quarta-feira, 25 de setembro de 2019

A GRANDE COMI(SS)CHÃO!

Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. – Mc. 16:15

Este versículo, assim como os seguintes nesta mesma passagem, estão inseridos no momento em que Jesus aparece aos seus discípulos após ressuscitar, e são sempre referidos como “A GRANDE COMISSÃO” que Jesus deixou para ser cumprida aos discípulos da época e aos de agora. São palavras poderosas, ordens incondicionais e com efeitos intemporais. No entanto, são muito aqueles que desejam cumprir com esta ordenança mas que, por motivos diversos, não o conseguem fazer.

Tenho a constatação verificada de que muita gente que quer cumprir com esta ordenança, anda atrás de modelos e receitas que funcionem, levando mesmo a querer obter o aval e cópia do ministério de outros, copiando, imitando e até mesmo invejando. Esquecem-se que basta servir no que Deus lhes dá com liberdade e aceitação, que já estão a ser influentes na expansão do Reino de Deus na terra.

Nos diversos ministérios que Deus tem trazido às minhas mãos, tenho sido alvo de críticas, invejas e deslealdades, para não dizer traições. Pessoas que falam de ética, que não a têm. Falam de honra, e não a aplicam. Falam de simplicidade, sendo soberbos. Falam de humildade, sendo orgulhosos.

Mas não quero acusar ninguém... Não! Não o posso fazer porque verdadeiramente eu também sou assim! Tenho que me vigiar a cada momento para não cair nos mesmos erros que naturalmente se manifestam pela minha natureza carnal. Tenho que permitir que o Espírito Santo seja Senhor da minha conduta e, continuamente, zelar para que a Sua vontade e cuidados sejam fundamentados em mim. Há uma “COMICHÃO” que Deus traz, que me permite avançar e corrigir a minha índole pecaminosa, de tal forma que esta “COMICHÃO” seja parte da “COMISSÃO” que Ele me tem dado.

Se te dá “COMICHÃO”, avança... corrige e aceita!
A “COMISSÃO” está em ação!

Com amor,
Pr. José Carlos Ribeiro

sexta-feira, 20 de setembro de 2019

UMA INTELIGÊNCIA RARA!

As tuas mãos me fizeram e me afeiçoaram; dá-me inteligência para que aprenda os teus mandamentos. -  Sl. 119:73

Gosto de conversar com pessoas inteligentes. Pessoas que desenvolvem pensamentos, ideias e experiências. Pessoas que demonstram um constante interesse em se desenvolver no raciocínio e conhecimento e que, além do mais, sentem prazer em partilhar com os demais tudo o que têm assimilado e experimentado. São pessoas que denotam uma atitude de grande saliência e acabam sempre por influenciar a outros, deixando um rasto de legado por onde quer que passem.

Todos os homens e mulheres que são salientes e influentes desta forma, contribuem positivamente para que o seu entorno na sociedade melhore em vários aspetos. E uma característica comum a todos estes é possuírem uma inteligência desenvolvida em todos os domínios de ação.

Jesus foi, enquanto homem, um exemplo a este nível. Não se deixava ficar quieto pelo seu conhecimento e aptidão, mas sempre se pronunciava e partilhava do Poder, Graça e Amor de Deus para com todos. Jesus é o maior exemplo e inspiração.

A aprendizagem da Palavra de Deus traz e desenvolve inteligência! Mas não uma simples aprendizagem académica ou literária. Esta aprendizagem terá que ser sempre constituída por um auxílio e desenvolvimento dado pelo Espírito Santo, o qual nos leva a abrir mentes e corações, a partilhar do Seu Poder Sobrenatural e a revelar o que de mais recôndito está a precisar de ser transformado.

Precisamos desta inteligência.
Ela está aí. Ela  está disponível. Busca-a na Sua Palavra e na pessoa do Espírito Santo!

Com amor,
Pr. José Carlos Ribeiro

quinta-feira, 12 de setembro de 2019

INDIVIDUALISTA!

Porquanto, todos procuram cuidar apenas de seus próprios interesses, e não se dedicam ao que é de Cristo Jesus. - Fp. 2:21

Apesar de não ser um grande amante de futebol, seja 'clubisticamente' falando, seja como praticante, por vezes participo de um ou outro jogo pelo exercício desportivo em si mesmo. Nos meus tempos de infância e adolescência também participava de alguns jogos de futebol, e uma das palavras que mais ouvia e usava era - "INDIVIDUALISTA!". Normalmente não era dirigida a mim, mas verificava-se em muitos jogadores este tipo de carácter ao jogar. Individualista era (e continua a ser!) sinónimo de egoísmo, e isto verifica-se com muita frequência nos joguinhos de futebol entre amigos. Estes jogadores demonstram uma extrema ânsia em ser protagonistas destacados do jogo e em receberem os louros na sua pessoa mas, com esta forma de atuar, sempre prejudicam a equipa e os demais colegas, tornando-se pessoas com quem os demais tentam não interagir.

Infelizmente isto passa-se em todas as áreas da nossa sociedade e âmbitos da nossa interação, inclusive na ação da igreja de Cristo!

Quantas pessoas se mostram indisponíveis para colaborar, apoiar, ajudar e somar em objetivos comuns mas, ao mesmo tempo, se tiverem a oportunidade de se destacar, aí aparecem e surgem como verdadeiros "pontas de lança"! Só gostam do que fazem, do que sai das suas mãos e do que crêem ser único e incomparável! Dificilmente se dispõem em somar ao que outros desenvolvem, pois isso não lhes traz destaque!

A Bíblia compara estes a "Cães devoradores, insaciáveis!" (Isaías 56:11) quando, em oposição, a vontade de Deus é que sejamos cuidadosos com os projetos e interesses dos demais. 
"Cada um zele, não apenas por seus próprios interesses, mas igualmente pelos interesses dos outros. Cristo, sendo Deus, humilhou-se." - Filipenses 2:4.

O trabalho em equipa, ouvindo, sendo submisso e adicionando o nosso know-how, sempre vai levar-nos mais além, muito mais além. E isso é trabalho de Reino! É a operação sobrenatural de Deus em nossas vidas, manifesto a todos que ainda não conseguiram ver a Deus!

Com amor,
Pr. José Carlos Ribeiro

quinta-feira, 5 de setembro de 2019

HERÓIS DA MARVEL

E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder. - Lc. 24:49.

Nunca fui um grande apreciador das sagas cinematográficas da Marvel, ainda que possa admirar a criatividade dos gráficos, personagens e enredos. Gostos não se discutem, não é? Mas não sou indiferente ao poder que os diversos personagens criados pela Marvel, possuem e demonstram no combate ao crime e aos vilões do mal. Acabo por gostar de ver os momentos de vitória, de unidade entre os diversos super-heróis e o poder indestrutível que exibem!

Muitos de nós gostaríamos de ter um poder idêntico. Um poder capaz de demonstrar invencibilidade, capaz de vencer toda a malvadez, capaz de convencer a todos e dar segurança perante as adversidades.

A Bíblia nos ensina que Jesus nos deixou uma promessa, uma promessa que pressupõe dois estágios: - 1) Esperar em Jerusalém - 2) Receber o Poder. Estes dois estágios assentam nesta simples promessa que Jesus deixou aos Seus discípulos e a todos os seus seguidores. De forma direta, esta promessa foi cumprida quando o Espírito Santo foi derramado como descrito no livro de Atos cap. 2. Mas de forma indireta mas igualmente real e palpável, esta promessa se cumpre na minha e na sua vidas. Em ambas as formas, este derramar de Poder vem pela obediência á promessa, indo com expectativa para o lugar onde o Espírito Santo é derramado e experimentando este revestimento de Poder.

Este Poder, é o Poder de Deus. O Poder invencível que todas as coisas criou e que submete tudo.

Revestidos de Poder é a única maneira em que a Sua Igreja deve caminhar, sendo os heróis que a toda a humanidade trazem solução.

Com amor,
Pr. José Carlos Ribeiro