quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

DEUS É IMUTÁVEL - Meditação

A razão deste título, para a meditação desta semana, tem razão de ser, porque a imutabilidade de Deus é real, e comprovada nos factos absolutos, desencadeados na história do povo que Deus escolheu para revelar a Sua glória.
Quero convidar o meu amigo leitor a caminhar comigo, aos primórdios do tempo histórico do povo que Deus elegeu, há alguns séculos atrás. Claro que a terra já existia antes de Deus criar Adão e Eva.

Notamos em pleno, a imutabilidade de Deus na Sua justiça (e não só). Tomemos como base bíblica, a porção de Sua Palavra no II Livro de Crónicas 15:2 O Senhor está convosco, enquanto vós estais com Ele; se o buscardes, Ele se deixará achar; porém, se o deixardes, vos deixará”.

Notamos, com clareza, que o carácter de Deus é perfeito. Quando o Seu povo se chegava a  Ele, com verdadeiro arrependimento, Ele sempre correspondia com misericórdia e perdão, trazendo de volta as bençãos prometidas.
Em Deuteronómio 28, temos uma grande lista dessas maravilhosas promessas de bênçãos, mas Deus punha uma condicional: ser obediente.
Sempre que o Seu povo se  rebelava  em contradição com o Seu Senhor, era punido. Com uma punição severa, pois até suas mulheres e seus filhos, e inclusivé o seu gado, tinham morte horrível.
Vejamos, por exemplo, a família de um  judeu chamado Acã, quando tomaram a  cidade de Jericó. Acã escondeu os despojos de guerra, os quais Deus tinha dito para ninguém tomar. Esta desobediência levou toda a família à morte por apedrejamento - ”Disse Josué: porque nos conturbaste? O Senhor, hoje, te conturbará. E todo Israel o apedrejou e à sua família, os quais morreram”.

Por falta de espaço, e também para pensarmos nas bênçãos que o Senhor tem para os obedientes, pensemos agora num caso de infidelidade e rebelião, já nos tempos do Novo Testamento - Actos 5: 1-11: "A punição do Senhor, caiu na vida de Ananias e Safira, os quais morreram imediatamente, no momento da sua rebelião, mentindo ao Senhor".

Agora, tomemos um exemplo de obediência  o qual é descrito na vida de Abraão, Todos conhecemos a dramática história que envolve a vida deste homem, obediente até aos limites da provação de Deus. Deus pede-lhe que sacrifique seu filho único. Filho da promessa de Deus.
Quais as consequências de uma autêntica e pronta obediência ao Senhor?
“...que deveras te abençoarei e certamente multiplicarei a tua descendência, como as estrelas dos céus e como a areia na praia do mar, a tua descendência possuirá a cidade dos teus inimigos, nela serão benditas todas as nações da terra, porquanto obedeceste à minha voz - Gênesis 22:17.

Vamos terminar com o absolutismo da imutabilidade do Senhor, para que vivamos atentos ao que O Senhor quer que façamos, porque Ele diz: “EIS QUE O OBEDECER É MELHOR DO QUE O SACRIFICAR, E O ATENDER , MELHOR DO QUE A GORDURA DE CARNEIROS” - I Samuel 15:22b.

Pr.Álvaro Ribeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário