"Abstende-vos de toda aparência do mal." - I Tess. 5:22
O título deste breve devocional é parte de uma ditado popular que diz assim: "Diz-me com quem andas e dir-te-ei quem és."
É sabido que todos gostamos de caminhar ao lado de pessoas que, em alguns aspetos, têm semelhanças connosco. Trata-se de um conceito humano de pertença e que traz fortalecimento emocional. E quando isto acontece, podemos saber as qualidades de uma pessoa pela companhia que ela mantém.
Por outro lado, o que tantas vezes acontece, devido à manutenção destas ligações, é sermos incluídos em características nada positivas, pelo simples facto de mantermos relacionamentos que em pouco nos beneficiam, seja em imagem, credibilidade e fruto de vida.
A Bíblia é clara quando o Apóstolo Paulo adverte a igreja que uma das coisas para manter o ânimo, o foco e o fogo do Espírito Santo ativo, entre diversas considerações, é "absterem-se de toda aparência do mal". Isto é algo fundamental, principalmente num tempo de tanta interação pelos meios cinemáticos, redes sociais e digitais, que nos levam a ser interligados a tantas pessoas, movimentos e ativismos.
A exortação de Paulo mantém-se. É preciso que, quando exista aparência de algo errado ou nada benéfico, te mantenhas de fora e não sejas misturado nisso.
Melhor ainda é andares com Jesus e com Ele serás parecido!