quinta-feira, 13 de outubro de 2022

INTENSIDADE

"Ama o Senhor teu Deus, com todo o coração, com toda a alma, com toda a mente e com todas as forças." - Marcos 12:30

Quando Jesus dá esta resposta, Ele responde a um homem conhecedor das escrituras. De certa forma, eu e tu, que já conhecemos as escrituras, deveríamos continuamente receber a mesma resposta e entender o que aqui nos diz respeito.

A palavra "todo ou toda" mencionada neste versículo, está escrita em grego "apeiron" que, literalmente, traz o significado de: sem qualquer limitação, infinito, com intensidade. Jesus está-nos a explicar que amar a Deus, é algo realizado sem qualquer limitação e com total intensidade, nas diversas áreas constituintes da nossa vivência como seres humanos, ou seja, nas nossas emoções e sentimentos (todo o coração e toda a alma), no nosso conhecimento, estudos, leitura, procurando saber cada vez mais sobre Ele (toda a mente) e com o nosso corpo, serviço, tempo e decisão (todas as forças). 

Jesus é radical nesta afirmação! Ou é tudo de nós, ou é nada!

Existe intensidade impressa neste versículo, existe intensidade no primeiro e maior mandamento deixado por Jesus, intensidade essa que deve envolver todo o nosso ser trino no amor ao Senhor. Amor esse que tem uma voz, amor esse carregado de ações. Aquele que é morno, ou mais ou menos, o que se comporta com mediocridade, o  meio termo e a superficialidade, nunca foi algo aceite por Deus. Ou nos entregamos por completo a Ele e vivemos uma vida intensa na oração, leitura e meditação da Palavra, comunhão e intimidade, ou não desfrutaremos de toda a plenitude que Ele tem para nós.

Tenho a certeza que você não quer viver uma vida dessas. Acredito que você queira, sim, viver o plano e propósito completo de Deus. Este é o tempo de nos levantarmos com intensidade, e não nos conformarmos em viver uma vida na mesmice, sendo movida por circunstâncias ou fatores externos, como se não houvesse uma causa maior para viver. É o tempo para nos esforçarmos, romper com limites e aprendermos a confiar em Jesus na hora da adversidade, não deixando que os momentos difíceis roubem a nossa intensidade de amor por Ele.

Encerro com Romanos 12:11 versão NTLH: "Trabalhem com entusiasmo e não sejam preguiçosos. Sirvam o Senhor com o coração cheio de fervor."

Com amor,
Pr. José Carlos Ribeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário