quarta-feira, 30 de novembro de 2016

NOSSA UNIÃO COM CRISTO | Meditação

Que verdade impressionante! Deus fez tudo o que era necessário! Pela Sua Omnisciência (capacidade de saber tudo) Ele olhou através dos séculos passados e futuros, e descobriu todos os que creriam Nele. Ele os reuniu a todos e os colocou em Cristo enquanto Ele morria na Cruz.  Em Cristo somos reconciliados com Deus. Louvado seja Deus!

Ficamos exaustos tentando crucificar o nosso “velho homem” quando ele já está morto. Tão certo quanto estávamos em Adão, quando ele morreu pelo pecado de desobediência, assim também Cristo Jesus deu a Sua vida em obediência ao Pai, morrendo pelos pecados de todos os homens. Como Cristo ressuscitou da morte e do inferno para uma nova vida, e com uma nova natureza, assim numa total identificação, por Sua vontade, traduzida por graça, somos como Cristo, que vive em vitória junto à direita do Pai.
Porque é que a Palavra afirma que os filhos de Deus são mais do que vencedores? (Romanos 8:37) Porque nascemos na vitória quando entregamos a nossa vida ao Senhor.

A nossa união com Cristo é uma obra misericordiosa do Espírito Santo, que opera em nós através das condições  da nova natureza. Quem só tem a velha natureza, e ainda não nasceu no Espírito, não tem união com Deus.

“QUEM SE UNE AO SENHOR É UM MESMO ESPÍRITO” - I Cor 6:17

Estamos mortos para a nossa antiga natureza pecaminosa, e ela não tem poder sobre as nossas vidas.
A única hora em que a nossa antiga natureza pode levantar-se do seu “caixão mortuário” é quando estamos em incredulidade ou desobediência. Quando estamos em obediência à Palavra de Deus, e motivados pelo Espírito Santo à plena comunhão com a Trindade Celeste, a velha natureza fica sem poder!

O diabo não quer que creiamos nesta verdade, pois ela tem poder de nos libertar. Se não estivermos convictos da obra perfeita de Deus, realizada por Jesus na Cruz por nós, que envolve todas as áreas da nossa vida, não podemos viver em vitória.

JESUS TEM TUDO O QUE PRECISAMOS. ELE É A NOSSA PROVISÃO PARA TODAS AS COISAS. CONFIEMOS ABSOLUTAMENTE, SOMENTE NELE, E ELE TUDO FARÁ!
 
Pr. Álvaro Ribeiro

quinta-feira, 24 de novembro de 2016

DEUS QUER A NOSSA SANIDADE | Meditação

A cura total do homem é um processo. Ela começa através do nosso encontro com Jesus como nosso Salvador e nosso baptizador no Espírito Santo, e é isso que nos proporciona um novo coração e um espírito livre.

Deus sempre começa no centro do nosso ser, isto é, no nosso espírito. Primeiramente ele toca o nosso espírito com o Espírito Santo. Depois que o nosso espírito (às vezes chamado de "homem interior") tem livre unidade com o Espírito Santo, começa o trabalho de limpeza na nossa alma, que só pode ser limpa através do Espírito de Deus.

Consideremos agora as duas formas de orientação na vida de um ser humano:

Primeiro: Devemos prestar atenção à nossa situação de vida orientada pela velha pessoa. Digamos doutra maneira: viver sem a presença do Espírito de Deus.
Podemos entender isso quando lemos em Romanos 8:9 “Vós porém, não estais na carne, mas no Espírito, se de facto o Espírito de Deus habita em vós. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é Dele”.
A mesma afirmação de que a pessoa que não tem o Espírito de Deus não é guiada por Deus, mas pela velha natureza, encontramos em Efésios 2:1-2
“Ele nos deu vida, estando nós mortos em nossos delitos e pecados, nos quais andamos outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência”.

O nosso corpo tem a tendência de seguir a direção tomada pela nossa alma e, por sua vez, a nossa alma segue a direção tomada pelo nosso espírito.

Segundo facto evidente:
Se temos o Espírito do Senhor em união com o nosso espírito ("Mas aquele que se une ao Senhor é um espírito com Ele" - I cor 6:17) então deixemos que o Espírito Santo lidere as nossas ações, pensamentos, decisões. O todo da nossa vida deve estar debaixo do Seu controle. A sanidade da tripla área do Homem pode ser uma realidade quando se põe em prática os princípios de Deus.

Uma advertência em primeiro lugar para eu aplicar na minha vida:
SEJAMOS CUMPRIDORES DA PALAVRA E NÃO SOMENTE OUVINTES.

Pr.Álvaro Ribeiro

quarta-feira, 16 de novembro de 2016

O TEMOR DO SENHOR | Meditação

“O temor do Senhor é fonte de vida para evitar os laços da morte” - Prov 14:27

Aqueles que temem a Deus são aqueles que mantêm, perante si, o Senhor da glória numa posição exaltada e de honra.
Quando falamos de temor do Senhor, não significa ter medo, no sentido negativo - como viver assustado, complexado, receoso... Nada disso! Viver no temor do Senhor significa ser revestido de ousadia, sempre para fazer o que é bom e  agradável ao Senhor.
“No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é  aperfeiçoado no amor“ - I João 4:18
 

A sabedoria de Deus é evidenciada no homem que O busca. A sabedoria longe de Deus, é morte. O homem que não tem sabedoria do alto, é como o animal que perece.
A sabedoria de Deus traz prosperidade! Esta prosperidade não desvanece porque é uma prosperidade de valores eternos.
“Ao Senhor dos Exércitos, a Ele santificai; seja Ele o vosso temor, seja Ele o vosso espanto” - Isaías 8:13
Quando tememos ao Senhor, isto é, quando  O reverenciamos, quando há em nós uma  verdadeira dependência, não como uma alternativa, mas como a única fonte de capacidade, de provisão, de ajuda em todos os níveis, então podemos perder todo o tipo de complexidade, de medo e de ansiedade, que desfalca muito o nosso viver da graça do Senhor. Porque isso nos inibe de sermos o que somos em Cristo Jesus, que diz “sermos mais do que vencedores.”

Nós precisamos muito da sabedoria de Deus! Então, a maneira de a possuir, é viver no temor do Senhor. Como está declarado em Provérbios 1:7 “O temor do Senhor é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria de Deus."
Deus quer que os Seus filhos sejam sábios, vivendo na Sua dependência. Sem medo dos homens, das guerras, das crises económicas ou de outro teor. Enfim, vivamos segundo os Seus Princípios.


E O TEMOR IRÁ EMBORA DAS NOSSAS VIDAS!

Pr.Álvaro Ribeiro

quarta-feira, 9 de novembro de 2016

MANTENHA A LIBERDADE | Meditação

“E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. Se pois o Filho vos libertar verdadeiramente sereis livres” João 8:32-36
Somente no Senhor Jesus encontramos a verdadeira libertação de todas as amarras que o inimigo operou na nossa vida ao longo de anos. Amarras essas que precisam de ser destruídas e que, só o Senhor Jesus, tem poder para o fazer.

Vemos muitos irmãos em Jesus que mantêm correntes do inimigo que muito as prejudicam, trazendo agonia, tristeza e enfraquecendo-as cada vez mais em todas as áreas de sua vida. É necessário que não vivamos com amarras que, um dia, foi permitindo a satanás que as lançasse sobre nós.

Para uma verdadeira libertação é necessário que apreciemos a graça de Deus na nossa vida. Aceitando, com firmeza, que Jesus nos dá absoluta libertação. O Senhor Jesus, que está sempre em nosso favor, ministrará com O Seu amor, aos filhos de Deus, a libertação que é prometida na Sua Palavra

O meu irmão, ou irmã, não tem alegria de estar salva, livre da condenação eterna?
Notemos que o Senhor diz que, se o Filho (Jesus) nos libertar, ficamos totalmente libertos. Porque é que tantos filhos de Deus dão testemunho de derrotados? Porque é que nunca se vê um sorriso nesses crentes? Algo está mal! O Espírito Santo é tremendamente bem disposto, pleno de alegria, paz, harmonia - ”Porque o Reino de Deus não é comida, nem bebida, mas justiça, e paz e alegria no Espírito Santo” - Romanos 14:17

Oremos ao Senhor para que nos dê discernimento e firmeza na obtenção de todos os benefícios que estão ao nosso dispor, levando-nos a um quebrantamento, sinal de antecipação de uma verdadeira libertação.

“Ora, o Senhor é  Espírito; e onde está o Espírito do Senhor, aí há libertação” - II Coríntios 3:17
Quais são os sintomas de uma verdadeira libertação? Certamente a paz, alegria, e amor exercitado a todo o momento, com quem quer que seja. Porque Deus é amor e quer que nós também mostremos essa qualidade de amor.

Tudo isso é possível? Sim. Se não houver em nós algum impedimento, ou seja, algum pecado por confessar, alguma corrente do passado ou mais atual que produz amargura, tristeza e não nos abandona. Há que manter a chama da fé bem viva!! Para que isso aconteça voltemo-nos para a leitura bíblica, oração, adoração, frequência onde nos congregamos, testemunho ao nosso próximo, vizinhos, etc.

Vamos para a frente, e vivamos a vida abundante que Jesus afirmou que que nos dá (João 1:10b).

Pr.Álvaro Ribeiro

quarta-feira, 2 de novembro de 2016

PRIORIDADES | Meditação

Todos sabemos o significado desta palavra, mas hoje vamos pensar melhor na sua aplicação.

É muito importante vivermos com muita atenção às prioridades que temos na nossa vida, de forma a não as trocarmos.
O critério que usamos no nosso leque de prioridades é relativo à forma como vivemos, e também ao valor de tais prioridades na nossa vida (se se trata de valores relativos ou absolutos, e qual a prioridade que lhe atribuímos).

Qual é o conselho do Senhor referente a prioridades?
“Buscai, pois, em primeiro lugar, o Seu reino e a Sua justiça, e todas as coisas vos serão acrescentadas”- Mat 6:33.

Se decidimos pôr em prática esta base credível e segura na nossa vida, não pode ser só uma vez, quando pela  fé  recebemos o Senhor Jesus, como nosso Salvador e Senhor, mas tem de ser todas as vezes que temos que fazer decisões. Ou seja, a nossa filosofia de vida doravante é submissa à vontade de Deus. 
É assim que procede no quotidiano? Ou só coloca Deus no centro da sua azáfama às vezes? Muitas dessas vezes inclui Domingos, nos cultos de adoração e pregação do Evangelho

Lamentamos quando os membros de uma congregação do Senhor fazem o nível de prioridades por igual. Misturam as prioridades sobrenaturais com as naturais.

Deus nos capacita, nos treina, nos prepara para sermos bons mordomos, bons gestores, bons administradores do nosso tempo, do  nosso dinheiro, da nossa família.

Lamentamos que muitos filhos de Deus ainda caminhem às escuras, sem luz para gerir as finanças, a família e outras áreas importantes para a sua felicidade, como testemunho que glorifique ao Senhor, bem estar da família e frutos de nova vida.

Qual é a sua situação com respeito às prioridades da família? Mulher, marido, Filhos? Há diálogo? Há amor, há choro, há riso?

Quais as suas prioridades referentes às finanças? Na sua folha de pagamentos mensal coloca Deus em primeiro lugar? Esta é uma área que requer fé viva... não morta.

“ORA, A FÉ  É A  CERTEZA DE COISAS QUE SE ESPERAM, A CONVICÇÃO DE FACTOS QUE SE NÃO VÊEM”. -
Hebreus 11:1
“O JUSTO  VIVERÁ POR FÉ”. Romanos 1:17b

Com amor,
Álvaro