quarta-feira, 26 de maio de 2021

CASA DE SEMENTES (PARTE 4)

"Estou certo de que verei, ainda nesta vida, o Senhor Deus mostrar a Sua bondade." - Sl. 27:13 (NTLH)

Neste momento escrevo a última parte desta série de devocionais intitulada "Casa de Sementes", inspirada na vivência que tive nos meus tempos de infância e adolescência, enquanto "ajudante na lavoura" com o meu avô materno. Estas experiências têm revisitado a minha mente e sei que o Espírito Santo traz um novo entendimento da lei da semeadura e da colheita.

Caro leitor: desafio-te a pedir ao Espírito Santo que te leve a entender que o princípio da Semeadura e da Colheita nos ajuda a compreender muitas coisas nas nossas vidas. Dois aspetos essenciais para conclusão:

1) MISERICÓRDIA E PERDÃO
Se até aqui, ou em determinado tempo do passado, plantaste coisas más na tua vida, pede a Deus misericórdia e perdão. Talvez tenhas que enfrentar as consequências dessa sementeira, mas o Senhor te ajudará a vencer tudo. Então, agora, começa a plantar coisas boas para colheres posteriormente. Sempre vais colher!

2) RECOMPENSA
Se tens plantado coisas boas a vida toda e esperas a recompensa de Deus, sabe que algumas bênçãos espirituais serão colhidas na eternidade e outras aqui nesta vida. Sim, a promessa de Deus, como referido no versículo acima (salmo 27:13), é que ainda nesta vida serás alvo da bondade de Deus. Isto não é algo fictício ou verosímil. É factual e concreto, e tu terás acesso, aplicando o esta lei em tua vida.

Talvez a tua mente te esteja a levar para áreas materiais somente... Retira daí a atenção! Não será somente nas áreas materiais e nos bens terrenos que verás a Sua recompensa. Será em todas as áreas! Nos teus relacionamentos (o que tens semeado nessas pessoas?), no teu casamento (o que tens semeado no teu cônjuge?), nos teus filhos ou nos teus pais (o que tens semeado neles?), no reino de Deus na terra (o que tens semeado na tua igreja?), enfim... Semeia, colhe e dá!

Sim, a semente que está em ti, e que dá tanto fruto, é para dar sem medida, porque tu és uma CASA DE SEMENTES!

Com amor!
Pr. José Carlos Ribeiro

quarta-feira, 19 de maio de 2021

CASA DE SEMENTES (PARTE 3)

"E estes são os que foram semeados em boa terra, os que ouvem a palavra e a recebem, e dão fruto, um trinta, e outro sessenta, e outro cem." - Mc. 4:20

Sempre que ajudava o meu avô a semear batatas, tinha que verificar uma certa medida a cumprir entre cada batata de semente. Dizia ele que não devia deixar demasiado espaço entre as batatas de semente, porque senão semeávamos menos batatas e assim daria menos fruto no final. Isto é algo comprovado na prática e, claro está, a Bíblia e o próprio Senhor Jesus assim ensinam para o sucesso e desenvolvimento da nossa vida em todos os seus âmbitos.

A QUANTIDADE DA COLHEITA É PROPORCIONAL AO SEMEADO
O terceiro princípio da Lei da Semeadura e da Colheita assegura que a quantidade que colhemos é proporcional ao tanto que semeamos. A quantidade de sementes plantada determina quanto será colhido, porque “aquele que semeia pouco, pouco também ceifará e aquele que semeia em abundância, em abundância também ceifará” (2 Coríntios 9:6).

Jesus ensinou que devemos plantar sabendo que, embora não sejam todas as sementes que germinam, aquelas que crescem produzem “a trinta, sessenta e cem por um” (Marcos 4:20). Também é Deus quem “aumentará a vossa sementeira e multiplicará os frutos da vossa justiça” (2 Coríntios 9:10).

O que dizes de, neste momento, fazeres uma rápida avaliação do que tens semeado? Na tua esposa ou marido? Nos teus filhos? Nos teus pais? Nos teus amigos? Na tua igreja? No teu trabalho? Nos teus colegas? Nos teus vizinhos? No teu país? No teu ministério?

Talvez te andes a queixar de não teres "fruto" a partir de algum destes aspetos... Talvez devas verificar que é consequência do que tenhas ou não tenhas semeado.

Tu desejas uma colheita abundante? Planta o máximo que puderes! Te garanto que a tua colheita será farta!

Com amor,
Pr. José Carlos Ribeiro

terça-feira, 11 de maio de 2021

CASA DE SEMENTES (parte 2)

“Os que lavram iniquidade e semeiam o mal, segam isso mesmo” - Jó 4:8

Prosseguindo em explorar um pouco mais do que pude experimentar na minha infância, enquanto ajudante dos meus avós na lavoura, chego ao 2º ponto do princípio bíblico elementar da lei de semeadura.

SOMENTE COLHEMOS DO QUE SEMEAMOS
Toda a semente lançada na terra traz fruto em acordo à sua espécie. Quem planta milho colhe milho, quem planta pêssego colhe pêssego, quem planta batata colhe batata, e assim por diante. Tudo o que plantarmos será colhido de acordo à espécie que plantamos.

Este conceito é muito sério, baseado na justiça de Deus, dando-nos a garantia de que “os que lavram iniquidade e semeiam o mal, segam isso mesmo” - Jó 4:8.

Se tu queres colher coisas boas, tens que aprimorar-te em semear coisas boas, e garanto-te que colherás dos seus benefícios.

Jesus contou a parábola do joio e do trigo para ensinar que, às vezes, plantamos algo bom, mas o inimigo vem e mistura uma semente má (Mateus 13.24-30). Mesmo assim, não podemos separar o bom do mau por nós mesmos, para não arrancarmos o que é bom junto com o que é mau - “Por isso, enquanto tivermos oportunidade, façamos o bem a todos” (Gálatas 6:10). Ou seja, não faças diferenciação entre pessoas em quem deves semear ou não. Semeia... Deus trará a colheita certa!

É hora de te perguntar:
O que tens plantado?
Planta somente coisas boas! A colheita é proporcional ao plantio: Gálatas 6:9 - "E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não desfalecermos”.

Sabes que enquanto estiveres a semear da forma correta, serás mais e mais uma CASA DE SEMENTES que suprirá a necessidade à tua volta. Semeia bem e abundantemente aquilo que esperas colher. Vais mesmo colher!

Com amor,
Pr. José Carlos Ribeiro

quinta-feira, 6 de maio de 2021

TESTEMUNHAS COM PODER

"Com grande poder os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e Deus derramava muitas bênçãos sobre todos." - At. 4:33

Temos visto proliferar uma ideologia de suficiência, que se traduz em mediocridade, no testemunho do evangelho de Jesus Cristo.

Ou porque filosofamos o evangelho, ou porque o tentamos tornar mais "aceitável" aos modos atuais, ou até  porque o adaptamos ao contexto de crença em que estamos inseridos. Tudo isto, e muito mais, tem esvaziado o nosso testemunho como cristãos, crentes em Jesus, tornando-nos fúteis e, tantas vezes, inúteis no percurso de vida que levamos.

O teu coração tem que pular de paixão e "adrenalina" por ver pessoas serem tocadas pelo poder de Jesus, transformadas dos seus hábitos pecaminosos, pessoas levadas a encher os seus contextos de vida com gozo, alegria e satisfação, experimentarem a vida abundante que só o Espírito Santo traz e serem curadas das suas enfermidades e debilidades.

A boa notícia é que podes ver tudo isto acontecer de forma radical e exponencial, quando deixares que o teu testemunho seja cheio de poder. Testemunho com poder não é eloquência verbal ou somente uma boa conduta. Isso, muitos homens e mulheres sem Jesus o fazem e o possuem. Não! Testemunho com poder é manifestar nas tuas 24 horas diárias uma decisão quase que obstinada, uma deliberação pessoal, de viveres em fé e em manifestação do Poder declarado de Deus em tua vida. Este poder é sempre sobrenatural, não se pode comparar a nada existente, nem é algo explicável por meio naturais ou humanizados.

O fruto prometido, e que vais experimentar, é que todos que usufruam do teu testemunho de poder, serão abençoados diretamente por Deus!

Que coisa louca! Seremos testemunhas com poder? Certamente que sim... Decide-o!

Com amor,
Pr. José Carlos Ribeiro