não queria, mas ela me forçou, sabes como é, entendes?"
“Onde estás?” Deus é tão amoroso, que não obstante o estado e o lugar em que estás, espera pacientemente a tua declaração de arrependimento.

2) “Onde está Abel, teu irmão?” Gn. 4:9 -  Pergunta de Deus para Caim depois de ter matado e escondido o seu irmão. Esta pergunta fala da nossa responsabilidade familiar, social, fraternal, filantrópica. Somos responsáveis pelos nossos irmãos. Qualquer pecado que cometemos traz consequências ao nosso próximo, ao meu irmão, e por certo ofende a Deus que exercerá justiça dos atos malignos cometidos. Vivemos numa sociedade individualista, egocêntrica e de total ausência de responsabilidade, e quase que completamente fragmentada de sentimentos coletivos. O espírito de Caim é um espírito de prejuízo, ofensa e morte ao irmão, ao próximo. O espírito cristão é totalmente antagónico, contrário, é um espírito fraternal, de amor, perdão e solidariedade ao próximo.

3) “Que é isso que tens na mão” Ex. 4:2 - Pergunta de Deus para Moisés que estava com a vara na mão que transformou em serpente. Esta pergunta fala do poder de Deus em operar maravilhas com os dons, talentos e ministérios a nós concedidos. Estes podem servir como instrumentos de salvação e libertação do povo de Deus. Deus tem-nos dado em mãos diversos instrumentos para que sejamos reais mordomos de tesouros celestiais dedicados aos demais, como o dinheiro, a família, os relacionamentos ou bens materiais.

Não será que vivemos a cada dia assaltados por estas e tantas outras perguntas de Deus? São perguntas e tu tens as respostas... Responde-as!

Com amor,
Pr. José Carlos Ribeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário