“De todos os lados somos pressionados por aflições, mas não esmagados. Ficamos perplexos, mas não desesperados.” – II Co. 4:8 (NVT)
Existe alguém que nunca tenha tido problemas ou aflições? Creio que não. Todos nós passamos por momentos mais ou menos atribulados e problemáticos.
Gosto de olhar para trás e verificar que, sempre que vivi problemas ou passei por aflições, cresci. Cresci no desempenho, na atitude, na busca de soluções e nas competências. Hoje, nos problemas e aflições que atravesso, tenho a certeza que chegando o dia de amanhã, olharei para trás, e da mesma maneira terei este sentido de crescimento e desenvolvimento, seja em que área for.
Então, a pergunta que me faço continuamente é: Se amanhã vou viver o crescimento que as pressões de hoje me trazem, porque então estou tão atormentado?
Precisamos responder a esta pergunta sob a declaração da Palavra de Deus, a qual é 100% certa e efetiva. Posso ser afligido mas não serei esmagado. Posso ficar perplexo, mas nunca destruído! Há uma superação intrínseca na vida de todos quantos querem seguir a Jesus e a Sua Palavra. O contrário, ou seja, não superar as dificuldades, demonstra que a Sua Palavra se torna impessoal, porquanto não lhe damos o valor absoluto que transporta.
Caro leitor, não querendo ser um “apregoador da desgraça”, quero, no entanto, deixá-lo alerta! As aflições que vivemos não são em nada comparadas com aquelas que a Igreja de Cristo vai defrontar em breve. Seremos surpreendidos com tantos que negarão a sua posição de fé e de confiança em Deus nos anteriores “dias bons”. Os dias que vivemos são os dias que precisamos, obrigatoriamente, superar sob a certeza da declaração da Sua Palavra. O Apóstolo Paulo assim o fez. A constante perseguição que ele sofria, ainda que fosse ferido na batalha, não era destruído, pois Deus o sustentava com O Seu Poder soberano. Na sua fraqueza, Deus revelava o Seu Poder!
Hoje, e no dia de amanhã, decide superar-te. Vive na superação, não em ti mesmo, mas naquilo que Deus é!