quinta-feira, 29 de junho de 2017

REGOZIJEMO-NOS NO SENHOR!

Quando Neemias entrou na presença do rei com um rosto triste, o rei soube imediatamente que algo estava drasticamente errado.
Neemias disse: “Eu nunca  antes estivera triste diante do rei, e o rei me disse: Porque está triste o teu rosto, se não estás doente? Não é isto senão tristeza de coração” - Neemias 2:1-2
Neemias atemorizou-se, pois entrar na presença do rei com o rosto e gestos tristes parecia mostrar que estava descontente no  serviço do rei. E isso não seria tolerado, ninguém ousaria entrar na presença do rei com o rosto triste!

Contudo, muitos filhos de Deus entram na presença do Rei dos reis de uma maneira triste e com lamúrias, em vez de O adorar logo no início.
Em Deuteronómio 12:11-12 lemos: “Então, haverá um lugar que o Senhor escolherá, e ali habitará o Seu Nome; a esse lugar fareis chegar tudo o que vos ordeno; os vossos holocaustos, e os vossos dízimos, e a oferta das vossas mãos e toda escolha dos vossos votos feitos ao Senhor, e vos alegrareis perante o Senhor, vosso Deus, vós os filhos, as vossas filhas, os vossos servos, as vossas servas e o levita que mora a dentro das vossas cidades e que não tem porção nem herança convosco.”

Assim, podemos ver o zelo de Deus quanto ao lugar onde se deve ADORAR! Nos tempos que decorrem, sabemos que os nossos corpos são o tabernáculo onde  habita Deus! Como devemos viver em santidade pelo Espírito Santo?
O Senhor Jesus disse, muito claramente, acerca da adoração, em João 4:24 “Deus é Espírito, e importa que os Seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.”

Deus decretou, no tempo da antiga dispensação, que os adoradores ao chegarem ao lugar que Ele ordenou para o encontro especial de Deus, fossem com regozijo, com muita alegria, esfuziante, extravagante.
Vejamos o verso 4 do Salmo 1OO: “Entrai por suas portas com gratidão, e em Seus átrios com louvor.”
Está bem claro que Deus quer que O adoremos e louvemos com todo o nosso ser: boca, braços, pernas, alma, emoções, intelecto, etc.
O regozijo é uma maneira de expressarmos gratidão!

Muitos crentes, ou carentes, expressam gratidão em silêncio. Inertes, sem qualquer movimento e, se possível, com as mãos nos bolsos, ou de braços cruzados. Desta forma, Satanás não sabe que aquela pessoa também é filho ou filha de Deus. Mas, no que toca a coisas más exteriores, o inimigo sabe. Os movimentos que, na adoração ao Senhor se activam, é um testemunho forte da nossa comunhão com o Senhor.

REGOZIJAI-VOS SEMPRE!

Pr.Álvaro Ribeiro

quinta-feira, 22 de junho de 2017

A MAIOR PROVISÃO DE DEUS | Meditação

Todo o pecador que neste mundo não tem a Deus, não tem nenhuma esperança. É, de facto, uma noite escura de desespero. Mas, contra este fundo negro pode, no entanto, brilhar a luz resplandecente do Alto!

Está escrito na Palavra de Deus: “Onde há muito pecado, há muito mais da graça de Deus (Rom5:20b). Podemos ser muito agradecidos porque, no versículo 23 do capítulo 6, está escrito:
“Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus Nosso Senhor”.
Somos informados sobre esta grande dádiva do amor de Deus, numa pequena porção da Palavra do Senhor que se encontra em João 3:16 - "Porque Deus amou  o mundo (cosmos) de tal forma que deu o Seu Filho Unigénito, para que todo aquele Nele crê não pereça (morra) mas tenha a vida eterna.”

Agora vamos pensar no que significa uma 'dádiva', para concluirmos a absoluta oferta gratuita que Deus dá a todo o que vem a Ele, e Lhe pede O presente que um dia Deus ofereceu:
 1- É uma oferta;
 2- Exige uma aceitação;
 3- Uma tomada de posse.

Jamais deve haver desconfiança do Dador, que não pode mentir. O maior pecado do homem é não aceitar a oferta de salvação que Jesus realizou com a sua própria vida, entregando-se à morte.
Jesus ofereceu-se para aplicar a salvação a todo o ser humano, mas só tem valor de aplicação quando o homem ou mulher toma posse.
Lembramo-nos que Jesus veio aos que eram Seus, mas os Seus não o aceitaram e, por isso, não receberam a salvação. A salvação não é hereditária. Cada pessoa terá que decidir: receber ou rejeitar.
“Mas a todos quantos O receberam deu-lhes o direito de serem feitos filhos de Deus" - João 1:12
Com esta oferta do Senhor temos uma salvação que abrange toda a nossa vivência, ou seja, somos abençoados na terra e na eternidade com o Senhor.

“Aquele que não poupou o seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, porventura, não nos dará graciosamente com Ele todas as coisas?" - Rom 8:32

Concluímos com o seguinte conceito: Jesus é o centro de todas as provisões materiais e espirituais. O Senhor Jesus realizou uma tão enorme salvação para nossa total libertação.

Um abraço,
Pr.Álvaro Ribeiro

quinta-feira, 15 de junho de 2017

O PODER QUE INFLUENCIA | Meditação


Cá estamos novamente!
E h
oje para vos falar um pouco sobre evangelização. Este é um tema primordial nas prioridades da Igreja do Senhor.
Podemos constatar esta realidade quando prestamos atenção às últimas instruções dadas por Jesus aos Seus discípulos. O Senhor Jesus já havia ressuscitado e comissionou a todos os que eram ou viriam a ser Seus discípulos (nós).

“Portanto, ide, ensinai todas as nações, baptizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espirito Santo. Ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que estou convosco todos os dias, até á consumação dos séculos. Amém!”

Como é que eu vou encarar esta Divina ordem do Senhor, que me dá tudo do melhor na vida que é a eternidade com Ele?
Certamente que, quando queremos obedecer-Lhe, são supridas todas as nossas necessidades, materiais ou espirituais. O Senhor Jesus nunca nos manda realizar algo sem condições.

Portanto, meu caro amigo, se deseja avançar na ordem do Senhor, influenciando pessoas a crer em Jesus, como único que nos salva, siga adiante.
Fale da salvação eterna às pessoas no seu círculo de amizades, porque esta é a melhor forma de expressarmos a nossa amizade aos amigos ou mesmo familiares. Este é o mais valioso presente que podemos oferecer!

Uma das boas estratégias para ganhar vidas para o Senhor, consiste em ganharmos amizade com essas pessoas. Não é necessário uma amizade de muito tempo e extravagante. Basta, em alguns casos, haver pontos de interesse mútuo e então comunicamos o que mais nos agrada na vida, que é a segurança que temos no Senhor.

“O Senhor é o meu Pastor, nada me faltará. Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas, refrigera a minha alma ; guia-me pelas veredas da justiça por amor do Seu Nome.” - Sl 23:1-3

Vamos ver no livro de Ezequiel o aviso solene que O Senhor dá aos homens que eram o Seu povo e que, portanto, tinham a grande responsabilidade de avisar o povo de Deus acerca do perigo iminente que pairava naquele tempo, por motivos de pecado. O Senhor sempre avisa antes de executar a Sua justiça.

Mas leiamos para finalizar esta meditação: “Filho do homem, fala aos filhos do teu povo e diz-lhes: Quando eu fizer vir a espada sobre a terra e o povo da terra tomar um homem dos termos e o constituir por seu atalaia, e vendo ele que a espada vem sobre a terra, tocar o som da trombeta e avisar o povo, se aquele que ouvir o som da trombeta não se der por avisado, e vier a espada e o tomar, o seu sangue será sobre a sua cabeça. Mas se quando o atalaia vir que vem a espada e não tocar a trombeta, e não for avisado o povo, esse tal foi levado pela sua iniquidade, mas o seu sangue demandarei do atalaia."

Quem são os atalaias deste tempo?
Eu e você! Nós somos os atalaias.

Pr.Álvaro Ribeiro

quinta-feira, 8 de junho de 2017

CONCEITOS SOBRE SALVAÇÃO | Meditação

O “fundamento da Igreja” assenta firmemente sobre o nosso grande Salvador Jesus!
Há vários outros termos, referentes à salvação, e que vamos citá-los, devido à sua importância.

1- Salvação.
Refere-se à obra da graça de Deus em Cristo pela qual somos salvos.
Salvos de quê?
a) Salvos da penalidade, poder e futura presença do pecado.
b) Salvos para o propósito de Deus e estabelecidos na Sua família, onde expressamos a semelhança do Seu Filho.
Ao morrer na cruz pelos nossos pecados, Cristo tornou-se o nosso Salvador. Ele morreu em nosso lugar e pagou o preço (penalidade) pelo nossoss pecados.
Quando o recebemos pela fé como nosso Salvador, recebemos também o poder da Sua vida ressurreta. À medida em que esta vida flui para o nosso interior, ela traz consigo uma integridade (cura) para o nosso espírito, alma e corpo.
Ser salvo significa ser perdoado, curado, libertos. Ficamos livres para nos tornarmos tudo quanto Deus nos chamou para sermos.

2- Regeneração.
O termo “gerar” significa criar ou produzir vida (regeneração é produzir vida após a morte).
Estávamos mortos nos nossos pecados. Assim, precisamos de receber nova vida, e somente Jesus Cristo pode dar a vida eterna e de qualidade já neste mundo.
O Senhor  Jesus disse: “O homem precisa de nascer de novo, ou seja, nascer no Espírito”. Entendemos então que, agora, nascidos de novo, vivemos segundo esta nova situação. “As coisas velhas já passaram, eis que faço novas todas as coisas” - II Cor 5:17

3- Justificação.
Significa acertar as coisas diante da lei e libertar da culpa e da condenação
Condenar, significa julgar alguém com culpas, portanto, a lei condena. “Assim, todos pecaram e separados estão da glória de Deus, sendo justificados  gratuitamente, por Sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus” - Romanos 3:23-24

4- Retidão.
A retidão é uma das características do carácter de Deus. Ele é sempre reto, quer em atitude, quer nas Suas ações.
O padrão da Lei é: Tudo que não é reto é iníquo, maligno e errado. Em suma: é pecaminoso.

Se eu estou salvo em Cristo Jesus, eu tenho o Espírito Santo. Tenho a alegria de estar salvo. Estou justificado, sem culpa alguma diante de Deus. Se estou justificado por Jesus, diante de Deus, jamais serei condenado.

“Portanto, agora, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito."

Querido amigo, deixe que Deus o/a abençoe, este é o Seu maior desejo!
 
Pr.Álvaro Ribeiro

quinta-feira, 1 de junho de 2017

CONTRA-ATAQUE | Meditação

“E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará.” - Mat 24:12

Não há qualquer dúvida acerca do cumprimento da profecia de Jesus, que é para os nossos dias.
Cada dia surgem mais notícias do mal, do pecado, da iniquidade que se multiplica assustadoramente, causando a cada dia mais instabilidade, insegurança e destruição da criação de Deus, quer do homem, quer da própria natureza.

Deus fez tudo perfeito, mas o Homem tem-se deixado usar pelo Diabo para aumento da maldição na terra.
Milhares, milhões de crianças, velhos, seres humanos, criados à imagem e semelhança de Deus, morrem à fome, no meio da falta de tudo! Os seres bestializados, que desceram ao mais baixo grau de moral, monstros do terror, arvorando-se em benevolentes, fabricam e comercializam armamento cada dia mais sofisticado, pronto para destruir este bocado de jardim que O Senhor ainda nos concedeu para o nosso bem estar. Mas sabemos que no Senhor está todo o poder e que Ele tem a última Palavra.

Os homens que usam a inteligência que Deus lhes deu para destruição, naquele  absoluto dia de juízo irão ser julgados com a pena eterna.
“E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo, depois disto o juízo” - Hebreus 9:27
Não devemos ir na onda do falso amor que está espalhado no nossos dias! Infelizmente, O Senhor Jesus quando falou acerca do amor que esfriaria nos últimos tempos, Ele estava-se a referir a nós, à própria Igreja, não no meio dos incrédulos, mas de crentes.
É bom pensarmos no que o Espírito Santo diz em Efésios 2:1-6 “E nos vivificou, estando vós mortos em delitos e pecados, em que noutro tempo , andastes, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora, opera nos filhos da desobediência; entre os quais todos também andávamos nos desejos da nossa carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os os outros também. Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou,  estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos) e nos ressuscitou juntamente com Ele, e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus.”
Portanto, o amor de Deus é despejado no nosso coração, na nossa  mente e em todo o no nosso ser. Há, portanto, sempre em reserva, amor para amar a Deus (obedecendo-Lhe em tudo), e amar ao  nosso semelhante, seja ele quem for.
O amor não é nosso, mas de qualidade do próprio Deus, porquanto ele é colocado no vaso que O Senhor escolheu, mesmo antes da fundação do mundo.

Vamos agora ver as duas citações bíblicas.
Romanos 5:5 - “E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nosso coração pelo Espírito Santo que nos foi dado.”

Efésios 1:1-7 “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo, como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor, e nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para Si mesmo, segundo o beneplácito de Sua vontade, para louvor de sua glória, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado. Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça."


A pergunta de hoje é a seguinte:
Em que grupo pensa que está? No grupo dos que não amam a Deus nem ao seu semelhante? Ou tem a certeza que o seu coração está cheio do amor de Deus?
No coração do homem não existe neutralidade; ou se ama verdadeiramente, ou se odeia a Deus e ao próximo.

DEUS TE AMA E TEM MUITOS PLANOS ELEVADOS PARA TI!

Pr.Álvaro Ribeiro.