quinta-feira, 29 de dezembro de 2022

2023, CUMPRIMENTO

"(Jesus) reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu Reino não terá fim." - Lucas 1:33

Quando Maria recebeu a visita do anjo Gabriel que lhe anunciara que iria engravidar do Espírito Santo e daria à luz o Salvador, o Messias, ela ficou incrédula. Aquela informação não tinha qualquer sentido para a razão humana pois não era possível engravidar sem haver intimidade com o seu futuro esposo, José, ao que o anjo responde que "para Deus nada é impossível".

Seja com incredulidade ou com crença, tudo o que Deus define para os dias futuros, isso sucederá! Todos os dias têm uma contagem e um cumprimento. Jesus nasceu, mesmo em condições totalmente contrárias ao natural, pois havia um cumprimento de dias para tal.

"... e se cumpriram os dias em que ela (Maria) havia de dar à luz." - Lucas 2:6

O anúncio do anjo não mencionava somente o nascimento, mas também a vigência do Seu Reinado - "...o Seu Reino não terá fim." Nota bem: o anúncio do nascimento de Jesus se cumpriu, assim o Seu Reinado será cumprido!

Há um tempo certo para cada nascimento, e cremos num novo ano 2023 de cumprimento de dias para o nascimento de sonhos e promessas. O Seu Reino está a ser estabelecido através da Sua Igreja, eu e tu, e veremos o Seu Poder manifesto, mais e mais entre nós!

Deus é um Deus de cumprimento... Eu sou a Sua Igreja e vivo no Seu cumprimento... Tu és Igreja e serás parte deste cumprimento em 2023?

Deus conta contigo... Nós contamos contigo!

Com amor,
Pr. José Carlos Ribeiro

quinta-feira, 22 de dezembro de 2022

NATAL: VIDA TRANSBORDANTE!

"E o Senhor te porá por cabeça, e não por cauda; e só estarás em cima, e não debaixo, se obedeceres aos mandamentos do Senhor teu Deus, que hoje te ordeno, para os guardar e cumprir." - Dt. 28:13

Sabemos bem que Natal é a época em que celebramos o nascimento de Jesus. Tudo o demais é acrescentado, seja por que motivos forem. Mas o nascimento de Jesus não é um mero acontecimento histórico que caracteriza uma cultura e sociedade cristã. É tudo além disto!

Aqueles que somos filhos de Deus, que tomamos a Jesus por nosso resgate eterno e o colocamos acima de todas as coisas e decisões, precisamos entender que Ele nos fez um corpo de referência e modelo para uma sociedade cada vez mais corrompida. Jesus declara que nós, Seu corpo na terra, somos "a luz do mundo" (Mt.5:14), e que esta luz não se pode esconder. Há, pois, uma concordância e um alinhamento celestial e designado desde a fundação do universo, a sermos pessoas destacadas e de referência em todos os domínios em que estamos colocados. 

Mas isto não é fácil pois não?
Sermos cabeça, sermos modelo, sermos referência e inspiração, traz sempre um alto preço a pagar: renúncia, decisões contra a corrente, sermos julgados, criticados e perseguidos. Este preço faz parte da vida quotidiana do filho de Deus, não há outra forma! Infelizmente, ainda há muitos filhos de Deus que caminham a lamentar-se pelo que não "podem" fazer, pelo que deixam para trás, como que divididos entre as promessas de Deus e as promessas do mundo. Gosto de salientar a consequência de quem caminha como cabeça: estará sempre por cima e nunca debaixo!

Estar por cima, exalar a vida de Deus, ser usado para salvação de muitos, resgatar vidas do inferno e ser usado em tudo pelo Espírito Santo, é o significado do Natal. E que vida tens se te deixares seguir na Sua Vontade! Vida que cresce sem parar em ti... Vida que atinge a todos à tua volta... Vida transbordante!

Feliz Natal!
Pr. José Carlos Ribeiro

quarta-feira, 14 de dezembro de 2022

SHAMELESS

"Pois eu não tenho vergonha das Boas Novas, porque elas são o poder de Deus para salvar todo aquele que crê: primeiro os que são judeus e depois os que não são judeus." - Rm. 1:16 (VFL)

Nestas palavras de Paulo assistimos a um homem que se sente honrado por anunciar as boas novas da salvação do Homem. E o motivo é claro de entender... É que o evangelho é o poder de Deus. É o poder para salvar e não para destruir. Para curar e não para enfermar. É o poder para libertar e não para prender.

A palavra poder, segundo o original em grego, é "dunamis", que significa ser uma potência que opera no impossível e que ultrapassa todas as barreiras geográficas, sociais e ideológicas. Qualquer pessoa em estado normal não se envergonha daquilo que é poderoso, e Paulo não foge a esta regra. Ele não se importa com o desprezo das pessoas nem com o que falavam sobre Cristo. Paulo serve de inspiração para que sejam gerados novos defensores e propagadores ativos do evangelho! E, por isso, Paulo não se envergonha, pois este poder não é da terra mas sim dos céus, cuja raíz é o amor de Deus pelo homem.

Hoje em dia as redes sociais retiraram o medo das pessoas em exporem as suas vidas pessoais, até mesmo os seus pecados. Então porquê teres medo de expores o evangelho? Deixa a tua luz brilhar, pois a luz precisa ser posta em lugar alto onde alumiará melhor. Se os teus stories no instagram são alimentados pela tua vida pessoal, pelo ambiente no teu trabalho ou pelos feitos dos teus amigos, porque não incluir em alguns stories algum tipo de testemunho ou partilha do que Deus está a fazer? Porque não seres um agente do poder de Deus que mudará a vida dos teus amigos?

Sê corajoso, mostra a tua luz e sê alguém sem vergonha!

Com amor,
Pr. José Carlos Ribeiro