quarta-feira, 23 de junho de 2021

ATREVE-TE!

"Então vocês serão preenchidos com toda a plenitude de vida e poder que vêm de Deus." - Ef. 3:19b 

Existe um ditado sobejamente conhecido, que tantas e tantas vezes utilizamos, aplicado nos mais variados contextos da nossa vida: "Quem não arrisca não petisca". Precisamos utilizá-lo também na nossa vida de forma integral, em tudo o que nos diz respeito e, sendo cristãos, Igreja de Cristo, é hora de vermos a Sua Palavra, as declarações que Deus faz a nosso respeito, serem cumpridas e realizáveis! Será que já te interrogaste o porquê de, tantas vezes, esta "plenitude de vida e poder que vêm de Deus" não se verificarem na tua vida?

Simplesmente porque temos medos, receios infundados, tradições religiosas e ensinos errados que nos têm anulado na nossa vivência simples, direta e transparente do Espírito Santo em nós.

A "plenitude de vida e poder que vêm de Deus" não é uma teoria! Pois, se o que está na Bíblia é teoria, então a tua e minha vidas, como cristãos, não passa de uma farsa! Honestamente, não é assim? Tens realizado o que vives e o que pensas como Corpo de Cristo? O que estás a fazer para alterar este estado? Como consegues viver no marasmo da esterilidade de vida e de poder que vêm de Deus?

Há uma ação necessária que te levará a viver o MAIS de Deus, a Sua vida e a Sua plenitude. Tudo o que Ele é, manifesto em ti! Precisas ser atrevido/a. Lança-te sem medida e de forma extravagante na plataforma da Sua Palavra e verás a Sua vida em Ti!

ATREVE-TE!

Com amor,
Pr. José Carlos Ribeiro

quinta-feira, 17 de junho de 2021

SÊ +

“O Senhor Deus diz: «Os meus pensamentos não são como os vossos pensamentos, e eu não ajo como vocês. Assim como o céu está muito acima da terra, assim os meus pensamentos e as minhas ações estão muito acima dos vossos.»” – Is. 55:8-9

O SER algo ou alguma coisa, é sempre fruto de um pensamento e de um ideal. A dimensão dos teus pensamentos vai delimitar o alcance da tua própria vida. E, infelizmente, muitas pessoas têm estado presas nas minúsculas celas de pensamentos medíocres. Tu só podes realizar aquilo que crês ser possível. É por isso que pessoas que pensam pequeno, vivem vidas pequenas, e são pequenos no seu alcance. 

Mas afinal, o que é pensar pequeno?
-É pensares no que não tens ao invés de pensares naquilo que tens.
-É pensares no que não podes ao invés de pensares naquilo que podes.
-É pensares no problema ao invés de pensares na solução.
-É pensares no que está contra ti ao invés de pensares no que está a teu favor.
-É pensares que já tens o "não", simplesmente porque tens mais do que alguém mais pobre.
-É pensares que já tentaste de tudo para conquistar os teus objetivos, quando na realidade podes contar as tentativas pelos dedos das mãos.
-É pensares que pessoas bem-sucedidas são apenas “sortudas” e que tu não tens tanta sorte quanto elas.
-É duvidar da vitória e acreditar na derrota. 

Henry Ford, o grande empreendedor da produção industrial em série para grandes massas, em menor tempo e com menores custos, escreveu: “Se você acha que pode ou que não pode, em ambos os casos você sempre estará certo.”

O ser algo ou alguma coisa vai sempre depender do que tu pensas e da forma como pensas. Então, quando te perguntares porque a tua vida está deste ou daquele jeito, e por que as coisas não melhoram, a resposta, inevitavelmente, estará ligada aos tipos de pensamentos que tens tido. 

Tu precisas pensar como Deus. E para pensares como Deus, precisas saber o que Ele pensa. E para saber o que Ele pensa, tens que meditar no que Ele diz na Sua Palavra. Por isso, hoje mesmo, não deixes passar mais tempo para elevares os teus pensamentos e SERES + do que Deus tem para que tu sejas.

Com amor,
Pr. José Carlos Ribeiro

quinta-feira, 10 de junho de 2021

VÍTIMA

"Em vez da vergonha, o meu povo receberá o dobro da riqueza deles; em vez da desonra, ele receberá terras e ficará alegre. Sim, o meu povo possuirá uma porção dupla na sua terra e terá uma alegria eterna." - Is. 61:7 (VFL)

Quantas vezes te tens tornado vítima de determinadas circunstâncias que vês como adversas ao teu caminhar? Muitas vezes? Tenho aprendido que isto é falso e vai contra aquilo que a Bíblia diz a teu respeito! É simplesmente uma questão de mentalidade e, nestas breves linhas, quero deixar-te uma inspiração para deixares de ser vítima do que sentes ou vives.

Sabes aquela pessoa que te fez mal? Pode-te ter magoado muito mas, se vires bem, isso não arruinou a tua vida! Repara que se essa pessoa tivesse impedido os planos de Deus para a tua vida, então ela seria maior que Deus! Mas essa pessoa não tem assim tanto poder! Não deixes que um mau momento, uma má experiência te torne um chorão, uma vítima.

A verdade é que sempre que passas por um momento difícil, essa mentalidade de vitima vem bater à tua porta. É aí que tens que tomar uma decisão: vais viver melindrado, desencorajado, vítima das circunstancias, vítima dum patrão injusto, vítima de uma perda, vítima desta pandemia? Ou vais crer que Deus está no controlo, que Ele cuida dos teus passos e que os Seus planos são de bem e não de mal? 

Quando deixares de viver com uma mentalidade de vítima, irás permitir que Deus não somente te tire da situação em que estás, como te fará alcançar os Seus propósitos e planos que tem para ti e terás uma vida ainda melhor do que outrora!

Tu não és uma vitima! Tu és um vencedor!

Com amor,
Pr. José Carlos Ribeiro

quarta-feira, 2 de junho de 2021

PACIENTES E BONDOSOS

"Mostrem a todos que vocês são pacientes e bondosos. O Senhor virá logo." - Fp. 4:5‬ (VFL)

A Bíblia está cheia de frases no imperativo. Não significa que Deus nos está a obrigar a seja o que for, antes pelo contrário. Deus continua a dar liberdade a todo o ser humano para reger a vida como quiser e bem entender.

Agora, temos que entender que se queremos ver os resultados prometidos por Deus para a nossa vida, aí teremos que assumir as Suas palavras neste imperativo, ou seja, como uma obrigação!

Aqui a ordem é simples... Mostrarmos a todos a nossa paciência e a nossa bondade. E se Deus nos exorta no imperativo a mostrarmos estas duas qualidades, então é mesmo porque elas residem em nós!

Viver e mostrar as qualidades que a Bíblia nos declara que são nossas, implica viver totalmente numa dependência de fé! Não vendo, ou mesmo não crendo, que as temos, podemos vê-las manifestarem-se em nós e através de nós!

Isto é simplesmente fabuloso e sobrenatural. Como é que eu não quero usufruir mais e mais destas qualidades e mostrá-las a todos? Será que a Sua Palavra é mesmo importante para mim ou simplesmente mais um componente literário na minha vida?

Deixa-te desafiar em te moveres no que a Sua Palavra afirma! Vais mesmo ser paciente e bondoso.

Com amor,
Pr. José Carlos Ribeiro