Ao longo destes devocionais tenho trazido três princípios essenciais para aplicar nas nossas vidas, verdadeiros princípios de sucesso em acordo ao padrão bíblico e espiritual de vida em Deus! Relembrando: submissão às autoridades, princípio da promessa, princípio da humildade e, agora, o último destes...
A Bíblia encerra em si mesma inúmeros atributos e consequências pelo correto ou incorreto uso deste princípio. Vejamos:
a) Rejeitar o ganho que procede das perdas de outros - Salmo 41:1-2. Exemplos: venda de produtos que trazem malefícios aos demais; ganhar em jogos de apostas; aproveitar-se das necessidades dos mais pobres; convencer alguém de uma necessidade para benefício pessoal.
b) Usar pesos e medidas justos - Miqueias 6:11-15. Exemplos: chegar atrasado ao trabalho ou aos compromissos assumidos com terceiros; sair uns minutos antes do trabalho; cobrar mais do que é devido; ocultar defeitos num produto; exagerar a qualidade de um produto que quer vender; tomar tempo exagerado de descanso no trabalho.
c) Cumprir com a palavra - Eclesiastes 5:2. Exemplos: cumprir com os teus votos e promessas perante Deus e a igreja (leitura da Palavra, oração, dízimos e ofertas), perante a família, cônjuge, filhos, perante os amigos e o trabalho.
d) Andar com pessoas sábias e honestas - I Coríntios 15:33. Podes danificar o teu nome em base ao tipo de companhias com quem andas.
e) Devolver coisas emprestadas - Salmo 37:21. É fácil esquecer para aquele que recebeu emprestado, mas aquele que emprestou pode estar afetado e, assim, estragar uma amizade e a reputação.
Tal como Zaqueu, que no final do seu encontro com Jesus decidiu recompor a sua honra perante os demais (Lucas 19:8), assim também, hoje mesmo, podes aplicar este simples princípio no teu estilo de vida.
O sucesso está aí à porta, e ele existe para ti! Busca-o já!