quarta-feira, 29 de julho de 2015

EU SOU O SENHOR - Meditação

“Eu sou o senhor, este é o meu nome; a minha glória, pois não darei a outrem,  nem  minha honra, às imagens de escultura” - Isaías 42:8

Querem
os reflectir na maldição de adorar falsos deuses.
Está claramente decretado/proclamado firmemente que O Eu Sou, o Soberano Deus não tolera que a honra que Lhe pertence seja dada a outrem.

Isto cá para nós, haverá pessoa no mundo que seja mais idolatrado do que o Papa? Os verdadeiros crentes, ou seja, os reais cristãos, não devem de forma alguma criticar, julgar ou apontar com o dedo a situação pecaminosa desses líderes eclesiásticos, pois o Senhor diz: “Misericórdia quero, e não sacrifícios”. Mas também não devem chegar ao ponto de se integrar no chamado Movimento Ecuménico. Os que se aliam a este Movimento caem na triste situação de pactuar com a idolatria. É um facto que nem só imagens esculturais de deuses, santinhos e companhia limitada, é idolatria e servem ao Diabo, mas tudo o que serve para eclipsar, atrofiar, substituir a correcta glória do EU SOU O  SENHOR!
Por exemplo, quando a nossa mente fica obcecada com ideias corruptas, pensamentos medíocres, enfim, quando o nosso espírito paira nas áreas contrárias à Vontade de Deus e ali permanece, em vez de albergar a Palavra de Deus e deixar que o Espírito Santo nos leve aos prados verdejantes, onde O Senhor está, não só no virar do dia, mas permanece ávido na nossa intimidade, e com a Sua Glória nos cobrir.

Estimados, chamo a atenção para a realidade da escravidão de idolatria que
grassa no nosso Portugal. Casas seguidas têm uma santinha ou santinho de barro, bronze, prata, madeira, etc. Estes são indicativos da maldição que existe nos lares. Temos muito trabalho para realizar ainda, porque o Senhor quer salvar a todos.

“...Não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento" - II Pedro 3:9b.

Pr.Álvaro Ribeiro

quinta-feira, 23 de julho de 2015

A PARÁBOLA DAS DEZ VIRGENS - Meditação



Quando lemos a parábola das dez virgens, no Evangelho de Mateus 25:1-13, verificamos que cinco virgens eram prudentes e cinco imprudentes. 
Sem dúvida que estas dez virgens representam dois grupos de crentes: Os crentes que estão a viver no poder de Deus, cheios do Seu Espírito (que têm azeite nas suas lâmpadas) e as cinco virgens néscias, ou imprudentes, que embora tenham azeite nas suas lâmpadas e estejam a iluminar, com o tempo vão-se apagando.
O que nos ensina esta parábola? Que não devemos deixar acabar o azeite na nossa lâmpada.

Em I Tessalonicenses 5:19 diz-nos O Senhor: ”Não apagueis o Espírito”. Isto claramente nos diz que somos responsáveis em conservar o Espírito Santo em acção nas nossas vidas. Também notamos que, na parábola em destaque, as dez virgens (representação da todos os crentes), como o Senhor tardou em voltar para as levar rumo às Bodas do Cordeiro, todas elas adormeceram.
Isto nos diz que a Noiva de Cristo, em vez de estar a vigiar acerca da vinda do Noivo, está a tosquenejar, ou espreguiçar, indolente, sem forças, inactiva.  Como está toda a Igreja do Senhor nos dias de hoje? Fria, sem ânimo, gelada, sem vida e pouco vigilante quanto à vinda de Jesus!

Agora, vamos notar na particularidade, de que, quando formos ao encontro do Noivo (Jesus Cristo), precisamos de estar prevenidos com uma vasilha de azeite, para que não nos falte o azeite necessário a esta caminhada.
O que é que isto nos sugere em termos práticos? Leiamos agora em Efésios 5:18 - “E não vos embriagueis com vinho, no  qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito”.  O enchimento do Espírito é constante, ou contínuo, que representa a vasilha suplente, cheia do Espírito.

Como está  a sua vida? Tem a sua vasilha cheia de azeite, para que não seja apanhada de surpresa, como as cinco virgens néscias?...

NÃO NOS ESQUEÇAMOS QUE SOMOS TEMPLOS DO ESPÍRITO SANTO E,  PORTANTO, NÃO SOMOS DE NÓS MESMOS, MAS TOTALMENTE DO SENHOR (NOSSA ALMA, ESPÍRITO E CORPO)!
QUE A SUA E A MINHA VASILHA ESTEJAM SEMPRE CHEIAS DO BOM AZEITE.

Pr.Álvaro Ribeiro

sexta-feira, 17 de julho de 2015

A MAIOR CONSOLAÇÃO - Meditação

Normalmente apreciamos as coisas menos boas e vivemos para elas, deixando para segundo plano as coisas excelentes. (Estamos a pensar no campo espiritual).

Vejamos o que O Senhor diz através de Seu servo Paulo em I Tessalonicenses 4:17-18 - “Depois nós os vivos, seremos arrebatados juntamente com eles entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor. Consolai-vos, pois, uns aos outros com estas palavras”.
Qual deve ser o maior desejo do crente? Não será estar sempre na companhia do Senhor cheio de glória? Viver na Sua presença?
Por isso, está mencionado que nos consolemos com tais palavras que é, repito: estar sempre com o Senhor.

É este tambem o seu maior desejo? Espera a todo o momento pelo arrebatamento da Igreja de  Cristo? Ou nem sequer se lembra deste tremendo acontecimento, que está à porta? Sim! Breve O Senhor Jesus virá. 
Em primeiro lugar vem buscar a Sua Igreja nos ares. Não sabemos qual a altitude onde Jesus espera pela Sua Igreja, mas Ele vem, como promete, para nos levar para o Céu, tirando-nos da terra. 
Quando tiver recolhido a Sua Igreja, que é o Seu Corpo, então descarregará a Sua ira sobre os homens ímpios. Homens que Lhe viraram as costas e blasfemaram Dele - “Beijai o Filho para que não pereçais no caminho, porque dentro em pouco se Lhe inflamará a sua ira. Bem aventurados todos os que Nele se refugiam” (Salmo 2:12).
Em Apocalipse está tudo isto declarado. A ira do Senhor está prestes.
Ai dos que zombam do Senhor, falando com desprezo acerca da Sua vinda, porque o Dia da Sua vinda está próxima, e com Ele a recompensa.

“Cala-te diante do Senhor Deus, porque o Dia do Senhor está perto,  pois o Senhor preparou o sacrifício e santificou os Seus convidados …...” - Sofonias 1, ...

Pense bem, quem são estes convidados?
Isso mesmo, somos nós os filhos de Deus, pois estamos a ser santificados. Não vivamos mais segundo a carne, mas segundo o Espírito
Até para a semana, querendo O Senhor!

Pr.Álvaro

quinta-feira, 9 de julho de 2015

Livro do Mês - «O Peregrino»

O Peregrino - A Viagem do Cristão da Cidade da Destruição para a Jerusalém Celestial é um livro escrito pelo pastor batista John Bunyan e publicado na Inglaterra em 1678.

O livro é uma alegoria da vida cristã. Bunyan relata, no prefácio que escreveu no livro, como uma forma de alerta aos perigos e vicissitudes enfrentados na vida do cristão por aqueles que seguem os ensinamentos bíblicos e buscam um caminho de perfeição para alcançar a coroa da Vida Eterna, citada no livro do Apocalipse na Bíblia.

O Peregrino tenciona levar o leitor a refletir sobre como deve ser vigilante na vida terrena, simbolizada pela jornada do Cristão. "O Peregrino" é um dos livros mais vendidos no mundo a seguir à Biblia.....

Disponível na nossa livraria!

USE O PODER DA CONFISSÃO DE FÉ - Meditação

Há três milénios (3000 mil anos) atrás, quando a flor de Israel desabrochou na sua mais brilhante exuberância, o sábio Salomão escreveu: “Estás enredado com o que dizem os teus lábios, estás preso com as palavras da tua boca”. Ele abordou o poder que há na nossa boca e daquilo que dizemos, da minha e da sua boca, há poder para enganar, para curar e para matar, para abençoar e amaldiçoar.

Maior do que Salomão, Jesus exaltou o mistério do poder da confissão.
Veja-se em Marcos 11:23 - “Porque em verdade vos afirmo que, se alguém disser a este monte; Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar no seu coração, mas crer que se fará o que diz, assim será com ele”.
Eu sei que nos temos equivocado e mesmo desacreditado! Mas a Palavra de Deus é verdadeira. Esta declaração da verdade não necessita de explicação, ela deve ser simplesmente acreditada “...seja Deus verdadeiro, e todo o homem mentiroso...” (Rom 3).
O Senhor Jesus é o sumo sacerdote da nossa confissão.
Devemos confessar! ”Isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus, que se compadece” - Rom 9:16.

Há algum tempo o Senhor deu-me o entendimento em Hebreus 3:1- “Considerai a Jesus Cristo, Apóstolo e Sumo Sacerdote da nossa confissão, da nossa fé, do  nosso testemunho”. Confessemo-Lo como Sumo Sacerdote do que dizemos, do que falamos e do que testemunhamos.

Leiamos agora em Hebreus 4:14,15,16 - “tendo pois a Jesus, Filho de Deus, como grande sumo sacerdote que penetrou nos céus, conservemos firme a nossa confissão. Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se  das nossas fraquezas; antes, foi Ele tentado em todas as coisas, á nossa semelhança, mas sem pecado. Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em tempo oportuno”.

Sejamos muito gratos ao Senhor pela confiança que tem em nós! Confessemos, afirmemos, proclamemos e vivamos o que a Palavra de Deus afirma, e não o que o diabo faz crer.

Pr.Álvaro Ribeiro

quarta-feira, 1 de julho de 2015

OS VENCEDORES SÃO VITORIOSOS - Meditação

Creio que estamos de acordo acerca da criminalidade, corrupção e pecado que avança na face da terra. Satanás sabe que o seu tempo está a chegar ao fim. O tempo da sua penalidade vai-se aproximando. O mentiroso, destruidor, ladrão, e tudo de ruim que vem daquele ser, terá o seu fim!
Deus ama o homem mas nada mais pode fazer para o tirar de debaixo de Sua ira (digo: ira de Deus; leia João 3:36).
O Senhor tem sido muito paciente e tem esperado que o Homem se arrependa e se volte para Ele, mas creio que está a chegar o tempo em que o Senhor dirá:  Basta, não suporto mais a indiferença do Homem!
A derrubada final de Satanás é descrita no Livro de Apocalipse com muito sentimento e veemência. O nosso papel como vencedores também é explicado. A base dupla para a nossa vitória sobre o diabo é de grande interesse: “Então, ouvi grande voz do céu, proclamando: Agora, veio a salvação, o poder o reino do nosso Deus e a autoridade do Seu Cristo, pois foi expulso o acusador de nossos irmãos, o que os acusa de dia e de noite, diante de nosso  Deus. Eles pois, o venceram por causa do sangue do Cordeiro e por Sua Palavra, do testemunho que deram e, mesmo em face da morte...”.

AS DUAS CHAVES PARA A VITÓRIA:
1) O Sangue do Cordeiro, que nos lavou de todos os pecados e, por isso, somos aceites por Deus, exactamente como se nunca tivéssemos pecado. E, tal como foi dito no Domingo passado, na pregação pelo pastor, Deus agora vê-nos perfeitos em Cristo; quando olha para nós é através de Cristo.
2) A palavra do nosso testemunho - As palavras que proferimos profeticamente, se está de acordo com a Palavra de Deus, fará recuar o inimigo. O diabo e os seus lacaios terão que recuar, porque damos a ordem na autoridade de Jesus e eles têm que obedecer.

Terminamos com a afirmação em Romanos 8:37 - “Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou” JESUS!

Pr. Álvaro Ribeiro