Porquanto, todos procuram cuidar apenas de seus próprios interesses, e não se dedicam ao que é de Cristo Jesus. - Fp. 2:21
Apesar de não ser um grande amante de futebol, seja 'clubisticamente' falando, seja como praticante, por vezes participo de um ou outro jogo pelo exercício desportivo em si mesmo. Nos meus tempos de infância e adolescência também participava de alguns jogos de futebol, e uma das palavras que mais ouvia e usava era - "INDIVIDUALISTA!". Normalmente não era dirigida a mim, mas verificava-se em muitos jogadores este tipo de carácter ao jogar. Individualista era (e continua a ser!) sinónimo de egoísmo, e isto verifica-se com muita frequência nos joguinhos de futebol entre amigos. Estes jogadores demonstram uma extrema ânsia em ser protagonistas destacados do jogo e em receberem os louros na sua pessoa mas, com esta forma de atuar, sempre prejudicam a equipa e os demais colegas, tornando-se pessoas com quem os demais tentam não interagir.
Infelizmente isto passa-se em todas as áreas da nossa sociedade e âmbitos da nossa interação, inclusive na ação da igreja de Cristo!
Quantas pessoas se mostram indisponíveis para colaborar, apoiar, ajudar e somar em objetivos comuns mas, ao mesmo tempo, se tiverem a oportunidade de se destacar, aí aparecem e surgem como verdadeiros "pontas de lança"! Só gostam do que fazem, do que sai das suas mãos e do que crêem ser único e incomparável! Dificilmente se dispõem em somar ao que outros desenvolvem, pois isso não lhes traz destaque!
A Bíblia compara estes a "Cães devoradores, insaciáveis!" (Isaías 56:11) quando, em oposição, a vontade de Deus é que sejamos cuidadosos com os projetos e interesses dos demais.
"Cada um zele, não apenas por seus próprios interesses, mas igualmente pelos interesses dos outros. Cristo, sendo Deus, humilhou-se." - Filipenses 2:4.
O trabalho em equipa, ouvindo, sendo submisso e adicionando o nosso know-how, sempre vai levar-nos mais além, muito mais além. E isso é trabalho de Reino! É a operação sobrenatural de Deus em nossas vidas, manifesto a todos que ainda não conseguiram ver a Deus!
Com amor,
Pr. José Carlos Ribeiro
Sem comentários:
Enviar um comentário