A cidade do Porto tem um lema inscrito no seu brasão: “Antiga, Mui Nobre, Sempre Leal e Invicta Cidade do Porto". Chama-se Invicta porque nunca foi conquistada por alguém, nem nenhuma força militar, força política ou reino. Há como que uma carga de invencibilidade sobre os habitantes desta cidade, que faz com que sejam pessoas destemidas, afrontadores de desafios e fortemente desafiadores das adversidades.
Efésios 2:6 (versículo acima) declara que nós, ressuscitados com Cristo, estamos posicionados no céu, ao lado de Jesus. Não diz que estaremos, que estivemos, nem que poderemos vir a estar. Declara imperativamente que "nos acolheu no céu ao seu lado." É uma posição consumada, verídica e incontornável! Eu estou posicionado juntamente com Cristo Jesus nos lugares celestiais, assumindo uma superioridade sobre toda a circunstância adversa, sobre toda a enfermidade, sobre todo o desânimo, sobre tudo o que o mundo que me rodeia me quer fazer acreditar! E a pergunta é: Será que Jesus, nesta posição, é "incomodado" pelas coisas mesquinhas que o mundo traz? Não! Claro que não! Ele é totalmente incólume a toda e qualquer circunstância humana, corpórea ou espiritual!
Se Ele é assim na posição em que se encontra, e se eu e tu estamos na mesma posição, só te posso afirmar com toda a veemência e certeza: somos INVICTOS!