quinta-feira, 27 de agosto de 2020

VIVE NA ESPERANÇA!


"De facto, nós já fomos salvos, mas é na esperança. Quando se vê aquilo que se espera, então já não é esperança. Pois como é que alguém espera aquilo que já está a ver? Mas se nós esperamos aquilo que ainda não vemos, esperamo-lo com paciência." Romanos 8:24-25

Esperança está associada a fé! A fé que Deus colocou dentro de cada um de nós gera esperança, ânimo, perseverança, paciência, resiliência e, finalmente, chegamos ao alcance de tudo aquilo que esperávamos!

Durante o tempo de espera em esperança, também é produzido um carácter de mansidão e longanimidade (ânimo longo), por algo que pode demorar um pouco mais do que imaginávamos. Mas o que é certo é que o Senhor não falha nem mente em tudo o que nos prometeu e promete, porque a Sua Palavra é verdadeira! Esperar, caminhar em esperança no Senhor, faz parte da gestação do Espírito Santo em nós, produzindo completa dependência d'Ele, gozando mais do Seu amor, paz e gozo frente às circunstâncias que tentam fazer-nos desesperançar.

Não desistas de ter fé e confiança total no Senhor que te enche de verdadeira Esperança! Como diz no Salmo 27:13-14 e em Romanos 5:3-5 (parafraseando): "Que tolo seria, quão miserável, deprimente e moribundo seria, se eu não cresse e esperasse para ver e receber dos bens do Senhor ainda nesta terra, neste tempo! Eu espero no Senhor, numa esperança viva e de ânimo, porque Ele mesmo pelo Espírito me fortalece o coração!"

Se esperas uma cura, um emprego, um relacionamento, ou um casamento restaurado, se estás num processo de libertação de algum vício, maus hábitos, pensamentos destrutivos, ou se estás a orar também por salvação de alguém, por transformação de vida de alguém que amas... Então crê e enche-te da Esperança verdadeira que te leva em força até à vitória que o Senhor te entregará em mãos! 

Tu glorificarás a Deus e outros serão atingidos com o Seu amor! 

Querida/o irmã/ão em Jesus, amiga/o que lês este devocional, tu és especial e amado de Deus. Tu és um milagre, dos Deus de milagres!

Confia, crê e vive em verdadeira esperança!

Com amor,
Pra. Maria José Ribeiro

quinta-feira, 13 de agosto de 2020

SILÊNCIO!

“Sem lenha o fogo se apaga; sem mexericos a briga se acaba.” – Prov. 26:20

Há alguns anos, muitos anos mesmo, eu e a minha família fomos largamente caluniados a nível nacional, e mesmo a nível internacional. Levantaram-se, de imediato, pessoas que se ajuntaram às calúnias, algumas que nem nos conheciam mas, que por simples ciúmes, acharam por bem agregar o (des)valor às mesmas. Outras houve, poucas, que simplesmente se distanciaram destas calúnias e basearam as suas posições naquilo que conheciam e reconheciam em nós e não do que outros falavam.

Por outro lado, nós remetemo-nos ao silêncio, nada contestando em oposição às atrocidades e mentiras que se promoviam, silêncio este amplamente definido e decidido no seio da família. As calúnias morreram, pois eram mentiras, a paz prosseguiu, a honra estabelecida se manteve, e aqueles que geraram as calúnias e as tentaram alimentar, infelizmente, passaram mal.

Somos levados a reagir sempre que achamos que a razão está do nosso lado, e até pode estar, mas não será que a defesa da nossa razão é um simples alimento do nosso ego?

Precisamos adquirir este hábito de contribuir para que o fogo se apague e tornar este hábito num estilo de vida. Não te importes com o que dizem de ti, pois se é mentira, o teu silêncio será a prova da mentira. Tampouco alimentes aqueles que falam e não ficam em silêncio, pois estes são aqueles que acabam mal, sem paz e sem amor.

Levanta-te, anda e fica em silêncio. Vais ganhar muito, vais ver!

Com amor,
Pr. José Carlos Ribeiro

OSTRAS

“Levanta-te, resplandece, porque já vem a tua luz, e a glória do Senhor vai nascendo sobre ti.” – Is. 60:1

A ostra é um molusco que pode ter grande valor, e este advém da ostra poder desenvolver uma pérola no seu interior. Ainda assim, nem todas as ostras desenvolvem estas valiosas pérolas. E porque é que algumas ostras têm pérolas e outras não?

A ostra possui um mecanismo de defesa muito peculiar. Esta, quando é ameaçada por um parasita intruso dentro da sua concha, liberta uma substância que se cristaliza sobre o invasor. Este fica inerte, acaba por sucumbir dentro desta substância e, ao fim de algum tempo, normalmente por volta de três anos, este tipo de cristal torna-se uma valiosa pérola que tantos desejam encontrar.

Eu e tu precisamos operar reconhecendo o valor que temos. O valor que reside em nós é fruto da proteção que Deus opera na nossa vida. Deus olha para ti e para mim e desenvolve uma pérola cheia de valor, pois, na cruz, Jesus “cristalizou” o inimigo invasor das nossas vidas.

Precisamos avançar diariamente sobre todos os obstáculos e adversidades, na segurança de que o inimigo já foi derrotado, é derrotado e será derrotado. Precisamos ser ostras com pérolas e não sem pérolas. Combater o combate diário, encher-nos da substância divina de Deus em nós e vencer sobre o inimigo invasor, transformando cada luta numa pérola brilhante, perfeita e admirada!

Não sejas uma ostra sem pérola... Vai à luta e traz a pérola!

Com amor,
Pr. José Carlos Ribeiro

quinta-feira, 6 de agosto de 2020

EU CREIO NA VIDA!

“Por amor de Sião, não me calarei e, por amor de Jerusalém, não me aquietarei, até que saia a sua justiça como um resplendor, e a sua salvação, como uma tocha acesa.” - Is. 62:1

Temos vivido tempos conturbados com novas doenças, crises económicas, novos fenómenos político/sociais, etc. Em todas as circunstâncias que enfrentamos, vemo-nos como que encurralados em um novo sistema de ideais, de objetivos e de cobardias discretas.

A igreja tem uma resposta a tudo isto. Afinal, a igreja de Jesus é a única instituição consistente em toda a história humana dos últimos 2000 anos.

Mas, neste novo tempo circunstancial, há uma nova Igreja se levantando, há uma nova nação ressurgindo!
Is. 62:2. - "E as nações verão a tua justiça, e todos os reis, a tua glória; e chamar-te-ão por um nome novo, que a boca do Senhor nomeará".

E Deus não perdeu o controlo! Grande parte destas novas circunstâncias não vêm de Deus. Tudo aquilo que prejudica o ser humano não vem de Deus. E como não vem de Deus e nós somos a Sua Igreja, nós não o aceitamos!

Repara que Jesus negou totalmente o fazer obras que prejudicassem a raça humana.
Eu não vim matar, eu vim salvar. Jo.10:10
Eu não vim com doenças, eu vim curar os enfermos! Mt. 9:12
Eu não vim cegar os olhos, eu vim dar vista aos cegos! Lc. 4:18
Eu não vim trazer más notícias, eu vim trazer as boas novas de Deus! Lc. 4:18
Da mesma fonte não sai água má e água boa ao mesmo tempo! Tg. 3:11

Seja qual for a crise que estejas a viver, a tua posição vai determinar a transformação que será operada à tua volta.

Lembro do episódio da viúva de Sarepta descrito em I Reis 17. Toda a nação de Israel vivia uma crise sem precedentes por causa do pecado. Não havia comida, não havia mantimentos, não havia chuva, não havia agricultura, não havia animais e tudo estava a morrer! Os céus se tinham fechado sobre Israel e todos os países vizinhos sofriam igualmente por causa do pecado de Israel.

Esta mulher tinha desistido da vida e tomou a opção de se deixar morrer de fome junto com o seu filho. Elias, o profeta portador da vida e da Palavra de Deus, disse-lhe que o Seu Deus age no meio da crise! E fez-lhe algumas perguntas tais como: Você crê, mulher, no Poder de Deus? Você crê para investir na Obra? Você crê para orar a Deus? Você crê para propagar o evangelho em plena crise?

E Deus operou do céu. Operou com a Sua Glória na casa daquela mulher. Porquê na casa daquela mulher? Porque os céus estavam fechados em todo o Israel. Estavam fechados naquela cidade. Estavam fechados em toda aquela área geográfica. Estavam fechados nos palácios dos Reis. Mas na casa daquela mulher, Deus desceu!

Tudo o que a mulher tinha se multiplicava para alimentar a todos: a farinha, o azeite, a água e, assim, naquela casa sempre houve o necessário em abundância para ultrapassar a crise.

Hoje tu também podes transformar a tua posição perante esta crise! A tua posição vai ditar as consequências para ti, a tua casa, a tua família, a tua igreja, e a tua nação!

Crê na vida! Eu creio na vida!

Com amor,
Pr. José Carlos Ribeiro