“E o Senhor estava com José, e foi homem de sucesso; e estava na casa do seu senhor egípcio.” – Génesis 39:2
Como é que José pode ser chamado de homem de sucesso se nesta altura relatada ele vivia como escravo, não tinha liberdade, não podia sair de casa, e não podia tomar decisões por si próprio?!
Será que quem escreveu isto se enganou? Será que a palavra não é “sucesso” mas sim “derrotado”?...
Estas e outras perguntas similares fazemo-las todos os dias referentes à nossa própria vida, pois consideramos que sucesso está aliado a circunstâncias externas e visíveis além do que somos.
Mas não! A Bíblia traz-nos uma nova maneira de pensar… É diferente daquilo em que fomos ensinados! Deus está a dizer: se queres ter sucesso no exterior tens que primeiro ter sucesso no interior! Não é de fora que vem a mudança, mas de dentro para fora que tudo muda!
Então, a forma de estarmos nas nossas responsabilidades, no nosso compromisso e no cuidar do que temos em mãos, tal como José tinha responsabilidades não tendo nenhuma razão para o fazer, leva-nos a experimentar um reconhecimento de sucesso e atribuição de honra e responsabilidade maior.
Génesis 39:3-4 – “Vendo, pois, o seu senhor que o Senhor estava com ele, e que tudo o que ele fazia o Senhor prosperava em sua mão, José achou graça em seus olhos, e servia-o; e ele o pôs sobre a sua casa, e entregou na sua mão tudo o que tinha.”
Sejamos fiéis em tudo e experimentemos sucesso!
Com amor e carinho,
Pr. José Carlos Ribeiro