“... aquele que entre vós todos for o menor, esse mesmo é grande.” – Lc. 9:48b
Medir o sucesso é um item da vida humana que tem tomado proporções agigantadas! Tentamos quantificar por todos os meios e métodos, qual o nível de sucesso que temos e que outros têm.
Tenho experimentado que o sucesso pouco ou nada tem a ver com aquilo que as condições que me cercam, me ditam. Na realidade, enquanto andava preocupado em buscar o sucesso parametrado por essas condições, o sentimento de insucesso crescia e, cada vez mais, a frustração se alojava no meu coração. Verdadeiramente, o mundo no natural dita que sucesso é ter o MAIS seja no que for, sendo que este MAIS é a própria sociedade em que estou inserido que mo revela. Mas tudo o que é natural, confrontado com a Palavra de Deus, abala e se desmorona.
Sempre me inspira a situação em que José se encontrava, como escravo de Potifar, sendo relatado em Genesis 39:2 – “E o Senhor estava com José, e foi homem de sucesso; e estava na casa do seu senhor egípcio.” – e a contínua questão pertinente é: José, escravo, e é chamado homem de sucesso?
Existem 3 formas de qualificar o sucesso:
1) Internamente (aquilo que eu parametro de sucesso);
2) Externamente (aquilo que o mundo me parametra de sucesso);
3) Sobrenaturalmente (aquilo que Deus me parametra de sucesso).
No estilo de vida sobrenatural, ou seja, deliberadamente sob o poder do Espírito Santo, vamos compreender que o sucesso humano é tantas e tantas vezes o insucesso de Deus, e o insucesso humano é o sucesso de Deus! Coisa estranha esta, não é? Mas sabes que vivendo desta maneira, o sentimento de frustração não existe, podes viver em constante e contínua satisfação, começas a viver de uma maneira que te tornas relevante na vida de muitos e constróis um legado que será sempre de incentivo e inspiração.
Tal como os discípulos de Jesus, tenho a certeza que vais experimentar a grandeza de Deus em tua vida, mantendo-te como o menor!
Tens dúvidas?! Nada como experimentar!
Com amor,
Pr. José Carlos Ribeiro