sexta-feira, 28 de setembro de 2018

AUTO-PROMOÇÃO

“Não sejas sábio a teus próprios olhos; teme ao Senhor e aparta-te do mal.” – Provérbios 3:7
Vivemos numa sociedade em que a auto-promoção já faz parte do nosso quotidiano e dos nossos hábitos diários. As redes socias têm sido um grande incentivador deste fenómeno, e a facilidade que elas nos dão de podermos partilhar uma auto-imagem positivista, de sucesso, de grande alcance e de afirmação pessoal, tem-se demonstrado uma ferramenta, diria, quase que imprescindível nesta construção de promoção individual.
A Palavra de Deus deixa bem claro que a nossa sabedoria não deve ser promovida por nós mesmos (Pv.3:7)... Aliás, uma das características de quem é relevante no contexto em que está inserido, é o ser RECONHECIDO como tal pelos seus feitos, pelas suas realizações e pela sua Graça!
Permite-me perguntar-te: Qual a tua graça? A graça humana assente na auto-promoção e que desaparece pelas circunstâncias adversas, ou a Graça de Deus que, demonstrada na tua vida, se torna relevante e imprescindível a quem te rodeia?
Pensa nisto...
Com amor,
Pr.José Carlos Ribeiro

quinta-feira, 20 de setembro de 2018

LEGADO | Meditação

“Uma geração louvará as tuas obras à outra geração, e anunciarão as tuas proezas.” Salmo 145:4

Já pensaste para contigo mesmo, qual o legado que estás construir? 

Este é um princípio factual, ou seja, comprovado ao longo da história humana: todo o ser humano deixa um legado, seja ele positivo ou negativo.
Mas aquilo que verdadeiramente é memorável e que fica registado para sempre, é o anunciar as Suas (de Deus) proezas. Que proezas? As proezas realizadas na minha e na tua vida.

Alfred Bernard Nobel, nascido em 1833 na Suécia, foi um hábil e árduo trabalhador, junto da sua família, no desenvolvimento de explosivos na tecnologia de minas, afim de abrir estradas, buracos de minas, etc. Na sua contínua busca de melhores processos de controle de explosões, acabou por criar outros explosivos que seriam, futuramente, utilizados na indústria bélica. Inclusivamente, Nobel fundou algumas indústrias de produção de armas. 

Sete anos antes da sua morte, um dos seus irmãos morreu.

Nessa época, a família era multi-milionária. Os jornais da França quando receberam a notícia da morte do irmão do Nobel, confundiram, pensando que quem havia morrido era o próprio Nobel. Os jornais diziam: “O mercador da morte morreu!”

Com esta notícia Nobel percebeu que a sua reputação e a herança que iria deixar para o futuro era de um homem que “comercializava a morte”. Antes de morrer, Nobel deixou um envelope selado. Nesse envelope havia uma carta que dizia que ele iria deixar toda a sua fortuna para que se estabelecesse um prémio na Suécia que honrasse aqueles que produzissem coisas boas e bonitas para a humanidade. Até hoje, o mais famoso prémio que se dá àqueles que se destacam na medicina, na economia, na física, na química, na literatura e na paz, é o prémio Nobel.

Quem ganha este prémio é honrado com um dos mais famosos e dignos prémios que a humanidade pode dar a um ser humano. Nobel não queria ser lembrado como sendo “O mercador da morte”.

Nobel alterou radicalmente o LEGADO que iria deixar para a humanidade.

Pensemos qual o legado que estamos e deixar, e busquemos em Deus o Seu Legado manifesto na nossa vida.

Com amor,
Pr. José Carlos Ribeiro.

quinta-feira, 13 de setembro de 2018

HERANÇA | Meditação

“O próprio Espírito testemunha ao nosso espírito que somos filhos de Deus. Se somos filhos, então somos herdeiros; herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo, se de facto participamos dos seus sofrimentos, para que também participemos da sua glória.”- Romanos 8:16-17.

Nota bem nos três passos que nesta passagem bíblica te dizem respeito: 
1) És filho/a de Deus; 
2) És herdeiro/a de Deus; 
3) És co-herdeiro/a com Jesus. 

Mas que grande posição que temos! Dividimos a herança que Deus preparou para Jesus, com Ele mesmo! 
E que herança é esta que recebemos e temos direito?!

Muito simples - repara o que diz Efésios 1:19 – “...como é grande o Seu poder que age em nós, os que cremos nele.”

Muitos cristãos nunca vivem de acordo com a sua herança porque eles não sabem qual a herança que têm. O Seu Poder age em nós... é uma herança sem medida e de valor total! 

Temos que tomar a decisão de receber a herança de Deus para nós, não de letra (teoria) mas com uma clara aplicação prática - submetermo-nos ás nossas autoridades (pais, professores, pastores, autoridades civis, regras da sociedade, etc...) de coração e boa vontade, pois não se trata de meras circunstâncias humanas e materiais as que vivemos – vivemos muito além disso – vivemos já na HERANÇA de Deus. 

Nada, mas mesmo nada, nos pode trazer insegurança. Vive a herança que Deus tem para ti! 

Com amor,
Pr. José Carlos Ribeiro

quinta-feira, 6 de setembro de 2018

PROPÓSITO | Meditação


"Tu, Senhor, guardarás em perfeita paz aquele cujo propósito está firme, porque em Ti confia." - Isaías 26:3

Já verificaste que viver com um propósito (um objetivo, um destino, etc.) é muitas vezes confundido com ter sucesso? 

Existe um provérbio japonês que diz assim: “Ainda que você durma num quarto com mil tapetes, você só poderá dormir em cima de um deles.” Este provérbio define bem a fragilidade de assentarmos o nosso propósito de vida numa mera referência de sucesso!

Seguir num “propósito firme” implica seguir em perfeita paz, sem medos e sem inseguranças. Diz lá... não é este o teu desejo com todos os desafios que ainda terás na tua vida?

Muitos de nós continuamos a perguntar: QUAL O PROPÓSITO DA MINHA VIDA?
Alguns procuram a sua razão de vida numa carreira académica ou profissional - "O meu propósito é ser médico!" - e é uma excelente carreira... no entanto optamos por buscar o propósito de vida no "fazer".

Outros buscam esta razão de vida obtendo diversos bens materiais, num carro novo, numa nova casa, numa roupa nova, etc.... ou até mesmo em bens emocionais e físicos como desporto, entretenimento, religião, sexo, relacionamentos, etc... e assim optamos por buscar o propósito de vida no "ter".

Mas sabes que o PROPÓSITO que Deus tem para manifestar em ti e te abençoar grandemente, está no "ser".

Em que tipo de propósito estás a viver? - FAZER, TER OU SER.

Com amor,
Pr.José Carlos Ribeiro