quarta-feira, 18 de agosto de 2021

QUERO RECONHECIMENTO!

“E chamando ele os seus discípulos, disse-lhes: Em verdade vos digo que esta pobre viúva deu mais do que todos os que deitavam ofertas no cofre.” - Marcos 12:43

Por volta do ano de 1935, na cidade de Glasgow, na Escócia, uma multidão esperava em frente a um hotel, de forma ruidosa e com grande alarido e festa, a chegada da equipa local que havia conquistado uma brilhante vitória em Inglaterra. Nesse mesmo momento, um pequeno homem entrava nesse hotel, de forma discreta e sem ser notado, e não evidenciava qualquer importância para a multidão. Esse homem era apenas quem tinha descoberto a penicilina.

- Qual era o nome daquela equipa? Não sabemos.
- Qual era o seu principal jogador? Talvez nem as claques se lembrem. Mas, até hoje, em qualquer lugar do mundo, todos reconhecem e conhecem a fantástica obra de Alexander Fleming, que tanto proveito trouxe a toda a humanidade com o uso da penicilina.

Quantas vezes ficamos chateados por não sermos distinguidos pelo bom trabalho que executamos, tendo em conta todo o esforço, dando o nosso melhor e nem sempre somos reconhecidos. Muitos, até que julgamos não terem valor, são aplaudidos, e nós?... Continuamos no anonimato!

Neste momento deves entender que Deus sempre vê o melhor que nós fazemos. O reconhecimento humano dura uns dias, ou talvez uns meses, mas o valor que Deus nos atribui, permanece para sempre e produz um legado!

- Quando nos oferecemos para servir a Deus, qual a nossa motivação?
- Quando ajudamos alguém, demonstrando o amor de Deus que reside em nós, o que esperamos receber em troca?
- Quando nos disponibilizarmos à liderança da nossa igreja, dizendo que pode contar connosco, estamos à espera de recompensas ou simplesmente o fazemos por gratidão a Deus?

Aquela viúva depositou as suas pequenas moedas na caixa de ofertas sem esperar nada em troca.  Ninguém notou no que ela fez mas, desde aquele dia, até hoje, mais de dois mil anos depois, o Senhor continua a dizer ao mundo: “Ela deu mais do que todos os demais."

Se a tua afirmação continua a ser "QUERO RECONHECIMENTO!", pergunto-te: qual é o reconhecimento que queres?

Com amor,
Pr. José Carlos Ribeiro

O MERGULHO (PARTE 4)

“E João testemunhou, dizendo: Vi o Espírito descendo do céu como uma pomba e permaneceu sobre Ele" - João 1:32

Na parte 3 deste devocional,  o da semana passada portanto, levei à reflexão do batismo na água como um mergulho, resultado do princípio de imersão.

Agora, nesta última parte, venho ajudar-te a mergulhares no mais profundo e mais eficaz processo de transformação e uso de Deus através da tua vida.

Eu acredito na manifestação do Espírito Santo na vida de cada pessoa nos dias de hoje. Alegro-me sobremaneira por ver todo o tipo de filhos de Deus avançarem mais e mais numa imersão completa no poder e dons do Espírito Santo e se disponibilizarem para o desenvolvimento do ministério e do Reino de Deus.

O Espírito Santo é aquele que nos consola nos momentos difíceis, mas Ele também opera de muitas outras maneiras sobre nós. Ele nos orienta no caminho certo e nos convence do pecado, do juízo e da justiça. Por meio de nós, o Espírito Santo manifesta dons naturais e sobrenaturais. Dele provém o fruto que nos faz amáveis, bons, controlados, pacíficos, alegres, longânimos, fiéis e temperantes. Aliás, o nosso temperamento melhora quando deixamos que Ele nos controle.

O Apóstolo Paulo ensina que somos o templo do Espírito Santo (1 Cor. 6:19). Ele habita em todos quantos confessem Jesus como único e suficiente Senhor e Salvador. Mergulha de "cabeça" neste Poder e desfruta das incríveis oportunidades que vêm com esta realidade.

Desejo que possas experimentar o batismo (o mergulho) no Espírito Santo e, se já tens este batismo, oro para que a manifestação do Espírito Santo por meio de tua vida seja uma realidade constante e crescente.

Com amor,
Pr. José Carlos Ribeiro

O MERGULHO (PARTE 3)

"Então, veio Jesus da Galileia ter com João junto do Jordão, para ser batizado por ele." - Mateus 3:13

Há um mergulho mais significante que todos os outros. É o mergulho nas águas que Jesus cumpriu no Rio Jordão com João Batista!

O batismo nas águas tem um significado profundíssimo e que, tantas vezes, não valorizamos, nem temos bem presente no nosso quotidiano. Significa a nossa identificação com a morte, sepultamento e ressurreição de Jesus Cristo.

Quando mergulhamos na água, trazemos em nós o simbolismo do nosso sepultamento como Cristo foi sepultado e, quando saímos da água, o simbolismo do nossa ressuscitação como Jesus Cristo ressuscitou. Algumas referências: Romanos 6:3-5; Colossenses 2:12.

O Novo Testamento contém diversas descrições de batismos, que não deixam margem para dúvidas de que o batismo é por imersão, ou seja, um mergulho na água. Algumas referências: Mateus 3:16; Marcos 1:9-10; Atos 8:36-39.

Outro significado factual é que o ministério visível de Jesus começou a partir desse dia. Este mergulho nas águas, o batismo, é a porta de entrada para o ministério de vitória e realização de chamados.

Se já tomaste este passo de te batizares, de dares este mergulho tão importante, sabe que a porta para exerceres o teu ministério já está escancarada. Só tens que passar por ela.

Se ainda não deste este importante mergulho... Não te atrases. Há muito por fazer e uma parte importante diz respeito a ti.

De uma maneira ou de outra... Mergulha!

Com amor,
Pr. José Carlos Ribeiro

terça-feira, 10 de agosto de 2021

O MERGULHO (PARTE 2)

"... mas quem bebe da água que eu dou nunca mais terá sede. Ela se torna uma fonte que brota dentro dele e lhe dá a vida eterna” - João 4:14

Em dias de extremo calor, e em que tenha que fazer algum esforço físico, ou tenha muito trabalho, sabe tão bem um bom copo de água ou, melhor ainda, um bom mergulho numa cascata de água fresca e cristalina!

Ah!... Como saberia bem ter esse mergulho sempre disponível!

Agora, o mais interessante é ver que Jesus diz a uma mulher, determinado dia, que melhor que beber dessa boa água cristalina e saciante, é ser uma fonte da melhor água e da melhor cascata refrescante.

Mas como podes ser uma fonte de água?
Para isso, para ter essa fonte que jorra e sacia a todos, tens, obrigatoriamente, que estar num contínuo mergulho, submergido nesta água abundante e refrescante. É maravilhoso desejar isto e ver como tudo que faças passa a ser movido de forma abundante, refrescante e envolvente.

E tudo isto só depende de um pequeno salto... De um simples mergulho! A partir desse salto, experimentarás uma abundância e vida como no nunca.

Mergulha, por ti e pelos outros!

Com amor,
Pr. José Carlos Ribeiro

terça-feira, 3 de agosto de 2021

O MERGULHO (PARTE 1)

"E mediu mais mil (côvados) e era um ribeiro, que eu não podia atravessar, porque as águas eram profundas, águas que se deviam passar a nado, ribeiro pelo qual não se podia passar." - Ez. 47:5

Gosto de água e de muitos desportos que se realizam na água. Já pratiquei alguns deles, como vela, natação, windsurf e outros. A água é um elemento essencial à vida humana e animal, e a Bíblia traz inúmeras referências com este elemento como símbolo de vida, de abundância, de poder e de provisão.

Fascina-me poder atravessar quantidades abundantes de água com um mergulho, de preferência águas paradas! Um bom mergulho numa boa piscina de saltos é indescritível. Quando embates no lençol e entras na profundeza deste elemento, dás-te conta da quantidade de água que te envolve. É uma envolvência total e impossível de delimitar a sua ação em toda a área do nosso corpo. Ficamos totalmente condicionados pela abrangência integral que se nos submete!

Este mergulho é uma delícia!

A ação do Espírito Santo em nossa vida é como um mergulho! Precisamos mergulhar deliberadamente no ribeiro de abundância, envolvência e poder que flui de Deus e em Deus.

Queres mergulhar? Este mergulho está à pequena distância do teu salto! A partir desse salto, experimentarás uma abundância e vida como no nunca. Mergulha!

Com amor,
Pr. José Carlos Ribeiro