"Ninguém tem maior amor do que este: de dar a sua vida pelos seus amigos.” – Jo. 15:13
O que é um amigo?
Hoje falamos muito de amigos em forma virtual: “Ele já é teu amigo no Facebook?”; “Aceitaste o seu pedido de amizade?”; “Não o sigo porque deixou de ser meu amigo.”; “Não sou mais seu amigo porque não faz like.”; etc, etc, etc... Mas também falamos dos amigos que não consideramos mais nossos amigos: “Acabei com esta amizade porque não estava a ganhar nada com ela.”; “Era meu amigo mas disse-me coisas muito fortes.”; “Apesar de amigos, sempre senti que um dia iríamos deixar de o ser.”; etc, etc, etc.
Mas o que é um amigo?
Não me compete dizer o que um amigo é, pois cada um de nós tem várias concepções e experiências de amizades. Desejo, no entanto, ressaltar algumas qualidades da amizade.
Uma amizade não depende de circunstâncias. Seja por separação geográfica ou por um tempo extenso passado. A amizade verdadeira perdura.
Uma amizade não busca interesses pessoais próprios. O amigo tende a servir sempre o outro, independentemente das condições existentes. Quando um amigo busca somente ser servido pela amizade, isso não é amizade.
Um amigo fala abertamente o que precisa ser dito. O verdadeiro amigo manifesta-se sempre interessado em que o amigo se desenvolva e se corrija. É capaz de expor as necessidades de melhorias do seu amigo, ou mesmo as debilidades em que este se encontra.
O verdadeiro amigo é aquele que, se pensares num momento difícil que venhas a passar, tu sabes que estará sempre disponível.
O amigo não mente só para agradar ao amigo. Diz sempre a verdade, mesmo que isso incorra em algum tipo de desconforto.
E o que estás tu a fazer com este sentido de amizade? Queres ter amigos ou queres ser amigo? Pois... É diferente!
Jesus é o AMIGO! Ele deu a sua vida por todos os demais sem os conhecer... Sem me conhecer! A amizade de Jesus não dependeu de quem eu sou... Dependeu de quem Ele é!
Estás disposto a ser amigo?
Com amor,
Pr. José Carlos Ribeiro
Sem comentários:
Enviar um comentário