“O amo de José mandou-o prender e meter numa prisão, onde costumavam ficar os que eram presos por ordem do rei. Mas mesmo lá na prisão, o SENHOR estava com José...” – Gn. 39:20-21a
Posso confessar, sem qualquer problema, que durante uma parte da minha vida vivi em busca de resultados. O alcançar objetivos, estar posicionado na meta, receber o benefício final, tudo isso era o mais desejado e procurado. Sem dúvida que o sistema em que vivemos nesta sociedade pós-moderna ocidental, nos tem levado a adquirir este tipo de postura perante a vida e suas adversidades, criando em cada um de nós uma apetência natural e inconsciente de termos resultados expectáveis em tudo o que metemos as mãos.
Da mesma forma os nossos referenciais (pessoas, líderes, figuras públicas, influencers, etc.), são motivo de, tantas vezes, nos fazerem querer chegar aos seus estágios e níveis de sucesso observados ou presumidos. Há todo um modo de funcionamento deste sistema que nos escamoteia os processos em virtude dos resultados visíveis mas, em todos estes, existem processos, por vezes árduos e demorados, que desenvolvem os resultados tão apetecíveis.
O José da Bíblia sabia que iria ser Governador do Egito. Deus já lho tinha revelado! A certeza fundamentada naquilo que Deus lhe revelou era inabalável, fossem quais fossem as circunstâncias pelas quais ele passasse. Eu sei que todos gostaríamos de ter o RESULTADO de José... Ter um lugar de destaque, de influência e de reconhecimento público. Mas, certamente, nenhum de nós gostaria do PROCESSO pelo qual José teve que passar. Traído, vendido como escravo, preso, humilhado, falsamente acusado, enfim... Um sem número de circunstâncias adversas à prossecução do resultado prometido.
Há PROCESSOS pelos quais tens que passar. Não há volta a dar. Estes processos são a prova de que as promessas dos RESULTADOS de Deus em tua vida serão alcançados, com base à tua fidelidade e comprometimento aos mesmos.
Vence os PROCESSOS, chega aos RESULTADOS!
Com amor,
Pr. José Carlos Ribeiro