quarta-feira, 18 de novembro de 2015

VIVER NO ESPÍRITO - Meditação

“Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Porém o homem espiritual julga todas as coisas, mas ele mesmo não é julgado por ninguém. Pois quem conheceu a mente do Senhor, que o possa instruir? Nós, porém, temos a mente de Cristo" - I Coríntios 2:14-16.
Esta declaração sobrenatural, coloca-nos numa posição de alta responsabilidade! Porquê?...
Primeiro, porque tudo o que fazemos, decidimos, e pensamos, ou é sob o controle do Espírito de Deus, ou é sob o controle da nossa velha natureza.
A qualidade de vida debaixo da liderança do Espírito do Senhor, manifesta-se de uma forma rica nos nossos relacionamentos, nas nossas atitudes, na nossa fidelidade ao Senhor e a todos. A alegria que flui do nosso ser não é forçada, não é fingida, não é circunstancial, mas é a vivência do Espírito de Deus nos filhos que Ele gerou, quando por Ele recebemos o novo nascimento.

Tem o filho de Deus a decisão de deixar que o Espírito Santo opere à Sua livre vontade? Sim. Temos a liberdade de escolher se queremos viver liderados, orientados, ajudados por Ele, ou viver no poder da carne, e esta é a nossa escolha.
O Senhor fez tudo em nosso favor. Jesus nos livrou da penalidade do pecado. Nos livrou, ou libertou do poder do pecado e, por último, nos livrará da presença do pecado.
“Pois quem conheceu a mente do Senhor, que possa instruir?"
Nós temos a mente de Cristo? Que diferença está a causar isso na minha/sua vida? Há vestígios da nossa velha natureza na minha e na sua vida?
Quais são esses vestígios que, de vez em quando, se declaram prepotentes?
A cólera, as palavras azedas que saem da nossa boca, a nossa falta de interesse em buscar ao Senhor, em estudar a sua Palavra, em testemunhar, etc... Quais os sintomas ou indicadores de nossa vida, liderada pelo Espírito Santo?
Levamos uma vida santa e sujeitamo-nos à Sua liderança? Aceitamos que Ele nos discipline, continuando a louvar ao Senhor? Mantemo-nos encorajados e somos reconhecedores das bênçãos que o Senhor nos dá diariamente?

Com o propósito de entendermos a função do Espírito Santo na nossa vida, vamos concluir esta breve meditação com a porção de Sua Palavra em I Tessalonicenses 5:23 - "O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo”.

Como podemos ver, o homem é composto por espírito, alma e corpo. Assim sendo, devemos prestar atenção às atividades de cada dimensão para uma plena submissão ao Espírito Santo.
    

Pr.Álvaro Ribeiro

1 comentário: