“Assim, cada um de nós será responsável por sua vida diante de Deus.” – Rm. 14:12 (NVT)
A frase incompleta que trago no título deste texto, provém duma obra literária clássica: a tragédia “Julius Cesar” de William Shakespeare. Trata-se de uma peça teatral, que retrata a conspiração contra o ditador romano Júlio César, baseada inteiramente em factos reais da história romana. Nesta história existia um personagem de nome Marcus Junius Brutus, sobrinho do imperador romano Júlio César ou, eventualmente, seria mesmo seu filho segundo alguns historiadores, e este era um dos conspiradores para o assassínio do imperador.
Existem alguns diálogos entre estes dois personagens e, em determinada altura, a conversação leva a esta frase que aqui está de forma incompleta. Esta, neste caso, revela a responsabilidade que Brutus deveria assumir nos processos que estava a realizar, mesmo em domínios de conspiração e traição. A frase completa é: “A culpa, meu caro Brutus, não está nas estrelas, mas em nós próprios!” Muito interessante... O próprio traído levava o traidor a assumir e viver na responsabilidade das acões assumidas!
Mas nós, como cristãos, filhos de Deus, somos responsabilizados para o bem e não para o mal, e devemos viver na responsabilidade que nos tem sido outorgada pelo próprio Deus. Tu e eu somos sal da terra e luz do mundo (Mt. 5:13,14), chamados para proclamar as grandezas de Deus (I Pd. 2:9). Não vais ficar à espera que sejam os outros a levar a tua responsabilidade avante... Não podes fazer isso!
Hoje, e a partir deste momento de mudanças profundas que estamos a viver em todos os domínios, tens a oportunidade única de te deixares transformar e transformar tudo o que está no teu mundo e à tua volta. A responsabilidade da tua vida está nas tuas mãos, mas Deus quer potencializá-la muito acima do que tens pensado ou idealizado.
Não esqueças jamais: Deus conta contigo e entregou-te responsabilidades pessoais e exclusivas.
Com amor,
Pr. José Carlos Ribeiro