quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

FLORZINHA DE JESUS

“Jesus respondeu: Não está certo tirar comida das crianças e lançá-la aos cachorros." - Mt. 15:26

Desde criança que conheço uma famosa música infantil, e creio que muitos de nós ouvimos ou usamos com os nossos filhos. A letra diz assim:

"Sou uma florzinha de Jesus;
Sou uma florzinha de Jesus;
Abro a boquinha para falar;
Fecho os olhinhos para orar..."

Claro que a letra é educativa e leva-nos a ensinar os nossos filhos, desde tenra idade, a orarem com os olhos fechados. Só que muitas crianças têm crescido, tornam-se adultos e pessoas com responsabilidades, e continuam a parecer umas eternas "florzinhas" intocáveis. Pessoas que não se lhes pode dizer nada que os incomode, senão tornam-se tão sensíveis como umas verdadeiras flores de estufa! Logicamente estou a caricaturar um pouco de todos nós.... Todos somos um pouco assim... Uns mais... Outros menos!

Certa altura, uma mulher cananeia, chegou de forma insistente junto de Jesus e pediu para Ele libertar a sua filha que estava endemoninhada. A resposta de Jesus, no versículo acima,  foi desconcertante! Foi como dizer àquela mulher que não iria acudir ao seu pedido, comparando essa ação como se atirasse comida aos cães!

Mas surpresa! Contrariamente ao que seria expectável, esta mulher não deixou que a sua "florzinha" tomasse lugar naquele momento e, de imediato, contra-respondeu a Jesus, não se ressentindo com a dura resposta que Ele lhe havia dado. Jesus reconheceu que esta mulher era uma mulher de "grande fé" (vr.28) e assim a sua filha foi, naquele preciso momento, liberta.

Daqui precisamos retirar um ensinamento! Tu e eu valemos muito mais do que aquilo que pensamos, pelo simples facto de sermos quem somos! Não podemos simplesmente desistir do que somos ou precisamos, em detrimento dum orgulho mundano e pobre!

Deixa as "florzinhas" no seu lugar próprio! Tu não precisas viver assim!

Com amor,
Pr. José Carlos Ribeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário