quarta-feira, 29 de junho de 2022

DIZ-ME COM QUEM ANDAS...

"Abstende-vos de toda aparência do mal." - I Tess. 5:22

O título deste breve devocional é parte de uma ditado popular que diz assim: "Diz-me com quem andas e dir-te-ei quem és." 

É sabido que todos gostamos de caminhar ao lado de pessoas que, em alguns aspetos, têm semelhanças connosco. Trata-se de um conceito humano de pertença e que traz fortalecimento emocional. E quando isto acontece, podemos saber as qualidades de uma pessoa pela companhia que ela mantém.

Por outro lado, o que tantas vezes acontece, devido à manutenção destas ligações, é sermos incluídos em características nada positivas, pelo simples facto de mantermos relacionamentos que em pouco nos beneficiam, seja em imagem, credibilidade e fruto de vida.

A Bíblia é clara quando o Apóstolo Paulo adverte a igreja que uma das coisas para manter o ânimo,  o foco e o fogo do Espírito Santo ativo, entre diversas considerações, é "absterem-se de toda aparência do mal". Isto é algo fundamental, principalmente num tempo de tanta interação pelos meios cinemáticos, redes sociais e digitais, que nos levam a ser interligados a tantas pessoas, movimentos e ativismos.

A exortação de Paulo mantém-se. É preciso que, quando exista aparência de algo errado ou nada benéfico, te mantenhas de fora e não sejas misturado nisso.

Melhor ainda é andares com Jesus e com Ele serás parecido!

Com amor,
Pr. José Carlos Ribeiro

quinta-feira, 23 de junho de 2022

LIBERAR ESPAÇO (parte 4)

"Assim, ficou a arca de Deus com a família de Obede-Edom, três meses em sua casa; e o Senhor abençoou a casa de Obede-Edom e tudo quanto tinha." - I Cr. 13:14

A bíblia narra um episódio trágico quando, no meio do caminho do transporte da arca da aliança para Jerusalém, acontece uma catástrofe com um homem da tribo de Judá, filho de Abinadabe, chamado Uzá. É então que o rei David deixa de levar a arca nesse sentido e a deposita numa casa que estava na beira do caminho.

Nesta casa morava um homem chamado Obede-Edom. Alguns pormenores retirados deste episódio sobre este homem:
- Era uma pessoa de baixo estrato social, pois vivia fora de uma cidade, algures no caminho para Jerusalém.
- O seu nome, Obede, significa servo.
- O nome Edom, denota ser descendente dos Edomitas, descendentes de Esaú, um povo inimigo de Israel.
- Era Geteu, ou seja, da terra de Gate, um dos maiores inimigos de Israel (Golias).
- Seria alguém rejeitado pela sociedade da época, especialmente pelos Israelitas.
- A sua esposa era estéril.
- Os seus animais eram estéreis.

Mas o relato bíblico mostra que Deus abençoou tudo quanto havia na casa de Obede­-Edom durante o período de três meses, enquanto a arca residiu na sua casa. Findos estes três meses de grande transformação na vida e condições de Obede, a arca é então levada para Jerusalém sob as ordens e comando do Rei David e, nessa altura, assistimos a uma mudança radical na atitude de Obede-Edom e sua família. Decidem ir para onde a arca for e ficar onde a arca estiver!

Hoje, alguns vão aos chamados "cultos ao Senhor", chegando o mais atrasados possível, ficam a olhar para o relógio desejando ir embora mal termine, não vivem a paixão pela presença de Deus, e pior, saem dos "cultos" e nem se lembram mais do que aconteceu lá dentro. Mas, ainda assim, pedem, em necessidade, que Deus derrame da Sua Presença.

O ter a permanência da presença de Deus é um posicionamento intencional. É deixar para trás os antigos hábitos e "modus vivendi", a escravidão e a dependência das circunstâncias. É, intencionalmente, LIBERAR ESPAÇO para o trigo novo de Deus entrar e ser manifesto em tua vida.

Levítico 26:10 NTLH: "As colheitas serão tão grandes, que vocês precisarão deitar fora o trigo velho para terem lugar onde guardar o novo."

Honra a Presença de Deus, busca a Presença de Deus, deleita-te na Presença de Deus... Libera Espaço para o Seu agir!

Com amor,
Pr. José Carlos Ribeiro

quarta-feira, 15 de junho de 2022

LIBERAR ESPAÇO (parte 3)

"Pois o Espírito que Deus nos deu não nos torna medrosos; pelo contrário, o Espírito nos enche de poder e de amor e nos torna prudentes." - II Tim. 1:7 (NTLH)

Lembro-me muito bem, quando em 1992 cumpria o serviço militar, e na minha especialidade dentro da Cavalaria, que comandava um veículo Chaimite com um morteiro 81. Era um veículo anfíbio munido de escotilhas superiores que, ao abrirem, subia a arma morteiro que disparava contra alvos até 6 km de distância. A guarnição do veículo era composta por: condutor, municiador, remuniciador, apontador e comandante de viatura.

Quando éramos enviados para o terreno em exercícios, e mesmo sem ser em situação de guerra, começava a sentir um medo tão incomodativo que até me fazia faltar o ar. Isto porque era minha responsabilidade dar a ordem para o apontador sair da viatura e seguir para as proximidades do adversário. As orientações para ele se dirigir e infiltrar junto do adversário, eram dadas por mim. Ou seja, a responsabilidade direta da vida deste homem estava nas minhas mãos.

O medo é um estado de insegurança pelo futuro! Tem a função de nos paralisar e impedir de viver a conquista que vem a seguir. Dando eu ouvidos ao medo que me tentava paralisar, impedia-me de inferir danos no adversário e, assim, consumar uma derrota certa na minha guarnição! Mas essa não era a minha função. A minha função era vencer o medo e levar a minha equipa em vitória, sem danos e sem baixas! O medo tinha que ser vencido, para depois vencer o inimigo!

Deus não nos chamou para vivermos paralisados, e sim para avançarmos e conquistarmos tudo o que Ele tem para nos entregar. O medo tem-nos feito perder as realizações e planos que Deus tem para cada um de nós! Temos que deitar fora o medo, lançar fora este trigo velho, liberando espaço para receber o novo trigo cheio de vida e de conquista do plano de Deus em nós! Levítico 26:10 NTLH: "As colheitas serão tão grandes, que vocês precisarão deitar fora o trigo velho para terem lugar onde guardar o novo."

Hoje desafio-te a dares passos corajosos em enfrentar o desconhecido, vencendo assim o medo. Só dando o que temos, poderemos receber o que não temos!

Libera espaço!

Com amor,
Pr. José Carlos Ribeiro

quarta-feira, 8 de junho de 2022

LIBERAR ESPAÇO (parte 2)

"Lembrem-se: aquele que semeia pouco, também colherá pouco, e aquele que semeia com fartura, também colherá fartamente.” - 2 Co. 9:6 (NVI)

A vida com Deus é repleta e completa de respostas. Resposta ao que Ele mesmo promete na Sua Palavra, na Bíblia. Quando Deus traz algo da Sua parte para o Seu povo, como palavra profética revelada, sempre significa que nos está a preparar para o que Ele quer realizar.

Foi assim com Noé e a arca, ao vir o dilúvio e a obediência à ordem de Deus, surge a resposta e a solução. Foi assim com Moisés na libertação do povo da escravidão e a viagem para a terra prometida. Assim foi com José ao chegar à posição de governador do Egito, resultado de viver na expectativa da promessa de Deus. E foi assim com Neemias (reconstrução dos muros de Jerusalém), com David (adoração sem limites religiosos), com Jonas (salvação de uma cidade), e com tantos outros!

Existe um pressuposto para haver colheita (resultados ou resposta das Suas promessas): existir uma semeadura!

Para receberes o trigo novo de Deus na tua vida, precisas liberar espaço para que este possa entrar. O trigo novo não vem do ar ou do acaso. O trigo novo, abundante, próspero e cheio de vigor e Poder, vem como colheita.

Libera espaço na tua vida, semeia. Vais colher!

Com amor,
Pr. José Carlos Ribeiro

quinta-feira, 2 de junho de 2022

LIBERAR ESPAÇO (parte 1)

"As colheitas serão tão grandes, que vocês precisarão deitar fora o trigo velho para terem lugar onde guardar o novo." - Levítico 26:10 (NTLH)

De vez em quando fazemos arrumações em casa. Há pouco tempo tivemos um pequeno armário novo e isso permitiu-nos fazer uma melhor gestão e aproveitamento de espaço na arrumação de roupas. Nesta gestão, tivemos que selecionar roupas que, ou eram velhas, ou eram de nenhum uso e, assim, deitar fora ou dar algumas. Ao fazer esta seleção, começamos e verificar a quantidade de roupas novas que estavam guardadas sem termos espaço onde as guardar para uso diário, mas agora estávamos a conseguir aproveitar o novo espaço e, com isto, novas roupas para uso e renovação do nosso visual.

Existe um princípio espiritual que se utiliza ampla e largamente no mundo físico: A LEI DO ESPAÇO. Não tem como colocarmos algo numa gaveta, se a mesma está entulhada de coisas. Semelhantemente, não existe a possibilidade de se colocar uma roupa nova num guarda-roupas entupido de roupas velhas e antiquadas.

Esta palavra profética em Levítico 26:10 "LIBERAR ESPAÇO" veio para a Igreja da Renovação para este ano de 2022. Deus tem prometido muito mais para cada uma das nossas vidas, mas muitos não recebem porque ainda não liberaram o espaço suficiente para receber!

Nos dias atuais, estamos com o nosso coração abarrotado de coisas e não temos lugar para receber a presença do Espírito Santo. Deus está a chamar-nos para lançarmos fora trigo velho:
1) pecados
2) preferências
3) comodismo
4) apatia
5) .........

Deixo aqui uma máxima neste contexto, que espero possas levar continuamente contigo, para seres parte desta colheita abundante e transbordante que estamos a começar a viver:

Só dando o que temos, poderemos receber o que não temos!

Libera espaço e recebe o novo de Deus!

Com amor,
Pr. José Carlos Ribeiro