“Sem fé ninguém pode agradar a Deus…” – Hb. 11:6a (NTLH)
Há poucas semanas atrás conheci o recordista guiness da maior onda gigante surfada, recorde atingido em 2018 nas famosas ondas da Nazaré. Tive a oportunidade de conversar algum tempo com ele e saciar alguma da minha curiosidade em saber o porquê de alguém colocar a própria vida em risco em busca de um momento de satisfação, realização ou simplesmente de cumprimento de um sonho.
Conversando, descobri um homem que tem prazer em colocar a cada limite ultrapassado novas fasquias, novos desafios e criar novas oportunidades de êxito que podem, naturalmente, degenerar em fracassos. Verdadeiramente, dizia ele, para conseguir a “onda” desejada neste alvo, são incontáveis as quedas, as ondas perdidas e os “fracassos”, os quais inclusivamente levam a acidentes fatais e cruéis. Mas o alvo, o objetivo, é sempre subir mais alto e conseguir a maior onda... No entanto, para isso acontecer, é preciso estar no mar com a sua prancha e preparado para o feito memorável. Nessa altura ele diz: “A fé é pra corajosos!”.
Foi inspirador! Constatando esta revelação simples, mas tão palpável, posso experimentar como a vivência de uma “fé” não é um ato esporádico e fortuito de um acaso. Chegar ao alcance de um sonho é um ato deliberado e intencional, ainda para mais quando esse sonho faz parte de uma ordem ou de um desígnio de Deus para a minha vida!
Sim, é preciso coragem, muita coragem para avançar em mares e ondas que podem trazer o fracasso, mas sem estar mergulhado nesse mar expectante da oportunidade que sempre vem, certamente não vou experimentar esta satisfação e realização.
A decisão está tomada faz muito tempo… Aplicar coragem na fé do alcançável. Sei que Deus vai continuar a operar e a trazer honra nos passos dados.
Não crês que é chegada a hora de tu também entrares no mar?
Entra… A tua onda está a chegar!
Com amor,
Pr. José Carlos Ribeiro