quarta-feira, 8 de março de 2023

ATREVIDOS!

"Não participem das obras infrutíferas das trevas; antes, exponham-nas à luz.” - Efésios 5:11 (NVI)

De uma maneira geral, todos concordamos numa visão sobre o mundo e tempo que vivemos: o mundo está totalmente contaminado, em todas as esferas de funcionamento, e isso é fruto do pecado. Esta é uma realidade resultante da vida das pessoas sem Deus. Também é certo que Deus, mesmo neste mundo contaminado, tem os Seus servos fiéis, aqueles que buscam andar de acordo com as Suas diretrizes. Então a questão para hoje é: qual a atitude dos servos de Deus diante de tamanho domínio do pecado neste mundo?

O versículo bíblico acima referido (Ef. 5:11) fala-nos um pouco sobre isto: A Sua Palavra nos adverte para que não sejamos participantes, ou seja, cúmplices, das obras do pecado. O dicionário de português define a palavra "cúmplice" da seguinte forma: “que ou quem participa do delito, do crime de outro." Vemos claramente que a Bíblia nos ensina a rejeitar o erro e a tomar uma posição sobre o mesmo erro. Se nos mantivermos calados, ou até participando indiretamente do pecado neste mundo (na nossa esfera de ação), somos cúmplices dele. O cristão não deve baixar a cabeça defronte daquilo que é “obra das trevas”, pelo contrário, tem que colocar a sua opinião, a sua posição, reprovando-a. Agora, é claro que temos que ficar atentos, porque daí advirão perseguições, assim como vimos na vida de Jesus essas mesmas perseguições, pois Ele não aceitava ser cúmplice das atitudes erradas.

Existe um "modus vivendi" obrigatório na vida do cristão em expor a verdade, lançando a luz sobre os erros existentes, de se posicionar, de não escolher abster-se e em não se esconder!

A triste realidade é que vivemos num tempo de superficialidade que também tem assumido preponderância na vida dos cristãos sendo, assim, cúmplices do pecado que nos rodeia! É contra o pecado e o reino maligno que lutamos e não contra as pessoas! Por isso o mundo precisa que sejamos ATREVIDOS em denunciar as obras das trevas, o pecado e tudo o que é contrário aos valores e princípios da Palavra de Deus. Não sei se estás nesta posição desconfortável perante o mundo que te rodeia, mas enxerga bem a tua situação... É hora de seres ATREVIDO!

Com amor,
Pr. José Carlos Ribeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário