“Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?” – I Co. 6:19
Gosto muito de diversas expressões portuguesas. Uso-as muito e aplico-as nas minhas preleções, apresentações e textos escritos. São ricas, cheias de significado e até, por vezes, com um sentido apurado de ligação aos textos bíblicos e valores cristãos.
A expressão que uso neste título é um destes casos, apesar do seu contexto e origem serem bastante básicos. Diz-se que esta expressão advém de que, na monarquia portuguesa, quando a rainha ficava grávida e esse bebé em gestação era o próximo herdeiro do trono real em Portugal, toda a corte e população em geral tratavam a rainha de forma extrema em cuidados, por forma a que esta gestação fosse o mais cuidada possível e o herdeiro viesse a nascer saudável e cheio de vida.
Mas como “não há bela sem senão” – outra expressão! – também se relata que a rainha, nestas circunstâncias, ficava mais inacessível, com mais soberba, mais arrogante e orgulhosa. E assim, hoje, se aplica esta expressão quando vemos alguém que se comporta com estas características – “Traz o rei na barriga!”
Mas na realidade quem verdadeiramente traz o “REI” na barriga, somos nós, os Seus Filhos! O Espírito Santo habita em cada um de Seus Filhos, e Ele quer fazer-se notar. A diferença, no entanto, é total. O Espírito Santo com ação em nós não nos leva à soberba e orgulho, mas sim à total humildade e serviço. Tudo o contrário a isto é maquinação do ego e do pequenino rei de orgulho que transportamos em nós.
Ainda estás a tempo de manifestares o verdadeiro Rei em ti. Ele se mostrará em ti com humildade, submissão e poder sobrenatural, nunca ao contrário!
Com amor,
Pr. José Carlos Ribeiro
Sem comentários:
Enviar um comentário