quinta-feira, 28 de abril de 2016

MAIOR É DEUS | Meditação

 
Temos em nós O Deus que é de grandeza sem limites, portanto, lancemos fora de nós todo o medo. "Filhinhos, vós sois de Deus e tendes vencido os falsos profetas, porque maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo" - I João 4:4

Quantas vezes somos atacados pelo inimigo, que causa em nós uma influência derrotista e, com facilidade, descaímos do ânimo e caímos no desânimo? E esquecemo-nos que O Senhor é O Maior que habita em nós, e está sempre pronto para derrotar os nossos inimigos e nos levar à vitória!

Temos factos vivos de que o Senhor é por nós se estamos com Ele. O Senhor dos exércitos, que no passado livrou o Seu povo das mãos do inimigo, é o mesmo que está agora connosco!
Temos o exemplo em II Crónicas 32, quando Senaqueribe, rei da Assíria, ameaçou o rei Ezequias (considerando que tinha um exército da carne muito maior do que o exército de Ezequias). Mas  vamos ler algum texto para notarmos como O Senhor peleja pelo povo que se entrega à Sua autoridade. O Senhor peleja por todos os que confiam Nele.
“Vendo, pois, Ezequias que Senaqueribe vinha e que estava resolvido.a pelejar contra Jerusalém, resolveu, de acordo com os principes e o seus homens valentes, tapar as fontes das águas que havia fora da cidade; e eles  o ajudaram.  Assim, muito povo se ajuntou, e taparam todas as fontes, como tambem o ribeiro que corria pelo meio da terra, pois diziam: Por que viriam os reis da  Assíria e achariam tantas águas?
Então Ezequias pôs oficiais de guerra sobre o povo, reuniu-os na praça da porta da cidade e lhes falou ao coração dizendo: Sêde fortes e corajosos, não temais o rei da Assíria, nem por causa da multidão que está com ele;  porque Um  maior está conosco, o Senhor, nosso Deus, para nos ajudar e para guerrear nossas guerras, e o povo cobrou ânimo com as palavras do rei Ezequias. Então O Senhor mandou um anjo que destruiu todos os homens valentes, os chefes e os príncipes no arraial da Assíria”.

Nesta manifestação do poder de Deus em favor do Seu povo, Deus se moveu em ajudar porque o rei Ezequias levou o povo todo a buscar ao Senhor. Com arrependimento, jejum e verdadeira dependência do Senhor dos Exércitos.  

O GRANDE DEUS QUE HABITA NO HUMILDE, É O MESMO DE ONTEM, O DE HOJE E ETERNAMENTE.
Pr.Álvaro Ribeiro

quinta-feira, 21 de abril de 2016

O QUE É SER CHEIO DO ESPÍRITO? | Meditação

Vamos fazer uma pequena revisão ao tema sobre O Espírito Santo, considerando a importância da Pessoa do Espírito na nossa vida, a nível individual e como Igreja.

Sei que há imensos conceitos acerca do aspeto da Pessoa do Espiíito Santo. Uns dizem que é como vento, outros como a água, outros como fogo, etc. A realidade é que nada, nem ninguém, pode representar o Espírito Santo, visto Ele ser Deus! O Espírito Santo é uma Pessoa igual a Jesus, Filho de Deus, e igual a Deus Pai.

Como é que O Espírito Santo ocupa a sua vida? Como um ser impessoal? Então está certo, descrevê-Lo como o vento, o fogo, a água, etc. Neste aspecto poderíamos pensar que Ele é uma força divina que vem sobre o homem e age como tal (como dizem algumas seitas).

Mas o Espírito Santo é uma Pessoa (Aleluia!) que representa perfeitamente o Senhor Jesus, com a vantagem de estar, ao mesmo tempo, em todo o lugar! Onde está o homem novo (um Manuel, um Jorge, uma Lídia), com a nova vida dada por Jesus, aí está o Espírito Santo.

”Acaso, não sabeis que o vosso corpo é o santuário do Espirito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos?"  - I Cor 6:19
Quando Paulo diz que não vive mais ele, "mas a vida que agora vivo, vivo-a em Jesus, por Jesus, com Jesus", está bem claro que estar cheio do Espírito Santo é viver através de Jesus, ou seja, a nossa personalidade é enriquecida com a personalidade do Espírito Santo, daí a razão porque em I Cor 6:17 está escrito “Mas aquele que se une ao Senhor é um espírito com Ele”.

É fantástico quando nos apercebemos e quando ficamos firmes de que Jesus ocupa a nossa vida, não de vez em quando, mas continuamente! Porque é que o crente quase pede desculpa por ser crente? Quando devia saltar e gritar de entusiasmo por este acontecimento tremendo (ser o tabernáculo, santuário, ou ainda vaso, onde mora e age O Deus infinitamente grande)? Mas, ao mesmo tempo, se adapta a uma estrutura miniatura que é o homem, que no dizer do próprio Deus, somos como gafanhotos, segundo a Sua ótica. Mas somos preciosos para Deus que planeou a sua salvação antes da fundação do mundo. 

Conclusão: SER CHEIO DO ESPÍRITO SANTO É VIVER EM CRISTO COM CRISTO E POR CRISTO, UMA VIDA QUE FALA MAIS ALTO DO QUE PALAVRAS. É ISTO QUE O SENHOR QUER SE NÓS TAMBÉM QUEREMOS.

Pr.Álvaro Ribeiro

quinta-feira, 14 de abril de 2016

A ALEGRIA DO SENHOR | Meditação


 


Façamos nossa a declaração do profeta Neemias - "A ALEGRIA DO SENHOR É A NOSSA FORÇA".
Não admira que Jesus estivesse tão interessado que os Seus discípulos entendessem que Ele tinha vindo, não somente para lhes dar a salvação através do Seu sacrifício na cruz, como também para proporcionar o poder reconfortante da Sua Alegria.

"Até agora nada tendes pedido em meu nome; pedi e recebereis, para que a vossa alegria seja completa" - João 16:24.

A alegria do Senhor é nossa!! Foi-nos doada quando recebemos o Senhor Jesus na nossa vida. "Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça e paz, e alegria no Espírito Santo" - Rom 14:17.
 
Jesus, antes de ser preso, orou ao Pai pedindo que os Seus discípulos tivessem a mesma alegria que Ele tinha no Pai. Compreendemos que a frase "A ALEGRIA DO SENHOR É A NOSSA FORÇA", não é circunstancial, não depende de motivações fora do Espirito, mas é uma Alegria sobrenatural! Esta alegria tem a força do Senhor. É a alegria dinamizadora de grandes eventos!
Se temos Jesus na nossa vida, temos essa qualidade de alegria.
Os que nasceram no Espírito, que já têm a firmeza da salvação, gozam de alegria constante! Sentem, inclusivé, melodias musicais no seu coração, na sua alma e no seu espirito. E isto é sinónimo de uma boa comunhão com o Senhor.

Se confessamos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purifica de toda a maldade, ou injustiça" -  I João 1:9.

Repito: Se temos a alegria do Senhor, isso significa que não estamos a entristecer o Espírito Santo que habita em nós, mas estamos no pleno gozo dos salvos pela graça de Deus.

Lembra-se o que o rei David diz no Salmo 51:12? - "Senhor: restitui-me a ALEGRIA DA SALVAÇÃO".
Quem tem o Espírito de Deus, normalmente, é Alegre.
 
"E não entristeçais o Espírito de Deus no qual estais selados para o dia da redenção"- Efésios 4:30.
 
Pr.Álvaro Ribeiro

quinta-feira, 7 de abril de 2016

CONTE AS BENÇÃOS | Meditação

A vida do homem está cheia de dificuldades e de tentações. É nesta situação que nós, filhos de Deus, temos a oportunidade de crescer, seguindo em frente, face às contrariedades! 
Portanto, não fique preso às dificuldades que vêm à sua vida, mas dê graças a Deus, porque é aí que adquirimos perseverança.

Vamos ouvir o conselho da Palavra de Deus em Tiago 1:2-4 “Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias  provações, sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança.  Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais  perfeitos e íntegros, em nada deficientes".
Deus tem um plano especial para a nossa vida, que foi iniciado há muito tempo, quando Ele nos criou! Ele nos moldou amorosamente, fazendo cada detalhe de nossa vida como Ele desejou! A nossa aparência, as nossas habilidades, o nosso lugar de nascimento, a família em que nascemos... Nada passou por alto! Tendo todas as provisões para toda a nossa existência e nenhuma coisa referente à nossa vida foi acidental, mas planeada.

Podemos agradecer por qualquer situação pela qual estamos a passar, como diz Paulo em Romanos 8:28-30 - “Sabendo que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados   segundo o Seu propósito. Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou  para serem conformes à imagem de Seu Filho, a fim de que seja o primogénito entre os irmãos.
E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou”.


A fidelidade de Deus é absoluta. E, por isso, merece toda a nossa credibilidade.
Pelo Seu grande amor, Ele estende a Sua Mão e nos atrai para Si, através de circunstâncias, que Ele coloca no nosso caminho.

Devemos estar muito gratos ao Senhor por tudo o que surgir na nossa vida! Caminhando nós debaixo de Seu temor, que é o principio da sabedoria de Deus.

Quando há gratidão ao Senhor de forma constante e aberta, estamos a trazer à nossa vida, a liberdade que Jesus conquistou. Nada há que façamos na vida mais elevado, que agrade a Deus, do que ser-Lhe agradecidos e louvá-LO.
Estejamos debaixo da Sua liderança e controle, e aconteça o que acontecer... O Senhor é o responsável pela nossa existência, e tomou este compromisso nos Seus Ombros.

SABEI QUE O SENHOR É DEUS; FOI ELE QUEM NOS FEZ, E DELE SOMOS - SALMOS 100:3