quinta-feira, 14 de julho de 2022

REINO DE DEUS É ROMPER LIMITES (parte 1)


"E disse Eliseu: Peço-te que haja porção dobrada de teu espírito sobre mim." -  2 Reis 2:9b

Todos nós temos conhecimento dos nossos limites, limites que vão sendo construídos pelo autoconhecimento e conhecimento dos diversos contextos em que vamos vivendo. Mas, à medida que vamos conhecendo os nossos limites, tomamos consciência que muitos deles precisamos vencer!

Como pais, aprendemos que uma das nossas responsabilidades é estabelecer limites para os filhos. Esta difícil e árdua tarefa é uma grossa fatia do que chamamos educação, principalmente nas idades mais infantis e na adolescência. Desde tenra idade ensinamos que o filho não deve ir para longe, porque os perigos são muitos, e não podemos condenar tal atitude dos pais, pois estas orientações são pertinentes e indispensáveis. Ninguém pode viver sem limites.

No entanto, o que acontece na idade adulta, é que as pessoas tornam-se limitadas demais e precisam de estímulos para saírem do lugar.

O profeta Eliseu é um bom exemplo de determinação e progresso. Enquanto acompanhava Elias, ele foi aconselhado a ficar em alguma das cidades por onde passavam. Contudo, o discípulo estava determinado a continuar junto do seu mestre. Por causa desta perseverança, testemunhou o arrebatamento de Elias e recebeu porção dobrada do Espírito (2 Reis 2:1-15). Ficar a meio do caminho seria uma forma de limitar as suas experiências e o seu ministério.

Semelhantemente, os discípulos que perseveraram em seguir a Cristo, também testemunharam a sua subida ao céu e receberam o Espírito Santo. Isto é ultrapassar os limites da razão e viver pela fé. É ir além das situações controláveis, confortáveis e previsíveis, mas sempre em obediência ao Senhor.

Este é o desejo do Espírito Santo para nós. Ir além dos limites e permitir a manifestação do Seu Reino em nossas vidas e contextos. Precisamos ir mais longe nas nossas experiências com ele.

Rompe os teus limites!

Com amor,
Pr. José Carlos Ribeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário