“Lutei o bom combate, terminei a corrida e permaneci fiel.” – II Tim. 4:7 (NVT)
Uma das maiores satisfações que existe quando estamos envolvidos em algum projeto, é vê-lo nascer! Todo o processo de criação ou gestação de algo é trabalhoso, invisível, muitas vezes penoso, e tantas são as vezes que temos vontade de desistir a meio.
Por natureza, somos muito propensos a desistir de tudo o que se vai desenvolvendo com algumas dificuldades, pois temos sempre uma visão idealista de um final de sucesso e em que para isso suceder, as dificuldades não devem surgir. Estamos tão errados com esta ideia! Mas a verdade é que a nossa educação ocidental, desde recém-nascidos, leva-nos a ter uma postura de desagrado com o obstáculo e quase nunca uma vontade de o superar. Somos levados ao colo para ultrapassar barreiras, somos sempre aprovados mesmo sendo medianos ou medíocres, somos impedidos de experimentar dores para sermos protegidos, enfim... Um sem número de situações consideradas adversas, as quais nos impedem de ganharmos aquela “estaleca” de quem sai vitorioso após derrotas e dificuldades!
Mas não faltam exemplos da própria Bíblia que atestem este facto. - O povo de Israel, quando tinha dificuldades, sempre desistia do projeto de conquista da terra prometida orientada pelos seus lideres. - A Eva confiou no facilitismo prometido ao invés de uma limitação no projeto em que estava incluída por Deus. – Esaú preferiu uma satisfação instantânea do que um processo de primogenitura que lhe estava reservado. – João Marcos desistiu da viagem missionária com Paulo e Barnabé logo que surgiram as dificuldades.
Os desistentes são aqueles que se confundem na multidão... Não se fazem notar pela positiva ou pelo que somam ou investem no meio em que estão inseridos. O ADN da vitória está em cada um de nós pois Jesus conquistou a vitória num processo de não desistência e perseverança até ao fim. Paulo escreve que terminou a corrida... Chegou ao fim sem desistência. O seu legado mantém-se hoje e permanecerá para sempre.
Eu e tu somos feitos da mesma matéria, desistentes, mas com o ADN da vitória. É só passar além da vontade da desistência e experimentaremos a vitória em tudo!
“E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre” - 1 Jo. 2:17
Com amor,
Pr. José Carlos Ribeiro
Sem comentários:
Enviar um comentário