O sal é um conservante que faz com que a podridão não se alastre. A luz trava o avanço das trevas. Onde existe luz, a escuridão deixa de dominar.
Assim como nos alimentos, os germes que os deterioram já estão presentes, mas não se podem alastrar enquanto houver a presença do sal. Assim como a escuridão existe, mas não pode aumentar enquanto houver a presença de luz, também o ministério da iniquidade (por meio de Satanás, os seus demónios e do pecado) sempre esteve operante neste mundo, só não podendo revelar-se e desenvolver-se plenamente enquanto a Igreja de Jesus estiver sobre a terra.
O anticristo (ou homem da iniquidade), só pode revelar-se quando a Igreja de Jesus, que é o sal da terra e a luz do mundo, não estiver aqui.
No Pentecostes, o Espírito Santo entrou na Igreja. Desde então, Ele habita continuamente Nela (em si e em mim, em nós) - I Corintios 3:16 ; João 14:16-17. É Ele que trava o mal! Que impede que a maldade se alastre ainda mais!
Este é o nosso maravilhoso Espírito Santo, que viria (JÁ VEIO!) para convencer o mundo do pecado, da justiça e do juízo. Igualmente em I João 4:4, Ele é caracterizado como Aquele que habita em nós e é Maior do que aquele que está no mundo.
Quando, porém, o Espírito Santo tiver sido tirado deste mundo, o ministério da iniquidade se revelará.
Também devemos notar que Aquele que detém o homem iníquo, o anticristo, é uma pessoa. Deus-Espírito Santo.
Ora, quando é que o Espírito Santo se vai retirar, ou sair da terra?
Precisamente quando a Igreja de Jesus for arrebatada ao encontro do Senhor nos ares! Rumo ao céu onde está o trono de Deus.
Ali vai haver uma grande festa, chamada de "as bodas do Cordeiro". Não sabemos quanto tempo tem de duração essa Festa. Mas sabemos que vai acontecer. Tanto mais que está escrito, que quando Jesus Cristo vier na Sua excelsa glória, os santos virão com Ele.
Colossenses 3:4 - "QUANDO CRISTO, QUE É A NOSSA VIDA, SE MANIFESTAR, ENTÃO, VÓS TAMBÉM SEREIS MANIFESTADOS COM ELE EM GLÓRIA".
Pr.Álvaro Ribeiro