quinta-feira, 21 de abril de 2016

O QUE É SER CHEIO DO ESPÍRITO? | Meditação

Vamos fazer uma pequena revisão ao tema sobre O Espírito Santo, considerando a importância da Pessoa do Espírito na nossa vida, a nível individual e como Igreja.

Sei que há imensos conceitos acerca do aspeto da Pessoa do Espiíito Santo. Uns dizem que é como vento, outros como a água, outros como fogo, etc. A realidade é que nada, nem ninguém, pode representar o Espírito Santo, visto Ele ser Deus! O Espírito Santo é uma Pessoa igual a Jesus, Filho de Deus, e igual a Deus Pai.

Como é que O Espírito Santo ocupa a sua vida? Como um ser impessoal? Então está certo, descrevê-Lo como o vento, o fogo, a água, etc. Neste aspecto poderíamos pensar que Ele é uma força divina que vem sobre o homem e age como tal (como dizem algumas seitas).

Mas o Espírito Santo é uma Pessoa (Aleluia!) que representa perfeitamente o Senhor Jesus, com a vantagem de estar, ao mesmo tempo, em todo o lugar! Onde está o homem novo (um Manuel, um Jorge, uma Lídia), com a nova vida dada por Jesus, aí está o Espírito Santo.

”Acaso, não sabeis que o vosso corpo é o santuário do Espirito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos?"  - I Cor 6:19
Quando Paulo diz que não vive mais ele, "mas a vida que agora vivo, vivo-a em Jesus, por Jesus, com Jesus", está bem claro que estar cheio do Espírito Santo é viver através de Jesus, ou seja, a nossa personalidade é enriquecida com a personalidade do Espírito Santo, daí a razão porque em I Cor 6:17 está escrito “Mas aquele que se une ao Senhor é um espírito com Ele”.

É fantástico quando nos apercebemos e quando ficamos firmes de que Jesus ocupa a nossa vida, não de vez em quando, mas continuamente! Porque é que o crente quase pede desculpa por ser crente? Quando devia saltar e gritar de entusiasmo por este acontecimento tremendo (ser o tabernáculo, santuário, ou ainda vaso, onde mora e age O Deus infinitamente grande)? Mas, ao mesmo tempo, se adapta a uma estrutura miniatura que é o homem, que no dizer do próprio Deus, somos como gafanhotos, segundo a Sua ótica. Mas somos preciosos para Deus que planeou a sua salvação antes da fundação do mundo. 

Conclusão: SER CHEIO DO ESPÍRITO SANTO É VIVER EM CRISTO COM CRISTO E POR CRISTO, UMA VIDA QUE FALA MAIS ALTO DO QUE PALAVRAS. É ISTO QUE O SENHOR QUER SE NÓS TAMBÉM QUEREMOS.

Pr.Álvaro Ribeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário