quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

TÁBUA RASA

"Vou retornar à casa de meu pai e dizer: ‘Pai, pequei contra o céu e contra o senhor, e não sou mais digno de ser chamado seu filho. Por favor, trate-me como seu empregado’." - Lc. 15:18-19

A expressão "Tábua Rasa" que vem do latim tabula rasa, tem origem numa tábua em cera que nada tinha inscrito nela, ou seja, que estava vazia. Consta que a expressão foi tirada de Aristóteles para designar o estado de espírito que, antes de qualquer experiência, estaria completamente vazio.

Temos insistido em viver da mesma forma como outrora, querendo repetir os mesmos sistemas e usufruir das mesmas circunstâncias que vivemos no passado. Se até aqui poderíamos estar a lutar num conflito de gerações, hoje, no atual momento, vivemos um tempo muito mais agressivo e com consequências totalmente desconhecidas. Não se trata de não nos adaptarmos a uma nova geração emergente, mas a um novo modo de viver que "ataca" tanto as gerações mais antigas como as atuais, e mesmo as mais próximas!

Não há que ignorar! O tempo que vivemos e o que aí vem são totalmente diferentes de tudo o que tenhamos vivido ou experimentado enquanto raça humana!

Mas, se não enfrentarmos a nova situação de forma corajosa e flexível, sem contornar ou negar os valores e princípios da Palavra de Deus, não conseguiremos suplantar as dificuldades deste novo tempo. É preciso deixarmos de lutar pelo "inlutável" (palavra inventada por mim!) e, simplesmente, recomeçar novamente, viver um novo tempo despidos do antigo e revestidos de coragem para a novidade, que sempre nos trará benefícios e promessas.

Tal como o filho pródigo, que saiu de casa do seu pai, precisamos regressar vazios de nós mesmos, dos nossos saberes e preconceitos do vivido até aqui, para que no novo sistema de vida sejamos tão ou mais relevantes que outrora!

Em três palavras: Façamos Tábua Rasa!

Com amor,
Pr. José Carlos Ribeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário