quinta-feira, 29 de março de 2018

RESSURREIÇÃO DE JESUS

Podemos afirmar, sem qualquer equívoco, que a ressurreição de Jesus é a garantia de que nós também já ressuscitamos. A ressurreição de Jesus é a essência do Evangelho.
"E, se Cristo não ressuscitou, é vã a nossa pregação, é vã a vossa fé." - I Corintios 15:14.

Se Cristo ressuscitou, há transformação em tudo. Há transformação na vida humana! Há transformação na  natureza! Há transformação no céu e na terra! Há transformação do nosso corpo e alma! Há transformação  no futuro Reino na terra! Há transformação no governo da terra! Enfim... Há, ou vai  haver, transformação em tudo e em todos.

Cremos que quem já ressuscitou com Cristo, ou em Cristo, jamais será condenado, porque passou da morte para a  vida eterna.
"E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna, e esta vida está no Seu Filho. Aquele que tem o Filho tem a vida. Aquele que não tem  o Filho de Deus não tem a vida. Estas coisas vos escrevi, a fim de saberdes que tendes a vida eterna." - I João 5:11-13.

A ressurreição de Jesus Cristo é a vitória total da transformação radical de todas as coisas! Jesus veio a esta Terra alterar a situação do homem caído e  esmagado, debaixo das patas de Satanás! Fora da glória de Deus! Fora das comunhão com Deus...
O Senhor Jesus suportou a Sua imolação, a Sua cruel morte, incluindo o total abandono do Pai, quando Ele, o Seu único Filho, estava a carregar com a tremenda carga de todos os pecados do homem. Nesse momento, Deus Pai, não podia ter comunhão com o Seu Filho e desligou-se, porque Ele se fez pecado por cada um de nós!

"POR VOLTA DA HORA NONA, CLAMOU JESUS - 'DEUS MEU, DEUS MEU, POR QUE ME ABANDONASTE OU DESAMPARASTE'." - Mateus 27:46.
Compreendemos que Jesus nos substituiu, aplacando a ira de Deus que pairava sobre mim e sobre ti meu irmão e irmã. 
Podemos entender isso com muita clareza e segurança em Romanos 5:1 - "JUSTIFICADOS, POIS, MEDIANTE A FÉ, TEMOS PAZ COM DEUS POR MEIO DE NOSSO SENHOR  JESUS CRISTO."

A ressurreição do Senhor Jesus, amor divino e a Sua graça, foi infalível para salvação do homem em todos os tempos, de todas as raças, etc. Mas é necessário que haja fé e convicção de que Jesus está VIVO E ENCONTRA-SE NO NOSSO MEIO, ESPECIFICAMENTE, EXPERIMENTALMENTE E INDIVIDUALMENTE.

NELE VIVEMOS, NOS MOVEMOS E EXISTIMOS - Actos 17:28

FESTEJEMOS COM MUITA GRATIDÃO AO SENHOR DEUS - DEUS PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO. UM SÓ DEUS, MAS COMPREENDIDO NA TRINDADE SANTA.

Com amor,
Pr.Álvaro RIbeiro

quinta-feira, 22 de março de 2018

SER OU NÃO SER - EIS A QUESTÃO!


Esta é uma frase bem conhecida, parte integrante de um dos atos da peça Hamlet de William Shakespeare.

Com estas palavras começa um verso em que a personagem principal da peça, o príncipe Hamlet, faz várias considerações com contornos filosóficos de constatação das dificuldades pelas quais passa e repensando no esforço ou não de se manter na pele de um lutador.

De facto, a vida representada em obras escritas de drama, assim como A VIDA REAL, tem destas coisas... Continuamente colocamos num jogo dualista a dura realidade do esforço, dedicação e lealdades que temos que empenhar e decidir manter!
O Apóstolo Paulo não tinha dúvidas do que lhe cabia fazer, pensar... enfim... VIVER! Ele sempre entendia que o que tinha em mãos para executar, deveria ser feito sem qualquer réstia de dúvidas ou de cogitações humanas.
Levantava a sua alma e espírito ao Pai, dependia as suas forças e ânimo do Espírito Santo, e caminhava em vitória, cada dia, sem lamentos, hesitações ou "dependências" carnais! Ele sabia quem era, pois a sua história tinha sido mudada radicalmente quando, a caminho da cidade de Damasco, em perseguição aos Cristãos, Jesus lhe apareceu e transformou o rumo da sua vida num "momentum".
A minha história é em tudo idêntica à do Apóstolo Paulo! Antes negava o meu Criador, depois tive um encontro com Ele (Jesus) e hoje, caminho com o Espírito Santo fiel a meu lado, independentemente da minha condição anímica ou física, afim de servir de exemplo e modelo a todos quantos me rodeiam.
Tu também o és: exemplo e modelo, e o Espírito Santo está contigo para te levar a sê-lo mais e mais!

"Fiel é a palavra e digna de toda aceitação: que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal. Mas, por esta mesma razão, me foi concedida misericórdia, para que, em mim, o principal, evidenciasse Jesus Cristo a sua completa longanimidade, e servisse eu de modelo a quantos hão de crer nele para a vida eterna." - I Tim. 1:15-16

Sê forte n'Ele!

Pr. José Carlos Ribeiro

quinta-feira, 15 de março de 2018

UNIDADE COMPLETA | Meditação


“LEVAI AS CARGAS UNS DOS OUTROS E, ASSIM, CUMPRIREIS A LEI DE CRISTO” - Gálatas 6:2

Tenho pensado muito na maneira como as pessoas se cumprimentam... Normalmente é assim: "Como vai, está tudo bem?". E a resposta normalmente é igual: "Tudo bem!"...
Pensemos com realidade e sinceridade! Estará tudo bem? Isto é normal no meio dos descrentes - não haver interesse em saber se há algum problema, alguma carga para poder ajudar...! Mas creio que não estamos errados quando nos encontramos como pessoas que vivem neste mundo, mas que já não são deste mundo - “Pois a nossa pátria está nos céus; de onde também aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, o qual transformará o nosso corpo de humilhação, para ser igual ao corpo de Sua glória, segundo a eficácia do poder que Ele tem de subordinar a Si todas as coisas - Flipenses 3:20-21.

Creio que esta insuficiente saudação entre pessoas que comungam da mesma fé, que estão juntos a caminho da morada celestial, a prosseguir para o mesmo encontro com o Pai,  não é próprio de membros da mesma família.
Deveríamos, quando nos encontramos, saber mais uns dos outros. Saber se o irmão ou irmã está com carga e precisa do nosso carinho ou da nossa ajuda dependendo de qual seja o seu problema (exemplo de ajuda: oração, visitação, uma palavra cheia do amor, carinho e encorajamento), etc.

Hoje temos meios de comunicação rápidos: telemóvel, internet, facebook, entre outros. Mas nada é melhor do que conversar frente a frente.
Sabem uma coisa? Compartilharmos uns com os outros faz muito bem à nossa alma! Ajuda-nos na libertação dessas ditas pressões e stresses, cria um ambiente salutar e de confiança em Deus, nos nossos irmãos e em nós próprios.
O homem restaurado pelo Senhor Jesus, tem mais prazer, mais alegria, mais realização, mais motivação nos convívios com pessoas limpas pelo Sangue do Senhor Jesus do que com os descrentes. A não ser que seja para os ajudara receber Jesus.
A transparência genuína, humilde e honesta vem de aplicarmos a boa Palavra de Deus.

“Confessai, pois os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo" - Tiago 5:16.
Como é compreensível, para uma eficaz oração, deve haver muita transparência e humildade em reconhecermos as nossas falhas, comunicá-las ao nosso irmão e vice versa.
A acção de ajudar a levar a carga uns dos outros é uma ordem do Espírito Santo e não apenas uma exortação.

Conclusão: “POIS SOMOS FEITURA SUA, CRIADOS EM CRISTO JESUS, PARA AS BOAS OBRAS, AS QUAIS ELE PREPAROU PARA QUE ANDEMOS NELAS” - Efésios 2:10

Pr.Álvaro Ribeiro


quinta-feira, 8 de março de 2018

ENSINA-NOS A ORAR | Meditação

“PORTANTO, VÓS, ORAREIS ASSIM” [...] Mateus 6:9
Os discípulos de Jesus, inseridos na cultura judaica, estavam ensinados e habituados a orar. Mas perceberam que a forma como Jesus orava, era diferente de tudo o que tinha sido ensinado pelos mestres da religião, e tudo o que se praticava na vida dos Judeus... Por isso pediram-Lhe: “ENSINA-NOS A ORAR” - Lucas 11:1

A oração que Jesus ensinou, fruto desse pedido, tornou-se uma oração modelo. Infelizmente, a religião tem-na usado como uma reza para ser repetida, como se fosse uma fórmula mágica para perdoar pecados e para ser aceite por Deus.
Mas Jesus nunca pretendeu tal coisa! Ele, pelo contrário, disse: “QUANDO ORAREM, NÃO FIQUEM SEMPRE REPETINDO A MESMA COISA” - Mat 6:7.
Jesus não ensinou as palavras que  devem ser usadas na oração, pois isso torna a oração mecânica, desprovida do que Deus mais quer através dela: relacionamento caloroso. Ele ensinou os princípios.
Cada expressão que Jesus usou para ensinar a orar, foi intencional, de forma a termos o melhor relacionamento com Ele.

As palavras que usamos não é primordial. Mas devem ser sempre nossas. Tal como somos, nós próprios, caracterizando o nosso carácter, sem máscaras. Pois O Senhor sonda e prescruta o mais recôndito do nosso ser. 
Quanto mais genuínos e autênticos formos, mais poderosa será a nossa oração, e melhor alcançará os nossos objectivos.

A oração é o encontro de dois apaixonados. Não é um ritual! É um relacionamento pessoal sem protocolos, sem ideias litúrgicas, imitações, formalismos ou fantasias, tentando impressionar a Deus.
A ORAÇÃO, VERDADEIRAMENTE, É UM  NAMORO DE DOIS SERES QUE SE AMAM - DEUS O SER INCRIADO E A CRIATURA QUE ELE CRIOU, PARA ESTE OBJECTIVO, PLANO, ALVO. 
ESTEJA À VONTADE COM O PAI, PORQUE ELE TEM TODO O PRAZER EM FALAR COM SEUS FILHOS. DEMONSTROU-O, INEQUIVOCAMENTE, AO DAR O SEU FILHO UNIGÉNITO EM SACRIFÍCIO ABSOLUTO. DEIXE QUE ELE O ABRACE... FALE AO SEU CORAÇÃO. ELE O ESPERA. O SEU DESEJO É OUVI-LO E DIALOGAR CONSIGO.

COMO ESTÁ SEU RELACIONAMENTO COM O SEU PAI CELESTIAL?
Com amor,
Pr. Álvaro Ribeiro

quinta-feira, 1 de março de 2018

ARREPENDIMENTO PRODUZ CONFIANÇA | Meditação

É muito bom quando nos apercebemos que em nós ainda há pecado por  confessar e, imediatamente, nos voltamos para a promessa do Senhor que diz: ”Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda a injustiça" - I João 1:9
Se, ao contrário, temos pecados por confessar, e isto se mantém no nosso ser e na nossa consciência por muito tempo, arrastamos connosco um fardo pesado, causando tristeza permanente e falta de confiança nas promessas do Senhor. 
 
Como formamos um só corpo, com Jesus Cristo por Cabeça desse mesmo Corpo que é a Igreja, toda ela é afetada e o Espírito Santo não pode trabalhar com liberdade, como Ele deseja.
Portanto, o filho de Deus tem esta oportunidade fantástica de ser purificado todas as vezes que sentir que algo está mal em sua vida, e não vê, não sente e não crê que O Senhor está no comando. Porém, maior é Aquele que está em nós, do que o que está de fora.
 
“Filhinhos sois de Deus e tendes vencido os falsos profetas, porque maior é aquele que está em vós do que  aquele que está no mundo" - I João 4:4
A confissão a nível individual é necessária, pois o Senhor diz que quem confessar recebe o perdão.
O rei David teve a experiência do angustiante e pesado fardo do pecado, quando adulterou com  Bate-Seba, perdendo a alegria da salvação. Salmo 51 ”Restitui-me a alegria da salvação...”
O pecado não sendo confessado ao nosso Sumo Sacerdote, Jesus Cristo, produz tristeza, aflição, angústia, fragilidade espiritual, e torna-nos fácil presa do inimigo.

A confissão no nível colectivo, envolvendo os membros dessa comunidade, é saudável e propícia à liberdade do Espírito Santo actuar na Igreja do Senhor.
Sendo membros formando um só corpo, quando pecamos, afetamos todo corpo...
 
No livro de Neemias 9 temos a maravilhosa informação do arrependimento e confissão a nível nacional.
Vejamos esta narração do arrependimento e confissão nacional nonLivro de Neemias 9:1-3 | ”No dia vinte e quatro deste mês, se ajuntaram os filhos de Israel  com jejum e pano de saco e  traziam. terra sobre si. Os da linhagem de Israel se apartaram de todos os estranhos, puseram-se em pé e fizeram confissão dos seus pecados e das iniquidades de seus pais. Levantando-se no seu lugar, leram no Livro da Lei do Senhor, seu Deus uma quarta parte do dia." Em outra quarta parte dele fizeram confissão e adoraram o Senhor, seu Deus". E coisas grandes o Senhor realizou naquele reinado (Neemias 9:25). 
 
Quero fazer-lhe o convite e desafiálo/a a estar dia 16 de  Março nas instalações da Igreja da Renovação, onde vamos orar, confessando ao Senhor as nossas falhas, e apropriando-nos da  provisão que Jesus já conquistou na Cruz.
Temos o alvo de grande semeadura e grande colheita no evento evangelístico FESTIVAL DA ESPERANÇA.
 
“CLAMA A MIM E RESPONDER-TE-EI, E ANUNCIAR-TE-EI COISAS GRANDES E FIRMES QUE NÃO SABES“ - Jeremias 33:3

 
Com amor,
Pr.Álvaro Ribeiro