terça-feira, 9 de junho de 2020

CUSPIR

“... Jesus cuspiu no chão, misturou a terra com saliva e aplicou-a nos olhos do cego.” – Jo. 9:6 (NVT)

O cuspe expelido por alguém, ou a ilustração proverbial com o termo de cuspir, traz sempre diversos significados sejam culturais ou sociais. Alguns exemplos são:

- Cuspir nas mãos para pegar numa ferramenta (ação); Não poucas vezes vemos trabalhadores e operários diversos a cuspir nas mãos antes de tomar uma ferramenta, com o objetivo de aumentar a aderência manual.

- "Cuspir no prato em que se comeu" (expressão); Esta é uma expressão que, recorrentemente, simboliza uma traição de alguém que foi cuidado e estimado. Uma expressão, infelizmente, cada vez mais atual no seu significado.

- Cuspir frente a alguém (ação); Este é um sinal de desprezo por alguém ou por alguma situação que esse alguém traz. Em algumas culturas atuais ou antigas, é um sinal de reprovação ou de cancelamento de algum acordo.

- Cuspir em meio a ambientes de pouca higiene (ação); É um hábito que alguns têm, cuspir quando os cheiros são nauseabundos ou quando o ambiente é poluído.

O cuspir tem então vários significados e é, no entanto, uma ação ou expressão de renome feio e deselegante. Por que razão Jesus cospe e faz lama para colocar nos olhos de um cego?

Sem entrar em domínios teológicos, mas unicamente uniformizando o raciocínio apresentado, Jesus cancela toda a conotação negativa do ato de cuspir e transforma-a em algo positivo, neste caso, uma cura de cegueira. Sempre que Jesus entra em cena, hoje na pessoa do Espírito Santo, todas as conotações negativas associadas a práticas ou costumes, são totalmente transformadas e assimiladas com uma conotação positiva e de grande operação sobrenatural!

Todo o teu passado, todo o teu pensar e viver, tudo o que és, fazes e pensas, mesmo que com teor negativo, Jesus quer pegar, tomar posse e aplicar a sua transformação. Recebe o Seu “cuspir” em qualquer situação. Ele sabe o que faz e tem sempre o melhor para ti!

Com amor,
Pr. José Carlos Ribeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário