Leonardo Da Vinci foi um homem fora de série, um “génio” para a época em que viveu (entre 1452-1519)!
Realizou obras incríveis, desde pinturas, esculturas, diversas obras arquitetónicas e engenhos. Enfim, um homem muito à frente do pensamento e conhecimento comum do seu tempo! Hoje temos frutos deste conhecimento mesmo a nível da anatomia… Pesquisem porque é interessante.
E quem não conhece o famoso quadro da “Mona Lisa” ou a “Última Ceia”, esta última tão reproduzida e espalhada até por algumas casas?
Pois bem... A pintura que encabeça esta pequena meditação é uma das pinturas de Da Vinci e que se chama “S.João Baptista”!
Mas, podem estar a questionar agora: “e o que tem esta que ver com o nome da meditação - 'Desincha'?"
Sim, tem tudo a ver! Vamos juntos meditar.
Vejamos: nesta pintura que retrata João Baptista que aponta com o dedo indicativo para cima e para a cruz que, tenuemente está atrás da sua mão, reconhecemos que, de acordo com a Palavra de Deus, João Baptista disse algumas coisas que têm que “bater” bem fundo no nosso coração e transformar a nossa vida. E uma delas tem a ver com este gesto da sua mão e dedo a apontar nitidamente para Jesus, Aquele que viria depois de João e que era maior do que João!
“Eu, em verdade, vos batizo com água, para arrependimento; mas depois de mim vem alguém mais poderoso do que eu, tanto que não sou digno nem de levar as suas sandálias. Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo.” Mateus 3:11
João aponta para Jesus, como que dizendo “Eu sou alguém, um profeta de Deus, que estou a fazer coisas grandes por ordem e capacidade de Deus, mas vem aí Jesus, e Ele é aquele que fará tudo mais poderoso do que eu… E só Jesus é digno de ser exaltado… Eu não sou digno ou merecedor de sequer de pegar as suas sandálias…”
DESINCHA! Agora entendem o titulo da meditação?
João Batista podia ter “inchado” de orgulho, vaidade pelas obras que fazia mas, no momento de Jesus aparecer, ele soube diminuir e deu toda a atenção e adoração ao Senhor Jesus! Ele deixou Jesus ser Jesus! Não se colocou à frente da Sua pessoa e vontade!
Muitos estudiosos da pintura deste quadro colocam exatamente esta interpretação sobre o versículo que João disse: “É necessário que ele cresça e que eu diminua."
"Aquele que vem de cima é sobre todos; aquele que vem da terra é da terra e fala da terra. Aquele que vem do céu é sobre todos.” Jo 3:30-31
Então DESINCHA! Tu e eu precisamos de “desinchar” do orgulho e vaidade que tantas vezes pensamos sobre as realizações que fazemos (nos nossos estudos, empregos, projetos, igreja e ministérios em que servimos), achando-nos tão grandes e importantes, ao ponto de nem sequer recebermos uma palavra de alguém que nos vem ajudar com uma exortação ou uma correção.
Ao longo da minha vida, o Espírito Santo está a “desinchar” o meu coração para que Jesus cresça mais e mais em mim, e isto para que Ele seja conhecido através de mim e não abafado pelo meu inchaço de orgulho ou vaidade. Isto acontece com todos nós!
Então DESINCHA! Se receberes elogios, apreço pelo que fazes e és, não te deixes “inchar” em orgulho e vaidade... Deixa-te “desinchar” e aponta para Jesus, tal como João Batista fez e disse: “É necessário que Jesus cresça e eu diminua”. "Tudo o que tenho e sou é porque vem do Alto e é ao Senhor que eu entrego a glória que lhe pertence”!
Desinchar é um processo: é deixarmos que o Espírito Santo nos lidere, nos molde, “apertando-nos”, “espremendo” este veneno que se chama orgulho e vaidade que nos levam para longe da Glória de Deus que, tantas vezes, a proferimos e cantamos, dizendo que queremos mais dela sobre nós.
Lembremos, e termino com a “fórmula” da nossa vida diária do Trono de Deus: “Deus resiste aos orgulhosos, mas dá graça aos humildes.” Tiago 4:6.
Vamos DESINCHAR?!
Com amor,
Prª. Maria José Ribeiro