quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

COMODISMO - VAI EMBORA!

"Assim, José comprou todas as terras do Egito para o faraó. Todos os egípcios tiveram que vender os seus campos, pois a fome os obrigou a isso. A terra tornou-se propriedade do faraó" - Gn. 47:20

Há cerca de 6 anos atrás, vivíamos uma situação de estabilidade na igreja. Tudo corria bem, o grupo existente na comunidade era controlável, todos se conheciam, conseguia-se desenvolver comunhão entre todos com facilidade, havia cadeiras para todos... Enfim, vivíamos uma situação de bem estar! Eis que nessa altura o Espírito Santo começa a instigar-nos para avançarmos para alvos maiores, com riscos associados, obviamente, mas para conquistarmos alvos ainda não atingidos. Note-se que alvos significa vidas!

Num determinado dia alguém chegou junto de mim e disse: Explica-me qual é a necessidade de sairmos de onde estamos? Estamos tão bem, não precisamos de nada, porque é que agora temos que entrar em áreas que nos vão trazer desconforto e dificuldades?

Normalmente, quando temos o suficiente e estamos abastados, a segurança desenvolvida leva-nos a não olharmos para novos desafios nem para dificuldades, e sentamo-nos "à sombra da bananeira" numa atitude de absoluto comodismo.

José, na Bíblia, vivia uma época de estabilidade e de fartura devido aos procedimentos de administração que tinha aplicado juntamente com Faraó. De tal forma, que os donos das terras do Egito vinham vender as suas terras a José. José poderia olhar e dizer: "Porque é que vou comprar se já tenho tanto e as contas e bens do império do Faraó estão tão equilibrados?". Mas José não ficou parado no comodismo do que tinha ou da segurança que possuía. José comprou todas as terras para o Faraó. Aquilo que José estava a fazer era perceber que esta opção não seria somente para o crescimento de um império, mas seria para benefício de todo um povo. Durante os seguintes anos de seca, José foi de tal forma generoso que salvou a sua família e todo o povo de morrerem à fome. E porquê? Porque José, no momento do comodismo, avançou para a conquista de mais, que não seria somente para ele e o seu domínio, mas seria de alcance a todos os demais!

Precisas dizer não ao comodismo... O que és ou como estás, não chega. Deus quer mais de ti e quer dar-se mais a ti! Sabes quem vai ganhar? Todos que estão à tua volta: família, amigos, igreja, nação...

Com amor,
Pr. José Carlos Ribeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário