"Pois a quem tem, mais será dado, e terá em grande quantidade. Mas a quem não tem, até o que tem lhe será tirado." - Mt. 25:29
Estamos a viver no tempo pleno e integral de dependência do online. Com isto não estou a dizer que é mau, nem que é bom.
As empresas subsistem com os seus colaboradores em tele-trabalho, o ensino faz-se em vídeo-conferência, compra-se e vende-se através de sites de comércio online, os congressos e conferências são convertidos em webinars, as famílias falam-se e vêem-se por aplicações em smartphones, as igrejas transmitem as suas liturgias pelos diversos canais digitais, os personal-trainers fazem os seus treinos nos seus canais YouTube, os couchers e influencers dão as suas palestras ou mostras motivacionais nas redes socais, as entrevistas são realizadas em diretos no instagram... E esta lista não acabaria tão depressa!
O facilitismo de aceder ao que se quer e quando se quer nunca foi tão elevado! E com esta facilidade sempre há um lado avesso. Qual é este lado?
O ser humano (principalmente o latino) sempre foi exímio em fazer parecer muito, fazendo pouco. E esta redundância de agenda online tem levado muitos a se especializarem neste âmbito de ação fraudulenta. Há empresas que estão a ter problemas com funcionários que não cumprem os seus horários de tele-trabalho contratual, alunos há que não assistem às aulas online marcadas, e assim vai acontecendo nos diversos domínios já mencionados.
O que ainda é de lamentar mais, é verificar aqueles que na Igreja estão a proceder da mesma maneira. Aproveitando o online para se desligarem das suas responsabilidades e compromissos assumidos no chamado e comissionamento deixado por Jesus. Afinal, o que fazemos para a construção do Reino de Deus na terra é somente para ser visto? Para agradar a alguém? Mas quando não nos vêem, desaparecemos?
Este é um tempo de depuração! Depurando, tudo fica mais puro, e para o novo tempo que a igreja e mundo vai viver, esta depuração precisa-se. Afinal, o covid-19 estará a ser uma ferramenta de depuração?
Faz a tua parte, usa tudo o que Deus depositou em ti e honra o que os outros te confiaram. Avança e multiplica para o novo!
Com amor,
Pr. José Carlos Ribeiro
Sem comentários:
Enviar um comentário