quinta-feira, 14 de março de 2019

PALMADINHAS NAS COSTAS

“Perfume e incenso trazem alegria ao coração; do conselho sincero do homem nasce uma bela amizade." – Prov. 27:9

Desde que me lembro, nunca tive muitos amigos. Não o digo com tristeza mas digo-o com realismo por sempre ter sido muito criterioso na avaliação de relacionamentos e das motivações dos mesmos. E isto acontece desde a minha infância.

Uma das situações que mais me preocupa neste relacionamento inter-pessoal de “amizade”, são as famosas “palmadinhas nas costas” por parte destes pretensos amigos. Estas palmadinhas manifestam-se em expressões como: - “Vai dar tudo certo, vais ver!”; - “Vamos orar por isso!”; - “Não desistas, sê forte!”; - “Se for preciso é só dizer!”; e muitas outras expressões e atitudes deste género! Sim... São expressões que em nada me trazem ou traziam ajuda prática... Esses “amigos” não estavam presentes quando eram precisos, não davam uma sugestão real nos assuntos e sentia claramente que não queriam ser incomodados!

Verdadeiramente, um amigo real e honesto é aquele que quando te ouve, não somente te dá algumas destas expressões mas, a seguir, é parte ativa numa possível resolução do problema. Ou porque quer saber mais e ir mais fundo no assunto, ou porque se disponibiliza para estar presente na resolução, ou porque simplesmente dá uma opinião sincera e que o compromete no processo.

O que achas que as pessoas querem de ti? Um amigo de “palmadinhas nas costas” ou um verdadeiro amigo interessado e participante?

A Bíblia já há muito ensina este princípio (versículo acima).
Sê o amigo sincero que tantos precisam. Sê a diferença e marca a diferença... Deixa para trás as “palmadinhas nas costas”!

Com amor,
José Carlos Ribeiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário