quarta-feira, 29 de julho de 2020

O AMANHÃ É AGORA!

“[...] Deus, o qual vivifica os mortos e chama as coisas que não são como se já fossem.” - Rm. 4:17

Jesus transforma o amanhã em agora...
A expectativa frustrada, o sonho distante ou a possibilidade remota, pode ser realizado por Deus. Há pessoas que desistiram de planificar o futuro porque já não acreditam que seja possível alcançar os  seus objetivos.

Jesus realizou isso na vida de várias pessoas:
- Na mulher com um fluxo de sangue que, após doze anos de lutar com esta doença, pensava não ter oportunidade de continuar a sua vida. Mas quando ouviu falar de Jesus, arrastou-se até ele e foi curada (Marcos 5:25-34).
- Na viúva de Naim, que já não tinha o marido consigo, perde agora o seu único filho, o que naquele tempo significava estar destinada a mendigar para sobreviver. Jesus parou aquele funeral, reergueu o morto e renovou os sonhos da mulher (Lucas 7:11-17).
- Na família de Lázaro, que esperava que Jesus viesse curar o seu amigo, mas Jesus demorou e chegou ‘atrasado’. Para Marta e Maria, o facto de perderem o seu irmão, significava ficar abandonadas no mundo. Só que Jesus nunca se atrasa, pois tem um tempo determinado para tudo (Eclesiastes 3:1). Neste detalhe, o milagre foi ainda maior, e ao invés de apenas curar Lázaro, Jesus o ressuscitou (João 11:1-45).

Jesus pode trazer o futuro para o presente. Tu podes estar com dúvidas se vais chegar onde desejas porque pensas estar sozinho e não ter forças mas, se Jesus está contigo, tudo pode ser possível ao que crê (João 11:40).

Acredita que Jesus pode fazer o futuro acontecer! Jesus sempre dá uma nova oportunidade e o amanhã se torna em agora!

Com amor,
Pr. José Carlos Ribeiro

quarta-feira, 22 de julho de 2020

O ONTEM É NUNCA

“Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e para sempre.” - Hb. 13:8 (NVT)

O tempo e o momento são de Deus. Deus é o Senhor do tempo. Para Deus, o passado, presente e futuro não são condicionantes. Deus é o dono do Kairos e do Kronos, e Jesus, na pessoa do Espírito Santo, é o único que transforma a história da humanidade.

Jesus transforma o ontem em nunca...
Jesus é o único que pode mudar a vida humana apagando o seu passado ao lhe perdoar os pecados. Jesus realizou isso na vida de várias pessoas:
- Na mulher samaritana, que tinha um passado de várias tentativas e erros com cinco homens diferentes, além de se estar frustrando mais uma vez. Depois que encontrou Jesus, o seu passado foi perdoado (João 4:7-29).
- Na mulher adúltera, que estava a ser julgada e seria apedrejada por causa do seu pecado, mas Jesus lembrou aos homens que eles eram pecadores tanto quanto ela, e deu-lhe uma nova oportunidade de recomeçar (João 8:1-11).
- Na mulher encurvada, que fazia dezoito anos que, segundo Jesus, o diabo aprisionava aquela vida, sem se poder erguer e olhar para a frente, até que encontrou Jesus e foi curada para uma nova vida (Lucas 13:10-17).

Embora tenhamos facilidade em lembrar os problemas e defeitos, Jesus se esquece dos nossos pecados quando nos arrependemos.

Não importa o que passou, Jesus dá-te uma nova oportunidade pois Jesus transforma o ontem em nunca! 

Com amor,
Pr. José Carlos Ribeiro

quarta-feira, 15 de julho de 2020

A VITÓRIA INVISÍVEL

"Tenho matado leões e ursos e vou fazer o mesmo com esse filisteu pagão, que desafiou o exército do Deus vivo." - I Sm. 17:36 (NTLH)

Todos queremos ter vitórias e queremos que elas sejam bem visíveis a todos. É uma necessidade do ser humano, e tal acontece porque fomos criados com a característica de vitória sobre a dificuldade, a qual Deus soprou em nós desde a criação.

No entanto, nesta ânsia de celebrarmos a vitória do momento e darmos a conhecer a mesma de forma pública, esquecemos que, por trás das vitórias visíveis, existem muitas vitórias invisíveis!

David era experimentado nas vitórias invisíveis. Tinha vencido leões e ursos na sua função de pastor de ovelhas. Certamente que estas vitórias não foram fáceis, aliás, vejo muita impossibilidade de estas vitórias se concretizarem, mas o que conta é que David as teve! E porque as teve sem que ninguém as pudesse ver ou aplaudir, chega o momento de David demonstrar que estas vitórias ocultas e desconhecidas, são um garante de uma vitória mais a consumar.

Eu e tu somos iguais! Quando temos uma vitória para conquistar, precisamos ser assoprados da ousadia e coragem do Espírito Santo e declarar as vitórias que Ele nos tem dado no oculto e invisível. Precisamos receber o Seu sopro. Precisamos viver acima dos ursos e leões da vida. Precisamos evidenciar a todos à nossa volta que não vivemos uma religião, mas vivemos um experiência que todos vêem e admiram. A vitória invisível torna-se visível!

Vai à luta no invisível... Deus está contigo e te trará a conquista visível!

Com amor,
Pr. José Carlos Ribeiro

quinta-feira, 9 de julho de 2020

O CAOS

”Quem ouve o meu ensino e não o pratica é tão tolo como a pessoa que constrói a sua casa sobre a areia.” – Mt. 7:26 (NVT)

O planeamento, seja do que for, é essencial para o alcance de sucesso nos objetivos propostos. Deus, Ele mesmo, desfez o caos existente para a formação da terra e universo (Gn. 1:2), e deu-nos o ensino duma planificação processual majestosa e extravagante, sem falhas nem defeitos.

Jesus ensinou, por diversas vezes, que o planeamento é algo que traz a bênção de Deus. A essência de Deus, revelada em Jesus e agora manifesta pelo Seu Espírito Santo, traz consigo uma necessidade obrigatória de solução para o caos, seja qual for o motivo.

Charles Handy, um autor/filósofo irlandês especializado em comportamento e gestão organizacional, defende que a maior parte dos crescimentos organizacionais ocorre nas mudanças em períodos de caos. Diz ele que o período de caos, que é cíclico na vida de toda a organização, deve ser antecipado por forma a ser contemplado como parte da vida organizacional. Significa existir uma planificação contínua do caos.

A vida com Jesus é uma vida que rompe com os paradigmas deste mundo. A natureza de Deus, a qual é a nossa natureza se já somos Seus filhos, torna-se implicada no nosso quotidiano em todos os tempos de caos e abismos que se recriam pela fonte do pecado. Significa, pois, que esta essência de vida, de correção de caos e de planeamento vitorioso, faz parte intrínseca da vida humana de cada filho de Deus.

Se estiver a ler estas linhas como Filho de Deus, recrie a sua vida neste fundamento, sabendo que o caos de hoje é a ordem do amanhã. E vindo um novo caos, este se corrige e nos faz avançar para um novo patamar de vida e abundância.

Com amor,
Pr. José Carlos Ribeiro

quarta-feira, 1 de julho de 2020

A VITÓRIA CHEGA NO FIM!

"O nosso profundo desejo é que cada um de vocês continue com entusiasmo até o fim, para que, de facto, recebam o que esperam." - Hb. 6:11 (NTLH)

Cada vez somos mais dependentes e subservientes da cultura do instantâneo. A comida precisa estar pronta no momento, a comunicação para o outro lado do mundo é em tempo real, as viagens são optimizadas ao máximo da rapidez, as roupas são pronto a vestir, as decisões são para ontem, e por aí vamos neste sentido de imediatismo e instantâneo.

Desenvolvemos uma geração de ansiedade em que tudo se faz para ganhar tempo. Não sabemos esperar e perdemos o sentido da paciência. Mas se é verdade que a vitória só vem no fim da prova, o que acontece até lá?
O que faz alguém vencedor não é a vitória no primeiro "round" mas é, justamente, a persistência no processo da prova.

Muitos perdem o entusiasmo no decorrer da prova, cansam pela ausência de resultados e desistem no processo que leva à vitória. Precisamos recorrer ao princípio da espera e da paciência para readquirir a alegria e o gozo da conquista das provas no processo da vitória final.

Abraão esperou 25 anos pelo filho da promessa. José esperou 22 anos pelo cumprimento do sonho que Deus lhe tinha dado. Moisés esperou 40 anos pelo cumprimento do chamado de Deus à sua vida. Josué e o povo esperaram 7 dias até conquistarem as muralhas de Jericó. Jesus esperou 30 anos até iniciar o seu ministério público. Os discípulos de Jesus esperaram 50 dias até serem revestido do Poder sobrenatural do Espírito Sarto.

Não sei em que parte da prova tu estás mas, se estás à espera, estás em boa companhia. Estás na companhia daqueles que levaram a vitória no fim da prova.

Espera!

Com amor,
Pr. José Carlos Ribeiro