sexta-feira, 1 de maio de 2015

DESCANSO PARA A NOSSA ALMA - Meditação

“Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre  vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para as vossas almas. Pois o meu  jugo é suave e o meu fardo é leve” - Mateus 11:28-30
Assim como podemos estar envolvidos em actividades externas, podemos estar envolvidos em actividades internas. O Senhor  não só quer que entremos em Seu descanso no que diz respeito ao  nosso corpo, mas também à nossa alma.
Para mim, encontrar descanso, alívio, tranquilidade, refrigério, recreação e silêncio abençoado para a minha alma, significa estar livre das actividades mentais. Significa não precisar de tentar descobrir constantemente o que devo fazer acerca de tudo em minha vida. Significa  não precisar viver no tormento da racionalização, sempre a tentar achar resposta que não tenho. Não preciso estar preocupado; em vez disso, posso permanecer num lugar de paz e de tranquilo descanso. Quando algo não corre bem, em vez de ficar completamente irritado e repreender o diabo (se bem que às vezes  é necessário), posso falar à minha alma furiosa e à minha mente atormentada, assim como Jesus falou ao vento e às ondas, dizendo simplesmente ”AQUIETE-SE! ACALME-SE" (Marcos 4:39).
É nos tempos difíceis que somos ensináveis, se confiarmos no 
Senhor, e então podemos dominar a nossa alma. Agindo assim, estamos a exercitar autoridade sobre Satanás.
Sim, nós temos que cooperar com o Espírito Santo que funciona através de nosso espírito, na edificação de nossa alma, assim se expressa  Lucas 21:19 - “Na vossa perseverança  ganhareis as vossas almas". Vejamos uma outra versão bíblica (Bíblia King James): "Na vossa paciência dominai as vossas almas".
Isto é algo que precisamos de aprender a fazer. Como já temos feito alusão à nossa ALMA, que é a área onde opera a vontade, a emoção, a inteligência que, só com o Espírito Santo no nosso espírito, é possível dominar e obter o dito descanso.
Todos nós precisamos aprender a não deixar que nossa mente e nossas emoções  nos vençam, principalmente quando isso envolve circunstâncias sobre as quais não temos controle. Por exemplo, quando estamos numa fila de carros que não roda, parece que não sai do lugar, e nós precisamos de chegar a horas, qual é a nossa atitude momentânea. Como reagimos? Irritamo-nos, damos lugar a um espírito de fúria! Não seria muito melhor para nós e para todos, se simplesmente permanecêssemos calmos?...
Se fizermos o nosso melhor, Deus fará o restante.

"OS PASSOS DE UM HOMEM BOM SÃO CONFIRMADOS PELO SENHOR" -
                                   Salmos 37:23

Sem comentários:

Enviar um comentário